You are on page 1of 18

Exames Laboratoriais em Endocrinologia

RODRIGO RIRO MEDICINA UESB-VC

MARO 2013

VALORES REFERNCIAIS UTIS PARA:

Pratica clinica Prova do Professor Isaias Sanar dvidas Aprendizado


Obs:as doenas e tumores no esto contidas neste material

PROLACTINA Sinonmia: P R L. Material: Soro. Volume mnimo: 0,5 mL. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum no obrigatrio. Quando possvel, colher com o paciente em repouso. Como um hormnio que sofre oscilaes em seus nveis durante as 24 horas, pode ser colhido em diferentes amostras a intervalos regulares, formando um "pool" para a dosagem. Mtodo: Ensaio imunofluorimtrico ultra-sensvel. Interferentes: Lipemia. Valores normais: Sexo feminino: no grvidas: 2 a 15 pg/L. Sexo masculino: 2 a 10 pg/L.

Interpretao: A prolactina um hormnio polipeptdeo produzido na hipfise anterior. Sua dosagem est indicada no diagnstico de tumores hipofisrios (prolactinomas), na sndrome de galactorria e/ou amenorrdia, impotncia, esterilidade e na avaliao da reserva hipofisria de prolactina. Nas hiperprolactinemias tumorais os valores geralmente so superiores a 100 pg/L. Exames relacionados: Teste de estimulo com TRH, LH, FSH, testosterona.

IGF-1 SOMATOMEDINA C Sinonmia: IGF, "insulin-like growth factor." Material: Soro. Volume mnimo: 2,0 mi. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum no obrigatrio. Mtodo: Radioimunoensaio. interferentes: Valores normais: At 6 anos: 40 a 150 ng/mL (pg/L) De 6 a 12 anos: 70 a 180 ng/mL (AL) Acima de 12 anos: 100 a 390 ng/mL (pg/L) Interpretao: O exame til no diagnstico das deficincias de hormnio de crescimento (HC ou GH). Valores baixos confirmam a deficincia de GH. A IGF-1 , na verdade, o hormnio efetor da ao do hormnio de crescimento e sua determinao tem utilidade principalmente no seguimento de pacientes com hipersomato-tropismo. Exames relacionados: GH, teste de estimulo com LDopa, insulina, glucagon ou clonidina para dosagem de GH, teste de depresso com glicose para dosagem de GK.

HORMNIO DE CRESCIMENTO Sinonmia: GH, HGH. Material: Soro. Volume mnimo: 1,0 mL. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum de 8 horas. Mtodo: Ensaio imunoenzimtrico, empregando anticorpos monoclonais. Interferentes: O ensaio utilizado no apresenta reao cruzada com o Hormnio Lactognico Placentrio (HPL) ou com prolactina. Valores normais: Sexo masculino: at 10 pUI/mL. Sexo feminino: at 20 pUI/mL (1 ng = 2 pUI). Interpretao: O hormnio de crescimento um polipeptdeo produzido pela hipfise anterior. Atua sobre o crescimento, estimulando o fgado a produzir somatomedinas. Nos casos de dficit de crescimento deve ser feito sempre um teste de estimulo com exerccio, insulina, glucagon, L-Dopa ou clonidina. Est tambm indicado no diagnstico e acompanhamento dos pacientes com acromegalia e gigantismo. Exames relacionados: Prova de depresso com glicose para dosagem de GH, provas de estmulo com glucagon, exerccio, LDopa, insulina e clonidina para dosagem de GH, IGF-1.

RITMO DO CORTISOL Sinonmia: Material: Soro, plasma EDTA ou plasma heparinizado. Volume mnimo: 0,5 ml. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar as amostras. Preparo do paciente: Colheita pela manh, entre 7 e 9 horas, e tarde, entre 16 e 17 horas. Mtodo: Radioimunoensaio aps inativao trmica da globulina transportadora de cortisol. Interferentes: Lipemia. Valores normais: Entre 7 e 9 horas: 5,4 a 25,0 pg/dL. Entre 16 e 17 horas: 2,4 a 13,6 pg/dL. lnterpretao: O nvel de cortisol srico obedece a um ritmo circadiano, sendo os valores mximos observados nas primeiras horas da manh, e os valores mnimos noite. Na sndrome de Cushing ocorre perda deste ritmo circadiano. Exames relacionados: Cortisol, sulfato de dehidroepiandrosterona.

CORTISOL Sinonmia: 17OH no sangue, composto F, hidrocortisona. Material: Soro, plasma EDTA ou plasma heparinizado. Volume mnimo: 0,5 mL. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Recomenda-se jejum de 8 horas. Colher de preferncia entre 7 e 9 horas da manh Mtodo: Radioimunoensaio, aps inativao trmica da globulina transportadora de cortisol (CBG). Interferentes: Lipemia. Valores normais: Entre 7 e 9 h: 5,4 a 25 pg/dL. (149 a 690 nmol/L). Entre 16 e 17 h: 2,4 a 13,6 pg/dL. (66 a 375 nmol/L). Interpretao: O cortisol o principal glicocorticide produzido pelas adrenais no homem. Obedece a um ritmo circadiano, sendo mais elevado pela manh e mais baixo noite. Sua determinao est indicada no diagnstico de hiperfuno da adrenal (sndrome de Cushing), onde o teste de depresso com dexametasona bastante sensvel e na hipofuno adrenal primria (Addison) ou secundria, onde til o teste de estmulo com ACTN. Exames relacionados: Sulfato de dehidroepiandrosterona, androstenediona, testosterona.

PARATORMNIO Sinonmia: PTH, hormnio da paratiride. Material: Soro. Volume mnimo: 3,0 ml (inclui dosagens de clcio e creatinina). Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum de 8 horas. Mtodo: Radioimunoensaios das pores carboxi-terminal e aminoterminal. Interferentes: Lipemia pode interferir. Valores normais: 10 a 50 pmol/L (carboxi-terminal) e 6 a 22 (aminoterminal). Deve ser sempre analisado em conjunto com os nveis sricos de clcio e creatinina. Interpretao: O PTH um hormnio peptdeo de 84 aminocidos produzido pelas paratirides, cuja atividade biolgica se restringe aos primeiros 34 aminocidos (frao amino-terminal). O principal mecanismo regulador do PTH o clcio srico; os nveis de PTH tambm variam com a funo renal, sendo que medida que cai a filtrao glomerular aumenta o PTH, em especial o medido pelo ensaio carboxi-terminal especfico. til no diagnstico diferencial das hipercalcemias, podendo indicar a presena de hiperparatiroidismo primrio, secundrio ou tercirio. Exames relacionados: AMPc urinrio. No Laboratrio Maurilio de Almeida a dosagem de PTH se acompanhada de dosagens de clcio e creatinina no soro.

PROGESTERONA Sinonmia: Material: Soro, plasma EDTA ou plasma heparinizado. Volume mnimo: 1,0 mL. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum de 4 horas. Anotar o dia do ciclo menstrual. De preferncia, o material deve ser colhido entre o 21 . e 24. dias do ciclo (fase ltea). Mtodo: Radioimunoensaio com extrao prvia. Interferentes: Lipemia. Valores normais: Sexo feminino: fase folicular: 2 a 105 ng/dL (0,06 a 3,33 nmol/L) fase ltea: 500 a 2000 ng/dL (1,6 a 63,6 nmo/L) menopausa: 16 a 40 ng/dL (0,50 a 1,27 nmol/L) Sexo masculino: 17 a 39 ng/dL (0,54 a 1,24 nmol/L) Interpretao: A progesterona um esteride secretado pelas gnadas e adrenais, atingindo, durante a fase ltea do ciclo menstrual, valores 10 a 20 vezes mais elevados que os da fase folicular. Durante a gestao, grandes quantidades deste hormnio so produzidas pela placenta. A principal aplicao clnica da determinao deste hormnio no diagnstico de ciclos anovulatrios, onde no h formao de corpo lteo e, portanto, os nveis de progesterona permanecem baixos durante todo o ciclo. Exames relacionados: Estradiol, LH, FSH, teste de estmulo com LHRH para dosagem de FSH e LH.

MEGATESTE Sinonmia: Teste de estmulo com TRH, LHRH e insulina para dosagem de LH, FSH, TSH, prolactina, GH, cortisol e glicemia. Material: Soro. Volume mnimo: 3,0 mi. Plasma fluoretado para dosagem de glicose. Volume mnimo: 0,5 mL. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar as amostras. Preparo do paciente: Jejum de 8 horas. Colheita antes, 15, 30, 60, 90, 120 e 180 minutos aps a administrao concomitante de 200 pg de TRH, 100 pg de LHRH e 0,1 U/kg de peso de insulina. Suspender o teste em caso de hipolicemia severa. Mtodo: Radioimunoensaio para determinao dos hormnios; enzimtico automatizado para determinao da glicemia. Interferentes: Soro lipmico pode interferir, alterando os resultados. Valores normais: Interpretao: Trata-se de um teste de estmulo global, que avalia todos os setores da hipfise anterior. Indicado em casos de tumores hipofisrios, deficincias setoriais ou globais, acompanhamento de radioterapia local.

17-ALFA-HIDROXIPROGESTERONA Sinonmia: Pregnanetriol o metabolito urinrio. Material: Soro, plasma EDTA ou plasma heparinizado. Volume mnimo: 2,0 mL. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum de 4 horas. Em mulheres adultas anotar o dia do ciclo menstrual e/ou uso de glicocorticides. De preferncia colher na fase folicular, entre 6. e 8. dias do ciclo. Mtodo: Radioimunoensaio. Interferentes: Lipemia. Valores normais: Sexo feminino: fase folicular: 10 a 130 ng/dL. (0,3 a 3,9 nmol/L). fase ltea: 100 a 480 ng/dL. (3,0 a 14,5 nmol/L). Sexo masculino: 30 a 200 mg/dL. (1,0 a 6,0 mol/L. Crianas Pr-Pberes: 5 a 100 mg/dL. (0,15 a 3,0 mol/L). Interpretao: A 17-alfa-hidroxiprogesterona um esteride secretado pela adrenal e gnadas. A principal indicao clinica para sua dosagem no diagnstico da deficincia da 21-hidroxitase, que o defeito de sntese adrenal mais comum. Nesta entidade, nveis de 17-alfa-hidroxiprogesterona acima de 10.000 mg/dL so encontrados com freqncia. A resposta da 17-alfa ao ACTH pode ser til no diagnstico das formas tardias do defeito, que apresentam resposta exagerada. No seguimento destes pacientes a dosagem de androstenediona e testosterona apresentam maior utilidade, j que a 17-alfahidroxiprogesterona sofre oscilaes rpidas com a terapia. No ciclo menstrual os nveis so baixos na fase folicular, aumentando na ovulao e na fase ltea. Exames relacionados: Testosterona, androstenediona, sulfato de dehidroepiandrosterona e cortisol, teste de estmulo com ACTH.

ALDOSTERONA (DOSAGEM NA URINA) Sinonmia: Mineratocorticide. Material: Urina de 24 horas - Alquota de 10 mL. Colheita, conservao: Colher urina de 24 horas; manter refrigerada durante a colheita; se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Anotar uso de hipotensores, diurticos e/ou dieta com contedo anormal de sdio. Mtodo: Radioimunoensaio com extrao prvia. Interferentes: Valores normais: 4 a 20 pg/24h, quando em dieta normossdica (11 a 55 nmol/d). Interpretao: A aldosterona um hormnio esteride produzido pelas clulas da zona glomerulosa do crtex adrenal, sendo o principal mineralocorticide. A principal indicao clnica da sua determinao no diagnstico do hiperaldosteronismo primrio (Sndrome de Conn, adenoma de supra-renal) ou secundrio. Altera-se de acordo com o contedo de sal da dieta, postura e uso de drogas, principalmente diurticos. Exames relacionados: Renina, aldosterona srica, potssio srico.

HORMNIO TIROESTIMULANTE Sinonmia: TSH. Material: Soro ou plasma EDTA, Volume mnimo: 1,0 mL. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum de 4 horas. Mtodo: Ensaio imunofluorimtrico ultra-sensvel!. Interferentes: Valores normais: 0,3 a 4,0 pUI/mL. Em recm-nascidos at 10 pUt/mL (mU/L). Interpretao: O TSH um hormnio glicoprotico secretado pela hipfise anterior e que estimula a tiride a liberar T3 e T4, sendo controlado pelos nveis sricos destes ltimos e pelo TRH hipotatmico. muito til no diagnstico do hipotiroidismo primrio, sendo o primeiro hormnio a se alterar nessa condio. Com o emprego dos ensaios ultra-sensveis, que no nosso caso chega a nvel de sensibilidade de 0,03 pUI/mL, a dosagem de TSH teve sua utilidade ampliada, sendo um excelente exame para definio de hipertiroidismo (TSH indetectvel), substituindo, na maioria das circunstncias, o teste com TRH. conveniente notar que, com esta nova metodologia, so obtidos valores numericamente inferiores (de 30 a 80%) aos obtidos com o clssico. Exames relacionados: T3, T4, T4 Livre, teste com TRH para TSH.

T3 Sinonmia: Triodotironina. Material: Soro. Volume mnimo: 1,0 mL. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum de 4 horas. Anotar medicamentos em uso nos ltimos 30 dias. Mtodo: Radioimunoensaio. Interferentes: Uso de hormnios tiroidianos ou qualquer condio que altere os nveis das protenas transportadoras, como gravidez ou uso de anticoncepcionais. Pode tambm estar alterado pelo uso de drogas que interferem no seu metabolismo perifrico como beta bloqueadores e amiodarona. Valores normais: 1 a 5 anos: 105 a 269 ng/dL (1,6 4,13 nmol/L). 5 a 12 anos: 94 a 24l ng/dL (1,44 a 3,70 nmol/L). Acima de 12 anos: 72 a 214 ng/dL (1,10 a 3,28 nmol/L). Interpretao: A concentrao de T3 cerca de li70 daquela do T4 e ele circula tambm ligado a protenas (TBG, TBPA e albumina). Apenas 1!3 do T3 total produzido pela tiride; os 2/3 restantes so produzidos a Partir do T4 nos tecidos perifricos. importante no diagnstico de hipertiroidismo mas est normal em 30% dos hipotiroidianos. Pode, como o T4, estar alterado, embora em menor proporo, pelas alteraes da TBG. Pode estar diminudo em algumas situaes como: doenas graves em geral, ps-operatrio, jejum, uso de pro-Panol, amiodarona ou corticides. Exames relacionados: T4, T4 livre, TBG, rT3, TSH, TG e TRH para TSH.

T4 Sinonmia: Tiroxina, tetraiodotironina, T4 total. Material: Soro. Volume mnimo: 0,5 mL. Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum de 4 horas. Anotar medicamentos nos ltimos 30 dias. Mtodo: Radioimunoensaio. Interferentes: Uso de hormnios tiroidianos e qualquer condio que altere os nveis das protenas transportadoras (em especial TBG) como gravidez ou uso de anticoncepcionais. Pode tambm estar alterado pelo uso de drogas que interferem no seu metabolismo perifrico como betabloqueadores e amiodarona. Valores normais: Primeira semana de vida: valor mdio de 15 e mnimo de 8 g/dL. (193 e 103 nmol/L). At 1 ms: 8,2 a 16,6 g/dL. (105 a 213 nmol/L) 1 a 12 meses: 7,2 a 15,6 g/dL. (93 a 200 nmol/L) 1 a 5 anos: 7,3 a 15,0 g/dL. (94 193 nmol/L) 5 a 12 anos: 6,4 a 13,3 m g/dL. ( 82 a 171 nmol/L) Acima de 12 anos: 4,5 a 12,0 m g/dL. ( 58 a 154 nmol/L) Interpretao: O T4 produzido pela tiride, circulando ligado a protenas (TBG, TBPA e albumina), ficando apenas uma quantidade mnima como hormnio livre. a dosagem mais utilizada na prtica para diagnstico de patologias tiroidianas. Est aumentado nos portadores de hipertebegenemia e diminudo nos casos de hipotebegenemia (vide TBG). Pode tambm estar elevado nos pacientes que fazem uso de amiodarona e propranol, nos pacientes com hipertiroxinemia familiar (por presena de albumina anmala) e na presena de anticorpos anti-T4. Pode estar diminudo em portadores de doenas sistmicas graves. Exames relacionados: T3, reteno de T3, T4 livre, TSH, TBG, TRH para TSH

AMP CCLICO (DOSAGEM NA URINA) Sinonmia: cAMP. Material: Urina de 24 horas: alquota de 10 mL. Soro: volume mnimo: 2,0 mL. Colheita, conservao: Colher urina de 24 horas com conservante cido (HCI a 50%; 20 mL por litro de urina). Conservar a urina refrigerada durante a colheita. No sendo analisada no mesmo dia, congelar. Colher sangue para obter 2,0 mL de soro. Preparo do paciente: Jejum de 4 horas para colheita do sangue. Mtodo: Ensaio de ligao protica competitiva utilizando proteno-quinase de msculo. Interferentes: interferentes na creatinina: corpos cetnicos, cefalosporinas. Valores normais: Resultados vlidos somente quando a depurao da creatinina for superior a 20 mL/min. Os resultados so expressos em mol/100 mL de filtrado glomerular (1,8 a 4,5) ou, quando a amostra de soro no for disponvel, em pmol/g de creatinina (2,1 a 5,7). Interpretao: O AMP cclico urinrio provm de 2 fontes distintas: uma poro constante, proveniente de filtrao glomerular e uma poro derivada da ao do paratormnio (PTH) sobre clulas tubulares renais. A utilidade do teste na avaliao da ao do PTH biologicamente ativo em casos suspeitos de hiperparatiroidismo. Faz parte do perfil metablico para nefrolitase. Exames relacionados: PTH, clcio, fsforo.

PROTENA GLICOSILADA Sinonmia: Protena glicosilada total, albumina glicosilada, Material: Soro. Volume mnimo: 0,5 mL, Colheita, conservao: Se o exame no for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum no obrigatrio. Mtodo: Cromatografia de afinidade, com dosagem das protenas nos eluatos pelo mtodo de Lowry. Interferentes: Valores normais: De 0,8 a 2,6ro (ic da protena total). Interpretao: A determinao da protena glicosilada d uma idia da mdia das glicemias nas ultimas duas a trs semanas, sendo um parmetro de controle metablico do paciente diabtico. Assim como a hemoglobina glicosilada, pouco sensvel para diagnstico de diabetes, diferindo desta por integrar os fenmenos de hiper ou hipoglicemia de um perodo mais curto (duas a trs semanas x dois meses). Exames relacionados: GTT, glicemia, hemoglobina glicosilada.

Referencias
http://www.laboratoriocenterlab.com.br/exames/endocrinologia/i nsulina-196/

You might also like