You are on page 1of 23

O asctico (morte) e o esttico (beleza) em Mc 8.27-9.9 As reaes de Pedro.

Na estrada Pedro tentou evitar a Cruz; no monte, ele tentou possuir a glria.

1 PETERSON, Eugene H. Espiritualidade subversiva. So Paulo: Mundo Cristo, 2009. p. 13-28.

(meu prximo) A verdadeira espiritualidade o exerccio do amor (1 e 2 mandamentos) nas trs dimenses acima. A cobia (10 mandamento) quebra este vnculo, pois faz atentar contra o que pertence ao outro ou a Deus.

A fonte da espiritualidade relacional: Deus, eu, prximo. Partindo deste fato, o modelo a ser seguido o da trindade, que no apenas um conceito teolgico, mas o relacionamento existente entre Deus Pai e Deus Filho, mais perfeita comunho e entrega entre qualquer ser. O cristo deve se apropriar desta verdade e de que um filho amado da trindade cuidadosa, podendo assim desfrutar de toda herana que foi provida (Lc 15.31), vivendo assim em confiana, contentamento e gratido.

Confiana de que amado e querido;

Estar satisfeito com tudo;


Gratido em todas as circunstncias; ..\..\..\Ilustracoes\gratidao do leao.wmv Intimidade; Fruto do Esprito: alegria, paz, fidelidade.

Certamente no cumpre com seu papel uma teologia que no nos motive orao, que no nos desperte para amar ao Deus Trino da graa e sua Palavra de todo corao, alma e mente; que no nos faa compreender e discernir o pecado e nos conduza ao arrependimento e confisso, que no nos envolva comunitariamente; e que no nos leve a ter sede e fome de justia. Ricardo Barbosa

Estar bem consigo mesmo/a uma das maiores buscas do ser humano, para isto, vrias tcnicas so desenvolvidas pela cincia para que isto ocorra, no entanto, o bem estar autntico somente alcanado com um corao quebrantado e apegado realidade ltima numa comunho ntima.

Implica em nascer de novo (converter-se) por inteiro, no apenas consentimento mental, mas envolve: sentimentos problemticos, comportamentos problemticos, pensamentos problemticos e relacionamentos problemticos; deve atingir o mais escuro compartimento do corao humano.

CONVERSO

A natureza humana em ns est completamente corrompida, no h um espao sequer bom, Deus quer demolir tudo e fazer algo novo, Ele no se contenta com reformas apenas, como uma casa completamente corrompida, no h uma viga que no tenha sido comida pelos cupins, no existe solidez e est pronta a desabar.

CONVERSO

A converso no algo pronto, mas um processo contnuo. O jovem rico a entendeu como algo pronto.
Temos recebido verdadeira transformao para mexer com as estruturas humanas mais secretas?

Paixes desregradas so como crianas mimadas. Precisam ser disciplinadas, e no permitidas. Desejos sexuais que transgridam a vontade de Deus so controlados pelo poder do Esprito. Tendncias indolncia no so controladas com ternura, mas com firmeza. O mesmo acontece com o zelo extremo pelo trabalho. Mediante a orao e a f, fazermos do alimento um servo, e no o senhor. Pelo poder de Deus, recusamo-nos intrepidamente a adiar o sono noite, sob o pretexto de que nossos corpos so invencveis. Exercitamo-nos por motivos de sade e para manter-nos espiritualmente alertas.
FOSTER, Richard J. Dinheiro, sexo e poder. So Paulo: Mundo Cristo, 2005. p. 217.

CONVERSO
Estar livre das amarras do pecado e da culpa;

Experimentar cura substancial dos pensamentos, da conscincia, de problemas psicolgicos e dos relacionamentos;
Desenvolver aceitao de si e uma auto-estima sadia; Fruto do Esprito: alegria, paz, mansido e domnio prprio.

Amar a si mesmo estar satisfeito consigo mesmo.


O mundo nos leva a estar insatisfeitos com a aparncia. E a essncia?

Para termos amor prprio precisamos ser amados. A recusa do amor a negao do status de objeto digno do amor alimenta a autoaverso. O amor-prprio construdo a partir do amor que nos oferecido por outros. [...] Outros [os pais] devem nos amar primeiro para que comecemos a amar a ns mesmos. BAUMAN, Zygmunt. Amor lquido. Rio de Janeiro, Zahar, 2004. p. 100. O eu sou somente sadio se este se afirma diante do eu sou em relao a. Assim a realidade humana a autotranscendncia da existncia.

Um dos maiores tesouros que a raa humana perdeu com a queda foi a capacidade de amar plenamente seu semelhante. Esta era a essncia do Jardim do dem. Ira, rancor, dio e vingana passaram a fazer parte dos relacionamentos, alienando-se assim do seu semelhante. O reviver da espiritualidade perdida no dem nos chama a amar incondicionalmente, entregando-se sem reservas ao outro e repartindo o que pode ser compartilhado.

O ser humano, para superar as contingncias da condio humana, precisa ser cuidado e, assim, garantir sua humanidade. Ele tambm precisa cuidar do outro para se humanizar e, ao exercer sua liberdade, mostrar as possibilidades que esconde dentro de si e expandir sua humanidade.

BOFF, Leonardo. O cuidado necessrio. Petrpolis: Vozes, 2012. p. 64-65.

Perdo;

Acolhimento;
Relacional (estar-em-si, sair-de-si e retornar-a-si) com Deus.

Fruto do Esprito: longanimidade, benignidade (fineza no trato) e bondade (ativa).

Servio Nenhuma espiritualidade verdadeira se no desembocar em servio e cuidados ao prximo com amor. Todos somos dependentes uns dos outros e a atitude de servir nos faz colocar em prtica o exemplo de Jesus. Servimos tambm a Deus em atitude de adorao em tudo que fizermos ao nosso prximo, assim assumimos a adorao no apenas como momento cltico mas como estilo de vida.

Servio

A carne choraminga contra o servio, porm, contra o servio feito no anonimato, ela apronta uma gritaria. Pedro fez uma declarao de humildade; [mas, na verdade], era uma ato de orgulho velado. O servio de Jesus era uma afronta ao conceito de autoridade de Pedro. Se Pedro fosse o Senhor, ele nunca lhes [os discpulos] teria lavado os ps.
FOSTER, Richard J. Celebrao da Disciplina: o caminho do crescimento espiritual. So Paulo: Vida, 2001. p. 158, 166.

Sabemos que j passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmos. Quem no ama permanece na morte. Quem odeia seu irmo assassino, e vocs sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por ns, e devemos dar a nossa vida por nossos irmos. Se algum tiver recursos materiais e, vendo seu irmo em necessidade, no se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, no amemos de palavra nem de boca, mas em ao e em verdade. 1 Jo 3.14-18

Quanto mais algum capaz de uma entrega total, maior e mais forte ser o seu amor. Tal entrega supe extrema coragem, experincia de morte, pois no se retm nada e se mergulha totalmente no outro. O homem possui dificuldade para esta entrega extrema. A mulher vai at o extremo, sem resto e sem reteno. Por isso seu amor mais pleno e realizador e, quando se frustra, a vida revela contornos de tragdia e de um vazio existencial abissal.

BOFF, Leonardo. O cuidado necessrio. Petrpolis: Vozes, 2012. p. 152-153.

Temos impulsos para a bondade, a solidariedade, a compaixo o amor. E simultaneamente pulsam em ns apelos para o egosmo, a excluso, a antipatia e at o dio. Somos feitos com estas contradies. Somos sapiens e demens, gente de inteligncia e lucidez e paradoxalmente rudeza e violncia. H um Cristo e um anticristo que habita cada ser humano. Por isso a necessidade de centrar-se nas dimenses positivas e manter sob controle as dimenses sombrias. Uma das formas de controle atravs da meditao, do conhecer-se e encontrar Deus dentro de si e nos outros.
BOFF, Leonardo. O cuidado necessrio. Petrpolis: Vozes, 2012. p. 142-143.

You might also like