You are on page 1of 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITRIO DE RONDONPOLIS INSTITUTO DE CINCIAS AGRRIAS E TECNOLGICAS ENGENHARIA MECNICA

SISTEMAS TRMICOS

COMBUSTO

RONDONPOLIS - 2013

Combusto

Reaes mais comuns e a quantidade de energia liberada

Combusto

Combusto

Clculo Estequiomtrico
o estudo das relaes entre as quantidades dos

reagentes e / ou produtos de uma reao qumica. Estas relaes podem ser feitas em mols, massas, volumes, nmero de molculas, etc. A Lei de Lavoisier "Desde que uma reao qumica seja realizada num sistema fechado, no se observa variao de massa no processo. Em outras palavras, a soma das massas dos reagentes igual soma das massas dos produtos.

Clculo Estequiomtrico
O balanceamento de equaes qumicas

No exemplo 2H2 + 1O2 2H2O deve-se concluir o seguinte: a) a proporo mnima em que ocorre a reao de 2 molculas de hidrognio para uma molcula de oxignio, para formar 2 molculas de gua. b) essa proporo sempre mantida quando a reao se realiza. Quer dizer, colocando-se 100 molculas de H2 precisam-se de 50 molculas de O2 para produzir 100 molculas de gua (H2O).

Clculo Estequiomtrico
O balanceamento de equaes qumicas

Combusto

Combusto

Combusto

uma equao que indica o que acontece quando um tomo de carbono e

uma molcula de oxignio reagem completamente. Em termos prticos ela estabelece que 1 kmol de carbono reage com 1 kmol de oxignio para formar,no final, 1 kmol de dixido de carbono.

Combusto
Qualquer combustvel convencional requer, de

acordo com sua composio, uma quantidade especfica e calculvel de oxignio para atingir teoricamente uma reao completa. Menos do que essa quantidade vai produzir combusto incompleta e portanto perda de calor potencial. Mais do que essa quantidade, gera perdas excessivas de gs de combusto e da temperatura.

Controle da Combusto
A anlise dos gases residuais de uma combusto pode

fornecer elementos para, por meio de balanos materiais, verifica se uma combusto est sendo efetuada da forma correta. So eles: CO2 O2 CO N2 H2O SO2

Controle da Combusto
Para um material simples tal como o metano,

constituinte principal do gs natural, pode ser escrita a equao de combusto:

Segue-se da equao que 1 kmol de metano requer 2

kmol de oxignio para a reao terica completa. Portanto, convertendo para uma base de massa, 16 kg de metano requerem 64 kg de oxignio o que, uma vez que o ar contm 23,2% de oxignio por peso, d uma proporo terica de ar/combustvel de 17,25:1.

Controle da Combusto
Exemplo 1.1: Determine a proporo estequiomtrica de ar/combustvel para o

propano. O balanceamento das equaes feito levando-se em conta a conservao da massa dos elementos qumicos, ou seja, para um determinado elemento, carbono, por exemplo, o nmero de tomos que existir nos produtos de combusto o mesmo nmero de tomos dos reagentes.
A quantidade "x" o nmero de molculas de O2 necessrios a combusto completa do propano. Como a combusto feita, no caso, com ar atmosfrico, para cada molcula de oxignio do ar, considerado obrigatoriamente 3,76 molculas de nitrognio (a relao de volumes entre os dois gases no ar atmosfrico).

Controle da Combusto
Exemplo 1.1: A necessidade de oxignio "x" calculada fazendo-se

o balanceamento dos tomos de oxignio:

Isto significa que para cada mol de propano, ou cada

volume de propano so necessrios 5 volumes de oxignio e consequentemente: 5 x (1 + 3,76) = 23,8 volumes de ar atmosfrico.

Controle da Combusto
Exemplo 1.1: A proporo estequiomtrica de ar/combustvel para

esta mistura gasosa em uma base de volume , ento, 23,8:1.

1 mol de propano pesa 44 kg e necessita 23,8 kmol

de ar, que pesa 686,4 kg, ou seja, a relao A/C em massa 15,6:1.

Controle da Combusto
Exemplo 1.2: Uma amostra de querosene tem uma anlise bsica

de 86% de carbono e 14% de hidrognio por peso. Determine a proporo estequiomtrica de r/combustvel. Tome uma base arbitrria de 100 kg de querosene e converta a quantidade em massa de cada elemento em quantidade de kmol:

Controle da Combusto
Exemplo 1.2:

Assim a proporo estequiomtrica de ar/combustvel, kg/kg 14,6:1.

Controle da Combusto
Exemplo 1.3: Um combustvel fssil tem uma composio em peso

de: Carbono, 72,0%; Hidrognio, 14,0%, Oxignio, 8,0%; Nitrognio, 2,8%; Enxofre,3,2%. Determine a proporo estequiomtrica de ar/combustvel.

Controle da Combusto
Exemplo 1.3:

A proporo estequiomtrica de ar/combustvel em base de peso 12,8:1.

Controle da Combusto
Na prtica, geralmente, a quantidade de ar

estequiomtrica no suficiente para uma com combusto completa, deve-se levar em considerao um excesso de ar na combusto. A quantidade de excesso de ar necessria decresce com o aumento da capacidade e com o rendimento maior no equipamento de combusto. Valores tpicos so: Gases: 0 a 10% Lquidos: 2 a 30% Slidos: > 50%

Controle da Combusto
Na prtica, geralmente, a quantidade de ar estequiomtrica

no suficiente para uma com combusto completa, deve-se levar em considerao um excesso de ar na combusto. A quantidade de excesso de ar necessria decresce com o aumento da capacidade e com o rendimento maior no equipamento de combusto. Valores tpicos so:
Gases: 0 a 10% Lquidos: 2 a 30% Slidos: > 50%

Controle da Combusto
Exemplo 1.4: Um gs de composio:

em volume, queimado com 20% de excesso de ar.

Determine a anlise do gs de combusto seco.

Controle da Combusto
Exemplo 1.4:

Controle da Combusto
Exemplo 1.4:

You might also like