DIDÁTICA Arte ou Técnica de Ensinar

Profª Mirozete Volpato Hanoff - UNESC

Difundiu-se com o aparecimento da obra de Jan Amos Comenius ( 1592 – 1670 ), Didactica Magna, ou tratado da arte universal de ensinar tudo a todos, publicada em 1657.

É uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.

DIDÁTICA Arte ou Técnica de Ensinar

“A ARTE de é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas.” Paulo Freire

ENSINAR

Aplicar provas para dar notas. Professor mediador da preparação dos alunos para o pensar. 1970 Garante a eficiência da aprendizagem.A Evolução da Didática 1930 Conservadorismo. Hoje Compromete-se com a qualidade cognitiva das aprendizagens. Seleção de conteúdos. Foco no professor e na aula. Não abria mão dos conteúdos tradicionais. Enfatiza a elaboração de planos de ensino. Exigência da aprendizagem apenas para o aluno. Memorização. .

escola.Buscando Definições PEDAGOGIA – ciência que investiga a teoria e a prática da educação e sua relação com a prática social global. formação. que se referem diretamente ao aluno.aspecto instrutivo da educação . modificação de comportamento e aquisição de conhecimentos. igrejas.) ENSINO . transmissão de conhecimentos ... EDUCAÇÃO – prática social que ocorre em várias instituições e atividades humanas ( família.trabalho.evidencia-se : descoberta. . orientação. APRENDIZAGEM . apreensão.

Questionamento do Professor ENSINO •Que matéria devo dar? •Que programa devo seguir? •Que critério deverei utilizar para aprovar ou reporvar os alunos? APRENDIZAGEM •Quais as expectativas dos alunos? •Em que medida determinado aprendizado será significativo para os alunos? •Que estratégias serão mais adequadas para facilitar o aprendizado desses alunos? .

Professor da Educação Básica Os Professores que temos ! Os Professores que desejamos! Os Professores que Precisamos ! .

preparar.  A sua arte é de exposição. em suas qualidades e habilidades. doutrinar .orientar.  Centraliza-se em sua própria pessoa. treinar.Os Professores que temos !  Não dispõe de preparação pedagógica. amoldar. dirigir.  Avaliam a aprendizagem do aluno através da aplicação das provas e das notas. são especialista na disciplina. apontar. guiar.  Incentivam os alunos a desenvolverem habilidades de memorização. .  As ações desenvolvidas em sala de aula são expressadas pelos verbos: instruir.

Os Professores que desejamos!  Um professor que desenvolva nos alunos : uma aquisição de uma mentalidade científica. síntese e avaliação.  Um facilitador de aprendizagem que construa conhecimentos.  Um professor criativo. o desenvolvimento das capacidades de análise. .  Um professor que utilize um conteúdo contextualizado: vida social /pessoal/cotidiano.  Um professor que adote estratégia de ensino diversificada : mobilizar menos a memória e mais o raciocínio.inventivo. bem como o aprimoramento da imaginação criadora.curioso pelo inusitado.

 Fomentar ideais e atitudes positivas diante da vida.Responsabilidade e Funções do Professor  Planejar estudos e trabalhos à formação do aluno.  Favorecer na construção na autonomia intelectual.  Controlar os resultados dos estudos. da profissão e da sociedade.  Orientar os alunos para verem e sentirem a realidade.  Conhecer os alunos para estimulá-los para a formação integral do aluno. .  Graduar dificuldades.

Diferentes Papéis do Professor Administrador Educador Conselheiro Didata Especialista Aprendiz Membro de Equipe Diagnosticador de Necessidades .

Capacidade de transmitir conhecimento O que transmite e questiona Na sua opinião o que é ser um bom professor .

FILME Relacionamento Interpessoal .

Relação Professor X Aluno Professores e Educandos “ Um par educativo” A escolha do professor dá-se nos aspectos: AFETIVO METODOLÓGICO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO HABILIDADES DE ENSINO .

Exercício da Docência .

. instituição-comunidade. professores-alunos.Exercício da Docência Conscientizarmo-nos de que a dimensão pedagógica envolve um processo INTERPESSOAL em que. como grupo. possamos construir CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COMPARTILHADO. envolvendo professores-professores.

envolvendo a passagem do conhecimento científico para o acadêmico e deste para o profissional.Exercício da Docência Considerarmos a especificidade da Educação Superior. Fazermos a transposição didática. .

a fim de que não seja trabalhado de forma FRAGMENTADA E MECÂNICA. .Exercício da Docência Construirmos o mapa conceitual do conhecimento relativo a nossas disciplinas. aliado a sua aplicabilidade prática. mas sim que possibilite aos alunos aplicá-lo em situações novas e imprevisíveis.

ENVOLVE ATITUDES E VALORES tais como: –Sensibilidade frente ao aluno –Valorização dos saberes da experiência –Ênfase na relações interpessoais –Aprendizagem compartilhada –Ensinar e aprender com os alunos –Ter por meta o desenvolvimento do aluno como pessoa e profissional .Exercício da Docência Darmo-nos conta que ser professor vai além de dominar conhecimentos/saberes/fazeres de determinado campo.

APOSENTADORIA DA AULA EXPOSITIVA! REVISANDO E REESTRUTURANDO AS AULAS EXPOSITIVAS .

Natureza da Aula Expositiva  UMA DAS MAIS TRADICIONAIS TÉCNICAS DE TRABALHO EM SALA DE AULA  MODALIDADE MAIS COMUM NOS CURSOS UNIVERSITÁRIOS  O PRINCIPAL MEIO DE ENSINO É A COMUNICAÇÃO DE MÃO ÚNICA  A EXPOSIÇÃO ORAL É O MODO DOMINANTE NAS SALAS DE AULA ELA É EMPREGADA EM MÉDIA DE 75% NO CONTEXTO DE ENSINO .

Desvantagens da Exposição Oral  ESTIMULA A PASSIVIDADE DOS OUVINTES DURAÇÃO DAS AULAS EXPOSITIVAS EM GERAL DURAM 45 MINUTOS SEU SUCESSO DEPENDE DA HABILIDADE DO EXPOSITOR SÃO MENOS EFICAZES NO ENSINO DAS HABILIDADES DE RACIOCÍNIO E ESCRITA OS OUVINTES TENDEM A ESQUECER RAPIDAMENTE AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS .

Mas há uma série de recomendações que podem contribuir.COMO MELHORAR A QUALIDADE DAS AULAS Não existem fórmulas mágicas nem receitas infalíveis para garantir a eficácia das aulas expositivas. .

COMO MELHORAR A QUALIDADE DAS AULAS RECOMENDAÇÕES MANIFESTANDO ESPONTANEIDADE INTRODUZINDO VARIEDADE OBTENDO FEEDBACK DURANTE A AULA UTILIZANDO RECURSOS AUDIOVISUAIS ENCORAJANDO A TOMADA DE ANOTAÇÕES PROMOVENDO REVISÕES RESGATAR MEMORIAL .

Compreendendo Definições METODOLOGIA – são ações a serem desenvolvidas pelo professor e alunos. MÉTODO • Refere-se aos papéis e posturas assumidas pelo professor e alunos durante a situação de ensino. • Método de procedimentos. jeito ou maneira especial de ensinar. . • Modelo de ensino que o professor utiliza para maximizar as chances de aprendizagem eficaz TÉCNICA • Refere-se a forma como o método será desenvolvido. em cada etapa do processo ensinoaprendizagem.

Métodos e Procedimentos Didáticos Processo Vivencial de Ensino-aprendizagem Atividade (Vivência) Análise (Processo Diagnóstico) Conceituação (Embasamento Teórico) Correlação Com o Real Eficácia do Ensino-aprendizagem .

Métodos e Procedimentos Didáticos Pesquisas Simpósios Debates Atividades com música Jogos Problemas Atividades com Filme Estudo de Caso Painel Experimentações .

TRABALHO EM EQUIPE Métodos e Procedimentos Didáticos Problema Painel Jogos Debate Experimentação Estudo de Caso Filmes Música .

. Mestre é um professor amigo que me compreende. Não é aquele que dá de seu saber. Inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. me estimula. do discípulo. Não é o que ensina fórmulas. me comunica e me enriquece com sua presença. seu saber e sua ternura.É aquele que caminha com o tempo. raciocínios. mas aquele que faz germinar o saber. Mestre é aquele que estende a mão. Autor: desconhecido . regras.. propondo paz.“ MESTRE ” . mas o que questiona e desperta para a realidade. Despertando sabedoria. fazendo comunhão. Eu sempre serei um discípulo na escola da vida.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful