You are on page 1of 38

GRUPO: ARQUITETOS DO SABER

TEMA:
Aprendizado da lngua portuguesa

COMPONENTES
Andr

Lus da Silva Carneiro Claudio Bomfim Lisboa Dalila Menezes Hadassa Mariano Fabio Carlos dos santos John Lennon Wesley Oliveira

OBJETO DE ESTUDO
Anlise da opinio de estudantes do ensino mdio sobre o ensino de lngua portuguesa nas cidades de Itabuna e Ilhus.

JUSTIFICATIVA
Com a dificuldade dos alunos em relao lngua portuguesa, fomos motivados a pesquisar as causas dessa problemtica, que permeia entre os estudantes de Ilhus e Itabuna.

OBJETIVOS
Objetivo geral: identificar as dificuldades dos alunos de escolas pblicas na aprendizagem da lngua portuguesa com os mtodos utilizados pelos professores. Objetivo especfico: buscar o porque que os alunos encontram dificuldade na aprendizagem de lngua portuguesa com os mtodos utilizados atualmente Objetivos a serem atingidos: Apontar mecanismos que- possam viabilizar o aprendizado.

REFERENCIAL TERICO
O objetivo de se ensinar a lngua portuguesa formar alunos capazes de usar adequadamente a lngua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem. Para alcanar este nvel de leitura, as escolas e professores seguem alguns mtodos, que consistem no ensino pragmtico da gramtica, do vocabulrio, da literatura, da leitura e principalmente da escrita. Os quais segundo eles so suficientes para que o aluno domine a lngua portuguesa. No entanto, o ensino da lngua portuguesa desde o incio da carreira escolar de uma criana, o qual compreende o letramento escolar tem sido o objeto discusso de muitos especialistas, essa discusso se deve principalmente devido a alguns deles considerar que as prticas de ensino da lngua portuguesa so ineficientes e insuficientes para o aprendizado da lngua.

Diversas pesquisas acerca do ensino da Lngua Portuguesa vm confirmando que somente a chamada decoreba de regras gramaticais no demonstra ser o mtodo mais eficaz para o desempenho dos alunos na aprendizagem da lngua. Embora ineficiente no ensino da lngua, o ensino tradicional vinha se mostrado deficiente, uma vez que os alunos no eram levados a refletir sobre a lngua, tampouco conseguiam relacionar este aprendizado a algo que pudesse ser acrescentado em suas vidas. Outros acreditam que o problema est na falta de investimentos na qualidade do ensino, na aprensagem e na capacitao e produo de materiais pedaggicos que trabalhe tanto o intelectual do educando bem como suas peculiaridades psicosocio-lingustica de produo, leitura, interpretao de textos escritos e orais. Muito se tem discutido sobre os problemas das aulas de lngua portuguesa, em especfico sobre o porqu dos programas de ensino no funcionarem. Isto talvez ocorra porque apesar de existirem teses renovadoras a prtica ainda seja antiga, ou seja, as mesmas aulas conservadoras com atividades de gramtica normativa.

Na alfabetizao o professor trata de contedos incoerentes com a realidade da criana dificultando o aprendizado. Iniciando com regras gramaticais, depois a aprendizagem mecnica da escrita e por fim a leitura automtica de decodificao. Faz-se isso tudo, mesmo sabendo que o aluno j fala muito bem a lngua e s vai escola para aprofundar seus estudos. Diante dessa evidncia, no h como negar que o ensino prioriza a gramtica normativa por todo o ensino regular e superior, gerando traumas pela aula da lngua materna. Muitos dos problemas encontrados na alfabetizao, ou at em turmas mais avanadas, residem no fato de que o mtodo de ensino de lngua que utilizado no eficaz. A repetio de estruturas e a memorizao de formas no desenvolvem a criatividade e a expresso. Para se chegar a esse objetivo, deveria ocorrer uma nfase interpretao de texto, leitura e escrita em situaes diversificadas e prximas do uso concreto na sociedade. Isso propiciaria maior aprendizagem, no entanto, nossas escolas teimam em acreditar que a fixao em estruturas essencial para o aprendizado.

Luft (1985,13) corrobora o que foi evidenciado acima quando afirma que o ensino de lngua portuguesa fundamental para a formao do indivduo, mas precisa ser revisto, pois ao ensinar regras gramaticais, uma grande parte dos professores ignora a lngua falada pelo aluno e a implicao disto que a lngua objeto de estudo fica distante demais da prtica efetiva, e por no haver aproximao, no h aprendizado.

Apesar de alguns interpretarem equivocadamente esta crtica, entende-se que essa no uma bandeira contra o ensino do dialeto padro na escola. Aqueles que entendem que o padro no deve ser trabalhado baseiam-se nas hipteses de ser preconceito impor a variedade de prestgio social porque a sala de aula um espao onde se encontram pessoas de classes sociais diferentes e com valores culturais distintos. H ainda os que advogam contra por considerarem difcil o domnio e a aprendizagem de uma lngua. Rebatendo esses posicionamentos, Possenti (p. 19) considera que qualquer pessoa, principalmente criana, aprende uma lngua com muita facilidade, desde que a ela esteja exposto consistentemente. E considera que todos ganhariam com o alastramento da lngua padro, uma vez que O papel da escola o de ensinar a lngua padro, ou de criar condies para que isto acontea.

O objetivo de ensino de uma lngua para pessoas j falantes dela deve ser a possibilidade de lev-las ao domnio efetivo e consistente das habilidades de leitura e escrita, audio e oralidade. Ou seja, a escola deve formar alunos capacitados como leitores, e que possam produzir qualquer tipo de texto, inclusive usando da modalidade oral. Porm esse objetivo no ser alcanado sem uma prtica, mais uma vez vale registrar: ler e escrever devem ser atividades essenciais no ensino da lngua. Apesar dessa evidncia, ao se observar a prtica do ensino de Lngua Portuguesa, no custoso perceber que esse objetivo est bastante distante de sua realizao efetiva. H uma defasagem muito grande quando se observa a escrita dos alunos, por exemplo, e se confronta com o padro gramatical. E, mais grave que isso, no so apenas erros ortogrficos ou de acentuao, haja vista que na maioria dos textos escritos pelos alunos em final de Ensino Mdio h perda considervel na relao semntica, sendo praticamente impossvel resgatar elementos anafricos, diticos, ou fazer as relaes mais elementares de coerncia.

Pode-se inferir que isso seja consequncia direta das aulas de lngua portuguesa, normalmente fragmentadas e descontextualizadas, com nfase ao ensino de gramtica pura, com exemplos distantes da realidade e da prtica lingustica dos alunos o que leva ao acmulo de informaes, e at a devoluo destas em provas com questes de estrutura, sem resultado prtico e comunicativo algum. Os professores precisam perceber que enfocar o ensino de linguagem na escrita e na comunicao tornar mais produtivo do que persistir s nos recursos gramaticais desvinculados das situaes cotidianas e das formas de lngua utilizadas pelos seus alunos. Como todas as crianas quando ingressam na escola j possuem uma gramtica internalizada, deve-se explorar a expressividade e permitir que essas variedades lingusticas sejam desenvolvidas e aperfeioadas para que sirvam bem s diversas situaes sociais. Tal prtica levaria ao ensino da norma culta pelo contraste comparando a lngua que se tem posse com aquela que exigida como padro na sociedade, a fim de que o educando possa adequar-se gradativamente ao novo modelo, sem medos ou imposies.

HIPTESES
A principal dificuldade refere-se complexidade da disciplina. Outras dificuldades referem-se ao: uso abusivo da linguagem informal pelos alunos. ausncia de simpatia com a disciplina. ausncia de compromisso do professor. falta de acompanhamento dos pais. escassez de metodologias. no realizao das atividades e projetos orientados pelo professor.

METODOLOGIA
Aplicao de 40 questionrios, sendo 20 para alunos de escolas pblicas de Itabuna e 20 para alunos de escolas pblicas de Ilhus, e, questionrio para professores da rea.

TABULAO DE DADOS
PERFIL DOS CANDIDATOS - ILHUS
TOTAL SEXO Masculino Idade 15-16

Feminino

BASE Total da amostra

20 100%

6 30%

14 70%

20 100%

ESCOLAS - ILHUS
Em sua opinio a lngua portuguesa difcil de aprender?
Tabulao de dados

SIM 20% NO 80%

Seus professores conseguem fazer com que voc aprenda a lngua portuguesa?
Tabulao de dados

SIM 50% No 50%

Os mtodos utilizados pelos professores contribuem para uma boa leitura, interpretao dos textos e para criao de textos?

Tabulao de dados

Sim 60% No 40%

E tais mtodos so suficientes para o aprendizado da lngua portuguesa?


Tabulao de dados

SIM 60% No 40%

Voc costuma realizar atividades extraclasse frequentemente em sua casa?

Tabulao de dados

Sim 20% No 80%

Os seus pais contribuem para o aprendizado da disciplina?

Tabulao de dados

Sim 100% No 0%

Em sua opinio importante aprender a norma culta da lngua?

Tabulao de dados

Sim 100% No 0%

Qual a sua opinio a respeito dos mtodos de ensino da lngua portuguesa em sua escola. O que pode ser feito para facilitar o aprendizado?

Os professores deveriam passar mais livros para os alunos, assim eles pegariam gosto pela leitura e aprenderiam mais concordncia verbal, etc.. Os professores nos mostrando a forma oculta de ter um aprendizado e ter a malicia para responder as questes.. Na minha opinio os mtodos so fceis, pois os professores ensinam bem e fazem com que possamos aprender a lngua culta. Elaborar um mtodo que os alunos entendam melhor os assuntos, e pra isso os professores, tem que ser mais compreencivos e explicarem com calma e pausadamente.. O professor deveria estimular o interesse do aluno.

Voc acredita que sua convivncia com amigos e parentes que no estudam ou no estudaram, atrapalha seu aprendizado da norma culta da lngua portuguesa?

no No, pois eles aprendem com ns, com o geito de se comunicar e at na hora de escrever.. No, pois depende da capacidade do aluno, ele se atrapalha com a lngua culta se ele quiser, depende do seu ponto de vista e do seu interesse. No, isso ajuda a gente por que eu posso corrigir o erro deles e com isso eu vou saber mais da lngua e suas funes. No

TABULAO DE DADOS
PERFIL DOS CANDIDATOS - ITABUNA
TOTAL SEXO Masculino Feminino Idade 15-18

BASE Total da amostra

20 100%

8 40%

16 60%

20 100%

ESCOLAS - ITABUNA
Em sua opinio a lngua portuguesa difcil de aprender?
Tabulao de dados

SIM 40% NO 60%

Seus professores conseguem fazer com que voc aprenda a lngua portuguesa?
Tabulao de dados

SIM 100% No 0%

Os mtodos utilizados pelos professores contribuem para uma boa leitura, interpretao dos textos e para criao de textos?

Tabulao de dados

Sim 80% No 20%

E tais mtodos so suficientes para o aprendizado da lngua portuguesa?


Tabulao de dados

SIM 60% No 40%

Voc costuma realizar atividades extraclasse frequentemente em sua casa?

Tabulao de dados

Sim 20% No 80% No respondeu

Os seus pais contribuem para o aprendizado da disciplina?

Tabulao de dados

Sim 60% No 40%

Em sua opinio importante aprender a norma culta da lngua?

Tabulao de dados

Sim 100% No 0%

Qual a sua opinio a respeito dos mtodos de ensino da lngua portuguesa em sua escola. O que pode ser feito para facilitar o aprendizado?

So bons. Incentivo a leitura. Realizar pesquisa sobre a lngua Portuguesa, fazer com que os alunos soletrem as palavras certas, a partir da norma culta da lngua e tambm realizar projetos com todos os alunos do colgio. O aprendizado da lngua portuguesa depende de cada aluno. Os mtodos so bons, porm deveria incentivar mais a leitura Os mtodos so bons fazendo com que os alunos obtenham o conhecimento necessrio para dominar a norma culta.

Voc acredita que sua convivncia com amigos e parentes que no estudam ou no estudaram, atrapalha seu aprendizado da norma culta da lngua portuguesa?

sim No, pois at uma maneira de ajuda-los a falar a palavra certa, em ocasies que eles falam de maneira incorreta. mas temos que ter pacincia, pois eles iro aprender assim que comearem h frequentar as escolas, no podemos jamais ficar pressionando pessoas que no estudaram quando eram jovens, por conta que eles tinham que trabalhar naquele tempo para ajudar suas famlias. Sim, pois a convivncia faz com que cada um fale de forma diferente. s vezes, pois quando passamos muito tempo com algumas pessoas muitas vezes somos influenciados, porm cabe a cada um buscar o aprender No por que o aprendizado est inserido est introduzido no indivduo

TABULAO GERAL DE DADOS


TOTAL SEXO
Masculino BASE 40 16 Feminino 24

IDADE
15-18 40

Total da amostra

100%

40%

60%

100%

ESCOLAS ILHUS /ITABUNA


Em sua opinio a lngua portuguesa difcil de aprender?
Tabulao de dados

SIM 30% NO 70%

CONSIDERAES FINAIS

Qual seria o melhor modelo alternativo ao proibicionismo da maconha. Descriminalizao? Legalizao controlada? Legalizao estatal? Legalizao de livre mercado? Liberao?

REFERNCIAS

You might also like