You are on page 1of 6

Prevenção de Risco Cardiovascular

HCTZ 25 1cp/dia. Enalapril 10 2cp/dia. Sinvastatina 20 1cp/dia. Amlodipina 5 1cp/dia. Dislipidemia. dor na coluna e problema na próstata. consome 1 dose de bebida alcoólica/dia. Prescrição atual: Metformin 850 1cp/dia. Refere também. DM. Insulina NPH 64UI manha /40UI noite. AAS 100 1cp/dia. Uso irregular de Diclofenaco 50 1/dia.Caso 1  CM. Em tratamento cerca de 25 anos para HAS. labirintite. . sedentário. Flunarizina 1cp/dia. Nega história prévia de IAM ou isquemia. Omeprazol 1cp/dia. ex-tabagista por 30 anos 20 cig/dia. masculino. Atenolol 50 1cp/dia. com história familiar de IAM (pai faleceu aos 55 anos). 76.

Por que tem associação de atenolol e enalapril? Pra que serve metformim? Quais os efeitos terapêuticos e adversos de cada um desses medicamentos? A posologia está correta para este paciente? O uso crônico de diclofenaco pode causar dano hepático? Por que ele está tomando quatro tipo de medicamentos para hipertensão e dois para diabetes. Existe alguma dieta que o paciente pode seguir para prevenção de problemas cardiovasculares? Como o paciente pode substituir alguns alimentos da dieta? Tem algum alimento que seja benéfico para prevenção de risco cardiovascular? Quais temperos que eu posso utilizar para substituir o sal? Como perguntamos para o paciente como é a sua alimentação? 3. Qual o risco desse paciente ter um IAM e um AVC? Como avaliamos o risco cardiovascular ? Quais são as informações que eu preciso ter para avaliar o risco cardiovascular – Estudo de Framingham? . Qual o tipo de atividade física melhor/acessível. ao invés de aumentar a dose? 5. duração e intensidade é eficiente pra prevenção de problemas cardíacos? 2. com que frequência. Qual a dose de bebida alcoólica o paciente toma? Quanto é equivalente a dose de cada bebida. Qual a frequência de monitoramento da Pressão Arterial seria o ideal? 6.Perguntas dos alunos 1. e a partir de quanto faz mal para o paciente? 4.

Perguntas do paciente     Eu preciso tomar todos estes remédios? Por que o médico me deu tantos remédios? Não dá pra tirar algum destes remédios? Se eu parar de tomar os remédios. qual o perigo de eu morrer do coração? .

Perguntas do professor  Qual a vantagem de se utilizar critérios de risco cardiovascular na avaliação de pacientes na atenção primária? Como foi desenvolvido o escore de Framingham? Qual o risco de lesão renal do paciente em estudo? Qual o grau de evidencia científica de que tomar AAS em baixas doses reduz o risco de eventos cardivasculares? E para as demais intervenções? Qual o papel dos agentes de saúde na prevenção cardiovascular? Eles estão cumprindo este papel? Por que? Este paciente deve ser encaminhado para unidade de referência? Ele deve ser acompanhado na atenção primária?      .

100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad14.28.Caderno de Atenção Básica Prevenção de Risco Cardiovascular http://189.pdf .128.