You are on page 1of 18

O livro passaporte, bilhete de partida

Bartolomeu Campos Queirs

Mineiro; Graduado em Filosofia com especialidade em arte-educao pelo Instituto Pedaggico Nacional de Paris; Escritor e poeta premiado nacional e internacionalmente; Conferencista; Autor de publicaes sobre educao e leitura; Membro do Comit Estratgico do Leia Brasil Programa de Leitura da Petrobras.

Desconheo liberdade maior e mais duradoura do que esta do leitor ceder-se escrita do outro, inscrevendo-se entre as suas palavras e os seus silncios. Texto e leitor ultrapassam a solido individual para se enlaarem pelas interaes. Esse abrao a partir do texto soma das diferenas, movida pela emoo, estabelecendo um encontro fraterno e possvel entre leitor e escritor. Cabe ao escritor estirar sua fantasia para, assim, o leitor projetar seus sonhos.

As palavras so portas e janelas. Se debruamos e reparamos, nos inscrevemos na paisagem. Se destrancamos as portas, o enredo do universo nos visita. Ler somar-se ao mundo, iluminar-se com a claridade do j decifrado. Escrever dividir-se.

Cada palavra descortina um horizonte, cada frase anuncia outra estao. E os olhos, tomando das rdeas, abrem caminhos, entre linhas, para as viagens do pensamento. O livro passaporte, bilhete de partida.

A leitura guarda espao para o leitor imaginar sua prpria humanidade e apropriar-se de sua fragilidade, com seus sonhos, seus devaneios e sua experincia. A leitura acorda no sujeito dizeres insuspeitados enquanto redimensiona seus entendimentos.

H trabalho mais definitivo, h ao mais absoluta do que essa de aproximar o homem do livro?

Experimento a impossibilidade de trancar os sentidos para um repouso. O corpo vivo vive em permanente e vrios nveis de leitura. No h como ausentar-se, definitivamente, deste enunciado, enquanto somos no mundo. O corpo sabe e duvida. A dvida gera criaes, enquanto a certeza traa fanatismos.

Reconheo, porm, um momento em que se d o definitivo acontecimento: a certeza de que o mundo pessoal insuficiente. H que buscar a si mesmo na experincia do outro e inteirar-se dela. Tal movimento atenua as fronteiras e a palavra fertiliza o encontro.

Acredito que ler configurar uma terceira histria, construda parceiramente a partir do impulso movedor contido na fragilidade humana, quando dela se toma posse. A fragilidade que funda o homem a mesma que o inaugura, mas s a palavra anuncia.

A iniciao leitura transcende o ato simples de apresentar ao sujeito as letras que a esto j escritas. mais que preparar o leitor para a decifrao das artimanhas de uma sociedade que pretende tambm consumi-lo. mais do que a incorporao de um saber frio, astutamente construdo.

Fundamental, ao pretender ensinar a leitura, convocar o homem para tomar da sua palavra. Ter a palavra , antes de tudo, munir-se para fazer-se menos indecifrvel. Ler cuidar-se, rompendo com as grades do isolamento. Ler evadir-se com o outro, sem contudo perder-se nas vrias faces da palavra. Ler encantar-se com as diferenas.

Tipologia textual
A dissertao Dissertar uma maneira de desenvolver e exercitar a conscincia crtica tanto do escritor quanto do leitor: a cada reflexo e expresso dissertativa, o redator amplia e revitaliza sua viso de mundo, esclarecendo e organizando cada vez mais sua compreenso da realidade.

Caractersticas
Desenvolvimento a partir de uma temtica; Utiliza-se da anlise e interpretao de fatos; Aponta para relaes lgicas de ideias, fazendo comparaes; analisa consequncias; Usa predominantemente verbos no presente.

Estrutura dissertativa
Introduo: parte do texto onde apresentado o tema a ser discutido, preparando o leitor para as ideias a serem desenvolvidas; Desenvolvimento: onde apresentado uma anlise das ideias que foram sugeridas na introduo; Concluso: parte final da escrita, tem a finalidade de sintetizar o contedo do texto, reafirmando a tese.

Dicas
1) Na dissertao, no escreva perodos muito longos nem muitos curtos. 2) Na dissertao, no use expresses como eu acho, eu penso ou quem sabe, que mostram dvidas em seus argumentos. 3) Uma redao brilhante mas que fuja totalmente ao tema proposto ser anulada. 4) importante que, em uma dissertao, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questo proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilizao da primeira pessoa do singular. 6) Mantenha-se rigorosamente dentro do tema. 7) Evite jarges. 8) Utilize exemplos e citaes relevantes.

Referncia
BAHIA, Secretaria da Educao. Universidade para todos: mdulo I. Gelcivania Mota Silva; Maria Auxiliadora Ornellas Farias (coord.). Salvador: SEC, 2007. QUEIRS, Bartolomeu Campos. O livro passaporte, bilhete de partida. In: PRADO, Jason (Org.); CONDINI, Paulo (Org.). A formao do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. Disponvel em: < http://www.leiabrasil.org.br/ >. Acesso em: 29/12/10. SENAI-DR BA. Lngua portuguesa. Salvador, 2010. 48 p. il. (Rev.00).

You might also like