You are on page 1of 26

ENFERMEIRA: SIMONE MOTA

90% dos brasileiros utilizam o SUS;


28.6% dependem exclusivamente do SUS; 61.5% utilizam o SUS e outro sistema de ateno;

8.7% no dependem do SUS.

Fonte:

MS/ 2003

DATA 1850 1920 1923 1930

ACONTECIMENTOS HISTRICOS DA POLTICA DE SADE Delegao das atribuies sanitrias s juntas municipais e controle de navios e sade dos portos. Criao do Departamento Nacional de Sade Pblica Carlos Chagas Criao das Caixas de Aposentadoria e Penso (CAPs), em parte financiadas pelo operariado urbano. Criao do Ministrio da Educao e Sade. Institutos de Aposentadorias e Penses (IAP) substituem as CAPs. Benefcios: assistncia mdica hospitalar e socorros farmacuticos.

1933

1953

Criao do Ministrio da Sade

1967 1974 1975

Interveno do governo militar em 6 IAPs, no Servio de Assistncia Mdica e Domiciliar de Urgncia (SANDU) e na Previdncia Social para implantao do Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS). Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. Movimento pela reforma sanitria brasileira. Instituio do Sistema Nacional de Sade. (Diviso entre medicina curativa Ministrio da Previdncia; e preventiva Ministrio de Sade. Programa de Interiorizao das Aes de Sade e Saneamento (PIASS) O sistema previdencirio no suporta a demanda. Abre espao para a iniciativa privada Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (INANPS) Conferncia de Alma Ata Sade para todos no ano 2000.

1976

1978

DATA 1983

ACONTECIMENTO
Aes Integradas de Sade (AIS) projeto interministerial (Previdncia-Sade-Educao) exerccio da descentralizao da Sade. VIII Conferncia Nacional de Sade estabeleceu princpios que pautaram discusso sobre Sade na Assemblia Nacional Constituinte. Assemblia Nacional Constituinte Art. 196 Sade direito de todos e dever do Estado Art. 198 - SUS

1986

1988

DATA

ACONTECIMENTO

1990

Maro - Transferncia do INAMPS do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social para o Ministrio da Sade (inicio da implantao do SUS, sendo financiado pela previdncia) Setembro Lei 8080 regulamenta o funcionamento do SUS Dezembro Lei 8142 regulamenta o controle social (C S) IX CNS (acontece com atraso de 2 anos) reivindica a acelerao no processo de municipalizao do SUS. Extino do INAMPS. Atribuies repassadas s instncias federal, estaduais e municipais. Gerou grande crise de financiamento. Instituio da CPMF sob justificativa de financiamento da Sade (no beneficiou a Sade segundo MS Folha de So Paulo, 6/11/98,p.4) XII CNS, teve como apelo fazer cumprir a lei

1992

1993

1996

2003

DATA

ACONTECIMENTO

2006 2007 2011

Pacto pela Sade XIIl CNS - "Sade e Qualidade de Vida: Poltica de Estado e Desenvolvimento" XIV CNS - Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Poltica Pblica, Patrimnio do Povo Brasileiro

o conjunto de aes e servios de sade prestados por rgos e instituies Pblicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administrao Direta e Indireta e das Fundaes mantidas pelo Poder Pblico. e complementarmente ...pela iniciativa privada.
um conjunto de unidades, de servios e aes (de promoo e recuperao da sade) que interagem para um fim comum.

Lei federal 8.080

Sade um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover condies indispensveis ao seu pleno exerccio.

Art. 2 - Lei 8.080/90

Dar assistncia populao baseada no modelo da promoo, proteo e recuperao da sade; e Buscar os meios - processos, estruturas e mtodos - capazes de alcanar tais objetivos com eficincia e eficcia e, torn-lo efetivo em nosso pas.

UNIVERSALIDADE
EQUIDADE INTEGRALIDADE

Todas as pessoas tm direito ao atendimento independente de cor, raa, religio, local de moradia, situao de emprego ou renda, etc. A sade direito de cidadania e dever dos governos Municipal, Estadual e Federal. Deixam de existir com isto os indigentes que eram os brasileiros no includos no mercado formal de trabalho.

Todo cidado igual perante o SUS e ser atendido conforme as suas necessidades. Os servios de sade devem considerar que em cada populao existem grupos que vivem de forma diferente, ou seja, cada grupo ou classe social ou regio tem seus problemas especficos, tem diferenas no modo de viver, de adoecer e de ter oportunidades de satisfazer suas necessidades de vida.

As aes de sade devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para preveno e a cura. Os servios de sade devem funcionar atendendo o indivduo como um ser humano integral submetido s mais diferentes situaes de vida e trabalho, que o leva a adoecer e a morrer.
O indivduo no deve ser visto como um amontoado de partes (corao, fgado, pulmes, etc.) e solto no mundo

O indivduo um ser humano social, cidado que biologicamente, psicologicamente, e socialmente est sujeito riscos de vida.
Desta forma o atendimento deve ser feito para a sua sade e no somente para as suas doenas. Isto exige que o atendimento deve ser feito tambm para erradicar as causas e diminuir os riscos, alm de tratar os danos.

1.
2. 3. 4.

Regionalizao e Hierarquizao
Resolubilidade Descentralizao Participao dos Cidados: O Controle Social

5.

Complementaridade do Setor Privado

Permite um conhecimento maior dos problemas de sade da populao de uma rea delimitada; Favorece aes de vigilncia epidemiolgica, sanitria, controle de vetores, educao em sade, alm das aes de ateno ambulatorial e hospitalar em todos os nveis de complexidade.

O acesso da populao rede deve se dar atravs dos servios de nvel primrio de ateno, que devem ser estar qualificados para atender e resolver os principais problemas que demandam os servios de sade.
Os que no forem resolvidos este nvel devero ser referenciados para os servios de maior complexidade tecnolgica.

No Nvel tercirio de ateno sade esto os hospitais de referencia e resolvem os 5% restante dos problemas de sade; O nvel secundrio resolve 15% dos problemas de sade - so os Centros de Especialidades; No nvel primrio se resolve 80% do problemas - a Unidade Bsica de Sade e o Programa de Sade da Famlia.

a exigncia de que um indivduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a sade, o servio correspondente esteja capacitado para enfrent-lo e resolv-lo at o nvel de sua complexidade.

Quanto mais perto do fato a deciso for tomada, mais chance haver de acerto.
Dever haver uma profunda redefinio das atribuies dos vrios nveis de governo, com um ntido reforo do poder municipal sobre a sade - a este processo d-se o nome de municipalizao.

Aos municpios cabe, portanto, a maior responsabilidade na implementao das aes de sade diretamente voltados para os seus cidados.

a garantia constitucional de que a populao atravs de suas entidades representativas, poder participar do processo de formulao das polticas de sade e do controle de sua execuo, em todos os nveis desde o federal at o local.
Essa participao deve se dar nos conselhos de sade, com representao paritria de usurios, governo, profissionais de sade e prestadores de servios, com poder deliberativo.

As Conferncias de Sade nas trs esferas de governo so as instncias mximas de deliberao, devendo ocorrer periodicamente e definir as prioridades e linhas de ao sobre a sade.
dever das instituies oferecerem informaes e conhecimentos necessrios para que a populao se posicione sobre as questes que dizem respeito sua sade.

A Constituio definiu que quando, por insuficincia do setor pblico, for necessrio a contratao de servios privados, isto se deve dar sob trs condies:
1. A

celebrao do contrato conforme as normas de direito pblico; A instituio privada dever estar de acordo com os princpios bsicos e normas tcnicas do SUS e

2.

3. A integrao dos servios privados dever se dar na mesma lgica do SUS em termos de posio definida na rede regionalizada e hierarquizada dos servios.
4. Dentre os servios privados, devem ter preferncia os servios no lucrativos (hospitais Filantrpicos -Santas Casas), conforme determina a Constituio

Agradeo todas as dificuldades que enfrentei; no fosse por elas, eu no teria sado do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as crticas nos auxiliam muito.
Chico Xavier

You might also like