You are on page 1of 4

Karl Marx

Trier 1818 Londres 1883 Filsofo, economista e poltico alemo. Materialista, elaborou sua abordagem dos fatos histricos e sociais (o materialismo histrico) sob uma tripla inspirao: filosfica (Hegel), poltica (tericos socialistas franceses) e econmica (economia poltica inglesa). Fez da luta de classes um princpio geral de explicao da histria e atribuiu ao proletariado um papel emancipador da humanidade. Ligou-se aos meios operrios e redigiu, junto com Engels, o Manifesto Comunista (1848). Expulso da Alemanha e depois da Frana, refugiou-se na Gr-Bretanha, onde lanou as bases de sua grande obra, O capital, em que descreve a explorao capitalista (teoria da maisvalia). Foi um dos principais dirigentes da I Internacional Socialista (1864). Escreveu tambm A ideologia alem (1846), A misria da filosofia (1847), As lutas de classe na Frana (1850).

Friedrich Engels

Barmen 1820 Londres 1895 Terico socialista e poltico alemo. Amigo e arrimo de K. Marx, redigiu com ele vrios textos fundadores do marxismo, entre eles A ideologia alem (1845-1846) e o Manifesto do Partido Comunista (1848). Assegurou a publicao pstuma dos tomos II e III do Capital. Sua contribuio pessoal para a elaborao do materialismo histrico e dialtico foi igualmente considervel (A situao da classe trabalhadora na Inglaterra, 1845; Anti-Dhring, 1878; A Origem da Famlia, da propriedade privada e do Estado, 1884), bem como sua atividade militante. Teve papel destacado na criao da II Internacional.

Marilena Chau
Marilena de Souza Chau nasceu na cidade de So Paulo, no dia 4 de setembro de 1941. Ela filha do jornalista Nicolau Chau e da professora Laura de Souza Chau. Possui graduao em Filosofia pela Universidade de So Paulo(1965), especializao em Licenciatura pela Universidade de So Paulo(1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de So Paulo(1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de So Paulo(1971). Atualmente professora titular da Universidade de So Paulo. Tem experincia na rea de Filosofia, com nfase em Histria da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Imanncia, liberdade, Necessidade, Servido, Beatitude e Paixo e foi Secretria Municipal de Cultura de So Paulo, de 1989 a 1992.

Terry Eagleton

Filsofo, professor e crtico literrio britnico, Terry Eagleton crtico marxista de cultura, professor da Universidade de Oxford e um dos pais dos Cultural Studies - escola que emergiu na Inglaterra, nos anos de 1950, tendo como referncia a transposio das coordenadas estticas e ticas associadas crtica literria, para a prtica das culturas populares. Seu livro mais conhecido Teoria da literatura: uma introduo, em que traa a histria do estudo de texto contemporneo, desde os romnticos do sculo 19 at os psmodernos das ltimas dcadas. Alm da teoria literria, o autor tem escrito sobre cultura, poltica e religio. Dentre outros, escreveu A Ideia de Cultura e Depois da Teoria.

You might also like