You are on page 1of 49

EMPREENDEDORISMO AULA 01 - Introduo -

Prof. Eduardo Giarola

Objetivo:

Introduo

Voc aprender o conceito de empreendedorismo e a viso de diversos especialistas sobre o tema. Ver os fatores que motivam uma pessoa a empreender, bem como os fatores que costumam inibir tal ao. Sero abordadas tambm, as principais caractersticas presentes no comportamento do empreendedor.

O tema empreendedorismo to antigo quanto a inveno da prpria roda. Esta comparao se deve ao fato de que para se inventar a roda foi essencial e necessria uma atitude inovadora do homem em busca de seu aprimoramento.

O empreendedorismo tem como objetivo principal gerar novas oportunidades utilizando a criatividade, inovao, perseverana e planejamento, mas correndo um certo risco, de forma a transformar um sonho em realidade.

A palavra "empreendedor" de origem francesa (entrepreneur) e significa aquele que assume riscos e iniciar algo novo.

Sculo XVII O empreendedor celebrava contratos com o governo para a realizao de servios ou fornecimento de produtos. Era o primeiro indcio da relao entre empreendedorismo e o risco de se realizar um negcio comercial.

Sculo XVIII Com o inicio da industrializao torna-se mais clara a diferena entre empreendedor e capitalista.

Sculo XIX e XX

No final de sculo XIX e incio do sculo XX, volta a haver certa confuso entre os termos. Nesta poca, o termo empreendedor passa a ser confundido com o termo administrador.

No Brasil o termo empreendedorismo s ganhou fora no final do sculo XX, na dcada de 1990.

Com a chegada de produtos importados ao nosso mercado e uma moeda forte (Real) a economia do Brasil voltou a crescer, gerando oportunidades em diversos setores econmicos. Vale ressaltar que o povo brasileiro um dos maiores empreendedores do mundo, aproveitando a ousadia e a criatividade natas como aliadas para superar crises e dificuldades.

Voc sabe quem o empreendedor?

Podemos considerar o empreendedor como uma pessoa capaz de perceber e interpretar necessidades e problemas, como tambm com habilidade para buscar as solues mais adequadas para os mesmos de forma a conseguir gerar um resultado positivo para o seu negcio.

O empreendedor no deve ser confundido com um administrador de empresas. No entanto, podemos afirmar que, de certa forma, ele um administrador, no com as caractersticas de um gerente ou executivo, que deve tomar decises dirias para que as organizaes tenham sucesso, mas como um visionrio que usa a sua capacidade para se dedicar a questes estratgicas que visem ampliar as possibilidades de sucesso do negcio.

Durante muitos anos e por meio de diversas pesquisas, o perfil do empreendedor foi analisado em estudos dos cursos de psicologia e administrao de empresas a fim de revelar se este possua caractersticas e condies para empreender.

No entanto, estudos mais avanados concluram que o empreendedor influenciado pela famlia, pelas condies econmicas e culturais da regio, pela sua prpria educao, entre outras condies. Vale ressaltar que ningum nasce sabendo ou com o privilgio de ser empreendedor. Qualquer pessoa pode aprender a empreender, bastando apenas desenvolver as caractersticas ideais.

CAPITALISTA
(financiador, investidor: angel, factoring, banco e outros)

ADMINISTRADOR
(organizar, controlar, planejar, dirigir)

EMPREENDEDOR
(viso estratgica, holstica)

Todo empreendedor deve ser um bom administrador, mas nem todo bom administrador um empreendedor.

A revoluo do empreendedorismo
O empreendedorismo uma revoluo silenciosa, que ser para o sculo 21 mais do que a revoluo industrial foi para o sculo 20 (Timmons, 1990)

Empreendedorismo, o que ?
Historicamente, empreendedorismo tem sido definido como uma maneira diferenciada de alocao de recursos e otimizao de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando diminuio de custos e melhoria de resultados. Percebe-se ainda que o termo constantemente relacionado criao de novos negcios, geralmente micro e pequenas empresas. Por trs destes negcios esto indivduos diferenciados, conhecidos por empreendedores.

Empreendedorismo, o que ?
Isto tem gerado certa confuso de definies, pois muitas pessoas tm considerado o empreendedorismo como sendo sinnimo do ato de abrir empresas. Definies mais abrangentes mostram que o empreendedorismo vai alm do ato de abrir novas empresas e que pode estar relacionado a vrios tipos de organizaes, em vrios estgios de desenvolvimento.

Exemplos de definies clssicas


A Harvard Business School considera que empreendedorismo a identificao de novas oportunidades de negcio, independentemente dos recursos que se apresentam disponveis ao empreendedor. O Babson College define o termo de forma ainda mais abrangente: empreendedorismo uma maneira holstica de pensar e de agir, sempre com obsesso por oportunidades, e balanceada por uma liderana.

Detalhando um pouco mais


O ato de empreender est relacionado identificao, anlise e implementao de oportunidades de negcio, tendo como foco a inovao e a criao de valor. Isto pode ocorrer atravs da criao de novas empresas, mas tambm ocorre em empresas j estabelecidas, organizaes com enfoque social, entidades de natureza governamental etc.

Aplicaes do empreendedorismo
O empreendedorismo aplica-se a uma variedade de organizaes em seus vrios estgios de desenvolvimento, como por exemplo:
Uma pequena empresa em incio de desenvolvimento Uma mdia empresa em fase de crescimento Uma empresa familiar em fase de profissionalizao Uma ONG (Organizao No Governamental) Em entidades e rgos pblicos Em associaes e cooperativas Em empresas j estabelecidas, que buscam renovao e crescimento

Quem o empreendedor?
Para que o empreendedorismo ocorra nas organizaes haver a necessidade de pessoas que o faam acontecer, ou seja, os empreendedores.
O empreendedor aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma viso futura da organizao (Dornelas, 2001) O empreendedor aquele que destri a ordem econmica existente atravs da introduo de novos produtos e servios, pela criao de novas formas de organizao, ou pela explorao de novos recursos e materiais Joseph Schumpeter (1949)

O empreendedor
Em qualquer definio de empreendedorismo encontramse, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor:
Iniciativa para criar/inovar e paixo pelo o que faz; Utiliza os recursos disponveis de forma criativa transformando o ambiente social e econmico onde vive; Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.

Quem o empreendedor?
Alta Inventor Criatividade e Inovao A grande maioria Gerente, Administrador Empreendedor Alta

Baixa

Alta

Habilidades gerenciais e know-how em business

TIPOS DE EMPREENDEDORES

TIPOS DE EMPREENDEDORES

a pessoa que para iniciar um negcio, antes de tudo, prepara um bom planejamento, pois sabe que este aumenta em muito as probabilidades de um negcio ser bem sucedido. o empreendedor que consegue minimizar os riscos, se preocupando com cada detalhe do negcio, obtendo uma viso mais clara e trabalhando em funo de metas pr-estabelecidas.

TIPOS DE EMPREENDEDORES

Possuem histrias de vida brilhantes, muitas vezes comeam do zero, mas conseguem construir grandes imprios. So pessoas diferenciadas mais pelo seu carter e comportamento do que pela sua qualificao profissional. No buscam simplesmente criar um negcio novo e depois partir para outro empreendimento. Sua ambio a de construir algo slido e sustentvel que possa gerar frutos para eles e parar as prximas.

TIPOS DE EMPREENDEDORES

So pessoas que possuem as qualificaes necessrias para empreender, porm buscam apenas oportunidades pontuais que possam gerar resultados rpidos. Seu combustvel o risco do negcio e a coragem para investir tempo e dinheiro nestes projetos. Diferente do empreendedor nato, este empreendedor no deseja construir nada duradouro, seu objetivo faturar o mximo no menor tempo possvel.

TIPOS DE EMPREENDEDORES

o tipo de pessoa que no pensa em empreender. Seu objetivo trabalhar e fazer carreira em uma grande empresa, mas quando menos se espera, se depara com uma grande oportunidade de negcios e toma a deciso de partir para um negcio prprio.

TIPOS DE EMPREENDEDORES

Geralmente uma pessoa dinmica que est ligada a tudo o que ocorre ao seu redor e est sempre disponvel para conversar com pessoas, participar de eventos, fazer networking e ampliar seu rol de relacionamentos. especialista em montar equipes, mant-las motivadas, captar recursos para iniciar o negcio e coloc-lo em funcionamento. No entanto, no aceita assumir uma postura de executivo que lidera equipes, prefere usar sua energia na criao de algo novo.

TIPOS DE EMPREENDEDORES So executivos muito competentes com habilidade na comunicao e venda de suas ideias de forma a convencer os demais colaboradores a integrarem o seu time. No se sentem desconfortveis em assumir riscos. Desenvolvem um bom networking tanto dentro quanto fora da organizao e so ambiciosos. Adoram metas ousadas e uma poltica de recompensas variveis.

CARACTERSTICAS IMPORTANTES DO EMPREENDEDOR

CARACTERSTICAS IMPORTANTES DO EMPREENDEDOR

CARACTERSTICAS IMPORTANTES DO EMPREENDEDOR

CARACTERSTICAS IMPORTANTES DO EMPREENDEDOR

CARACTERSTICAS IMPORTANTES DO EMPREENDEDOR

CARACTERSTICAS IMPORTANTES DO EMPREENDEDOR

MITOS

MITOS - 1

MITOS - 2

MITOS - 3

MITOS - 4

MITOS - 5

MITOS - 6

MITOS

MITOS

MITOS

MITOS

10

MITOS

11

MITOS

12

RESUMINDO:

You might also like