You are on page 1of 6

Preveno de Risco Cardiovascular

Caso 1

CM, masculino, 76, ex-tabagista por 30 anos 20 cig/dia, consome 1 dose de bebida alcolica/dia, sedentrio, com histria familiar de IAM (pai faleceu aos 55 anos). Nega histria prvia de IAM ou isquemia. Em tratamento cerca de 25 anos para HAS, DM, Dislipidemia. Refere tambm, labirintite, dor na coluna e problema na prstata. Prescrio atual: Metformin 850 1cp/dia, HCTZ 25 1cp/dia, Amlodipina 5 1cp/dia, Atenolol 50 1cp/dia, Enalapril 10 2cp/dia, Sinvastatina 20 1cp/dia, AAS 100 1cp/dia, Insulina NPH 64UI manha /40UI noite, Flunarizina 1cp/dia, Omeprazol 1cp/dia. Uso irregular de Diclofenaco 50 1/dia.

Perguntas dos alunos


1. Qual o tipo de atividade fsica melhor/acessvel, com que frequncia, durao e intensidade eficiente pra preveno de problemas cardacos? 2. Existe alguma dieta que o paciente pode seguir para preveno de problemas cardiovasculares? Como o paciente pode substituir alguns alimentos da dieta? Tem algum alimento que seja benfico para preveno de risco cardiovascular? Quais temperos que eu posso utilizar para substituir o sal? Como perguntamos para o paciente como a sua alimentao? 3. Qual a dose de bebida alcolica o paciente toma? Quanto equivalente a dose de cada bebida, e a partir de quanto faz mal para o paciente? 4. Por que tem associao de atenolol e enalapril? Pra que serve metformim? Quais os efeitos teraputicos e adversos de cada um desses medicamentos? A posologia est correta para este paciente? O uso crnico de diclofenaco pode causar dano heptico? Por que ele est tomando quatro tipo de medicamentos para hipertenso e dois para diabetes, ao invs de aumentar a dose?

5. Qual a frequncia de monitoramento da Presso Arterial seria o ideal?


6. Qual o risco desse paciente ter um IAM e um AVC? Como avaliamos o risco cardiovascular ? Quais so as informaes que eu preciso ter para avaliar o risco cardiovascular Estudo de Framingham?

Perguntas do paciente

Eu preciso tomar todos estes remdios?


Por que o mdico me deu tantos remdios?

No d pra tirar algum destes remdios?


Se eu parar de tomar os remdios, qual o perigo de eu morrer do corao?

Perguntas do professor

Qual a vantagem de se utilizar critrios de risco cardiovascular na avaliao de pacientes na ateno primria? Como foi desenvolvido o escore de Framingham? Qual o risco de leso renal do paciente em estudo? Qual o grau de evidencia cientfica de que tomar AAS em baixas doses reduz o risco de eventos cardivasculares? E para as demais intervenes? Qual o papel dos agentes de sade na preveno cardiovascular? Eles esto cumprindo este papel? Por que? Este paciente deve ser encaminhado para unidade de referncia? Ele deve ser acompanhado na ateno primria?

Caderno de Ateno Bsica Preveno de Risco Cardiovascular


http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad14.pdf

You might also like