You are on page 1of 54

ARTE NO DIA-A-DIA DAS PESSOAS

PROFESSORA DENISE MARIA RAMOS LUGLI

Mesmo sem ser percebida, a arte faz parte da nossa vida. Observe a variedade de tnis e de mochilas entre seus colegas de classe e tambm as estampas de camiseta que voc usa. Por trs de toda essa variedade de modelos est o trabalho de um artista.

Em uma fbrica de automveis por exemplo, h departamentos de arte em que artistas estudam como deixar veculos mais bonitos e atraentes para o consumidor.

A arte tambm est presente na publicidade. As embalagens, os cartazes, as msicas que ajudam a propagar e vender os produtos so uma combinao entre arte e comrcio.

Num supermercado, por exemplo, observe as cores existentes nas embalagens de biscoito. Os de chocolate so embalados em caixas ou papis que tm inscries e desenhos feitos em tons marrons e os de morango com inscries trabalhadas em vermelho.

As escolas de publicidade tm em seus currculos Histria da arte, desenho, tcnicas de pintura, para preparar o publicitrio para ser um bom profissional e atender s exigncias de um pblico cada vez mais conhecedor da arte.

A publicidade hoje at brinca com a arte usando obras de pintores famosos nas propagandas.

A arte pode ser tambm uma forma de expresso pessoal e de lazer. Podemos pintar, fazer uma escultura, tocar um instrumento, compor uma msica ou participar de um grupo teatral sem que isso esteja vinculado indstria ou ao comrcio.

Diante de tudo isso, se voc prestar ateno ao seu redor, perceber o quanto a arte est presente no seu dia-a-dia.

Por que o mundo necessita de arte?


Porque fazemos arte e para que a usamos aquilo que chamamos de funo da arte que pode ser ...feita para decorar o mundo... para espelhar o nosso mundo (naturalista)... para ajudar no dia-a-dia (utilitria)...para explicar e descrever a histria...para ser usada na cura doenas... para ajuda a explorar o mundo.

Voc se preocupa com seu visual?

Serve qualquer roupa?

Serve qualquer celular ou jeans?

Curte uma pintura?

Qual destes ambientes mais lhe agrada? Por qu?

Na sua casa tem ...

Quadros? Vasos? Retratos? Enfeites?

Tatuagem ou pintura corporal coisa da atualidade?

O piercing (body art) muito atual.

Ser??????

COMO A ARTE SE MANIFESTA?

QUEM NOS CHAMAMOS DE ARTISTAS?

ARTISTA /ARTE
MSICA
TEATRO ARTES PLSTICAS: PINTURA ESCULTURA ARQUITETURA

MADONA
RICHARD GERE

VAN GOGH MICHELNGELO NIEMEYER

MSICA: Arte que consiste em combinar sons de forma harmoniosa. Conjunto de sons combinados. Execuo de qualquer pea musical. Conjunto de msicos; orquestra; H vrios tipos de msica e estilos: filarmnica. Tipos: Atonal, Tonal, modal etc. Estilos: Clssica, Eletrnica, folclrica, Popular, Sacra, Instrumental,

O teatro: O teatro uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma histria ou atividades, com auxlio de dramaturgos, diretores e tcnicos, que tm como objetivo apresentar uma situao e despertar sentimentos no pblico.

Gneros: Comdia, Drama, pera, Musical, Fantoches, etc

Artes Plsticas
So as artes que se manifestam por meio de elementos visuais e tteis, como linhas, cores, volumes; reproduzindo formas da natureza ou realizando formas imaginrias...

Podem ser manifestadas de duas formas:


No bidimensional (2 dimenses LxC, LxA e CxA) No Tridimensional (3 dimenses LxAxC)

ARQUITETURA: (3D) Arte de construir a partir de um projeto. (Construo)

Exemplos no cotidiano:

ESCULTURA (3D): Arte de esculpir, entalhar, moldar uma superfcie tridimensional. Existem trs tipos de escultura: Baixo relevo: a escultura que no ultrapassa a metade da profundidade do material. Alto relevo: a escultura que ultrapassa a metade da profundidade do material. Pleno relevo: a escultura onde trabalhada todas as superfcies do material (de todos os lados).

BAIXO RELEVO

EXEMPLOS NO COTIDIANO:

ALTO RELEVO:

EXEMPLOS NO COTIDIANO:

PLENO RELEVO:

EXEMPLOS NO COTIDIANO:

PINTURA (2D): Arte de colocar elementos coloridos sobre uma superfcie bidimensional. Existem vrios tipos de pintura: Afresco: uma pintura feita sobre uma argamassa fresca. Mosaico: desnhos feitos com pedras coloridas. Pintura de Cavalete: pintura fieta numa superfcie mvel. Vitral: feitos com pedaos de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos.

PINTURA (2D): Afresco:

Mosaico:

PINTURA (2D): Pintura de Cavalete: Vitral:

EXEMPLOS NO COTIDIANO:

EXEMPLOS NO COTIDIANO:

Pequena reflexo: Toda esttua uma escultura, mas nem toda escultura uma esttua! Porque?

Resposta:

Uma esttua uma escultura (pleno relevo)... Mas h mais dois tipos de escultura: o baixo relevo e o alto relevo Ento a escultura no pode ser somente o pleno relevo.

Textos anexos

Palavra de origem latina, "ars" significa tcnica ou habilidade. Segundo o dicionrio Houaiss, arte a "produo consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretizao de um ideal de beleza e harmonia ou para a expresso da subjetividade humana".

Mas difcil definir exatamente o que arte. No existe uma resposta acabada, j que so muitas as concepes. Mesmo assim, algumas produes humanas so facilmente identificadas como "obras de arte".

Para compreender uma obra de arte, preciso considerar o contexto em que ela foi produzida. Ou seja, a arte influenciada por um pensamento, uma ideologia, uma poca ou lugar.

" A Arte necessria para que o Homem se torne capaz de conhecer e mudar o Mundo. Mas a Arte tambm necessria em virtude da magia que lhe inerente." Ernst Fischer, A Necessidade da Arte, Zahar Editores - a capacidade que o Homem possu de produzir objectos ou realizar aces com as quais possa expressar ideias, sentimentos ou emoes estticas. um importante trabalho educativo pois, atravs das tendncias

individuais, estimula a inteligncia e desenvolve a nossa percepo, imaginao e observao, e contribu ainda para a formao da personalidade do ser humano, pois desenvolve ainda o nosso raciocino e a capacidade crtica. Pode-se dizer tambm que a Arte um espcie de fuga aos problemas da vida, uma forma de nos libertarmos da tenso e do cansao que sentimos practicamente todos os dias.

A Arte , portanto, todo um trabalho criativo ou o seu produto, que se faz consciente ou inconscientemente com inteno esttica, isto , com o fim de alcanar resultados belos, embora o ideal de beleza seja subjectivo e varie com os tempos e com os costumes, todo o artista (seja ele um pintor, um escultor, um arquitecto, um msico, um escritor ou um cineasta) provavelmente investe o mais possvel na beleza da sua obra do que na verdade, na elevao ou na utilidade que esta possa ter.

atravs da Arte que o Homem formaliza e personaliza as suas crenas, sonhos e medos, corporizando at o desconhecido, o inexplicvel e at o inslito; que ele expressa as suas interpretaes/recriaes da Natureza, de si mesmo e dos outros; que sublima tenses, impulsos, complexos e traumas. A relao do Homem com a Arte de tal forma ntima e essencial, que j chegaram a defini-la como condio de Humanidade, pois a Arte uma actividade exclusivamente humana, na medida em que

...s o Homem capaz de a produzir e apreciar. ainda uma actividade espontnea e inata ao Homem, pois a produo artstica, embora no necessria sobrevivncia fsica e imediata, teve lugar desde as sociedades mais primitivas e acompanhou o Homem desde os primrdios da sua espcie. A Arte aparece-nos como uma necessidade vital para o Homem. No uma necessidade do corpo, mas sim do esprito.

Se somos imediatistas, a arte intil. De certa maneira, bom que seja assim. Todas as vezes em que a arte tende a um sentido mais utilitarista ela se empobrece.

You might also like