O magnetismo terrestre

Magnetite

Bússola

•O que

são magnetes ou ímanes? •O que é o magnetismo terrestre? •As bússolas e a sua utilização; •Verifica se sabes;

O que são magnetites ou ímanes?
Há corpos, com formas muito diferentes, que têm a propriedade de atrair pequenos corpos de ferro ou aço. Esta propriedade chama-se magnetismo. Os corpos com propriedades magnéticas chamam-se ímanes artificiais. Na Natureza também existem ímanes: chamam-se ímanes naturais.

A magnetite é um minério de ferro que tem propriedades magnéticas e pode ser encontrada na Natureza.

Qualquer íman altera a zona do espaço que fica à sua volta, por isso, quando se coloca um objecto de ferro ou de aço próximo de um íman, ele é atraído

A atracção é mais forte próximo das extremidades do íman. Diz-se que o íman cria à sua volta um campo magnético, que é mais intenso junto das extremidades.

As extremidades do ímanes chamam-se pólos. Qualquer íman tem dois pólos: pólo norte e o pólo sul. Como já sabes: -Pólos diferentes atraem-se; -Pólos iguais repelem-se.

O que é o magnetismo terrestre A Terra, devido ao facto de ter ferro líquido na constituição do seu núcleo, comporta-se como um íman gigantesco. O pólo sul magnético situa-se no hemisfério norte e o pólo norte magnético situa-se no hemisfério sul.

E esse comportamento da Terra que explica o que se observa com as agulhas magnéticas colocadas na sua superfície.

- O que são agulhas magnéticas São pequenos ímanes artificiais que podem rodar facilmente em torno de um eixo. Quando colocadas nas proximidades de um íman, orientam-se do seguinte modo: - o pólo norte das agulhas é atraído pelo pólo sul do íman e vice-versa.

Desde que não haja ímanes nem objectos de ferro ou aço nas proximidades, em qualquer lugar da Terra a agulha magnética orienta-se do mesmo modo em relação ao íman terrestre. - o pólo norte da agulha é atraído pelo pólo sul magnético terrestre, indicando o Norte geográfico - o pólo sul da agulha é atraído pelo pólo magnético terrestre, indicando o Sul geográfico

As bússolas são instrumentos muito úteis para a orientação e têm como peça essencial uma agulha magnética. Para utilizarmos uma bússola começamos por colocá-la, ainda travada, sobre uma superfície horizontal, afastada de metais. Destrava-se e espera-se que a agulha magnética deixe de se movimentar. De seguida, roda-se cuidadosamente a caixa de modo a que o Norte nela marcado fique 8º (graus) à direita da extremidade da agulha.

Agora realiza os exercícios da página 102 do teu manual para verificares os teus conhecimentos sobre esta matéria (faz até ao 4).