You are on page 1of 33

Economia Verde E Desenvolvimento Sustentvel

Quando tudo Comeou

Da crise oportunidade

Um nmero de evidncias cada vez maior tambm sugere que a transio para uma economia verde possa ser inteiramente justificada em termos econmicos e sociais.

O que uma economia verde?


O PNUMA define economia verde como uma economia que resulta em: melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecolgica.

Desenvolvimento Sustentvel
A ideia de desenvolvimento sustentvel surgiu a partir do conceito de eco desenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Sucia, em 1972.

Trs Pilares do Desenvolvimento Sustentvel

Desenvolvimento Econmico

Desenvolvimento Social

Proteo Ambiental

Estamos distantes de uma economia verde?


Durante os ltimos 25 anos, a economia mundial quadruplicou, beneficiando centenas de milhares de Pessoas. Em contraste, no entanto, 60% dos maiores produtos e servios referentes ao ecossistema mundial que sustentam o modo de vida de muitos foram reduzidos ou usados de modo insustentvel.

Como podemos medir o progresso rumo a uma ECONOMIA VERDE?


Os indicadores econmicos convencionais, tais como o PIB, proporcionam uma imagem distorcida para o desempenho econmico, especialmente uma vez que tais medidas no refletem a extenso com a qual as atividades de produo e o consumo podem estar drenando o capital natural.

Uma economia verde valoriza e investe no capital natural

A reduo do desmatamento e o aumento do reflorestamento por si s fazem muito sentido economicamente, e tambm apoiam a agricultura e o modo de vida rural.

As atuais altas taxas de desmatamento e degradao florestal so impulsionadas por uma demanda por produtos de madeira, e por presso para outros usos da terra, em particular, para agricultura e pecuria.

Uma economia verde primordial para a diminuio da pobreza

Pobreza contnua a forma mais visvel de desigualdade social, que est relacionada ao acesso desigual educao, sade, disponibilidade de crdito, oportunidades de renda e garantia de direitos de propriedade.
Uma caracterstica importante de uma economia verde que ela procura gerar diversas oportunidades para desenvolvimento econmico e diminuio da pobreza sem liquidar ou acabar com os bens naturais de um pas.

Uma economia verde gera empregos e melhora a igualdade social

Uma mudana para uma economia verde tambm significa uma mudana no padro de empregos que, no mnimo criar tantos empregos quanto criariam as prticas atuais. O modelo global de economia e o mercado de trabalho de que trata este relatrio no encontra diferenas significativas no padro geral de empregos entre as prticas atuais e um cenrio de investimentos verdes. A reciclagem em todas as suas formas emprega 12 milhes de pessoas somente em trs pases (Brasil, China e Estados Unidos). A separao e o processamento de itens reciclveis sustentam 10 vezes mais empregos que aterros sanitrios ou incinerao em termos de tonelada mtrica. Em cenrios de investimento verde, o crescimento estimado dos empregos no setor de lixo aumenta em 10% comparado s tendncias atuais.

ISSO PODE SER TRANSFORMADO ...

NISSO! BOAS IDEIAS GERAM ECONOMIA

Uma economia verde substitui os combustveis fsseis por energias renovveis e tecnologias de baixa emisso de carbono

Aumentar o fornecimento de energia de fontes renovveis reduz os riscos de aumentos de e volatilidade dos preos para os combustveis fsseis alm de oferecer benefcios de reduo. O atual sistema de energia baseada em combustvel fssil est na raiz da mudana climtica. Energia renovvel apresenta maiores oportunidades econmicas. O enverdecimento da energia requer a substituio dos investimentos em fontes de energia intensivas em carbono por investimentos em energia limpa, bem como aprimoramentos de eficincia

Uma economia verde promove o uso eficiente de recursos e energia


A reciclagem e a recuperao da energia derivada dos resduos so atividades que esto se tornando cada vez mais lucrativas e devem continuar a ser uma vez que os resduos desperdiados tornam-se recursos cada vez mais valiosos. Reduzir o desperdcio e aumentar a eficincia de sistemas agroalimentares podem contribuir para garantir o fornecimento mundial de alimentos agora e no futuro. Uma estratgia importante, e pouco destacada, para enfrentar o desafio de alimentar uma populao mundial em crescimento sem aumentar o peso da produo reduzir o desperdcio de alimentos.

REAPROVEITANDO ...

Uma economia verde oferece um estilo de vida urbana mais sustentvel e uma mobilidade com baixa emisso de carbono

Atualmente cerca de 50% da populao mundial vive em reas urbanas, mas consome 60-80% de energia, assim como responsvel por 75% das emisses de carbono. O rpido processo de urbanizao est pressionando o abastecimento de gua potvel, os sistemas de esgoto e a sade pblica, e com frequncia resulta na oferta de infraestruturas precrias, no declnio do desempenho ambiental e em custos significativos para o setor de sade pblica.

Uma economia verde, com o passar do tempo, cresce mais rapidamente do que a economia marrom, enquanto mantm e restabelece o capital natural.

Uma das questes essenciais na economia, enfoca a aparente permuta entre desenvolvimento e qualidade ambiental. Nesta seo, olhamos para as oportunidades de investimento na transformao de setores chave da economia para diminuir a intensidade e melhorar a eficcia dos recursos. Para examinar os efeitos globais do esverdeamento da economia mundial, o modelo realizado na Alemanha analisa o potencial dos impactos macroeconmicos dos investimentos de 2% do PIB mundial anual durante as prximas dcadas tanto nas prticas atuais como nos cenrios de economia verde.

Financiamento da transio a uma economia verde

Enquanto a escala de financiamento necessrio para a transio economia verde substancial, esta pode ser mobilizada por uma poltica pblica inteligente e mecanismos inovadores de financiamento. O rpido crescimento dos mercados de capitais, as orientaes para o crescimento verde destes mercados, a evoluo dos instrumentos dos mercados emergentes, tais como o financiamento e micro financiamento do carbono, e os fundos de estmulos verdes estabelecidos em resposta desacelerao econmica dos ltimos anos, esto abrindo espao para o financiamento em larga escala do processo de transformao econmica verde mundial.

DICA ...

You might also like