You are on page 1of 16

Universidade Federal do Par UFPA Instituto de Cincias da Arte - ICA Programa de Ps-graduao em Artes PPGArtes Vanessa Cristina Ferreira

ra Simes (CAPES)

CORPO FEMININO EM DILOGO


Anlise da imagem Ateli de Costura (1997) de Elieni Tenrio.

Belm 2013

Apresentao

Anlise da obra Ateli de Costura, da artista plstica paraense, Elieni Tenrio, a partir da compreenso de Catal Domench acerca da complexidade da imagem e de como investig-la, a fim de desvendar os segredos por traz dessa imagem, partindo de sua superfcie, mergulhando na ecologia da qual faz parte, e finalmente chegando aos possveis desdobramentos da imagem em novos discursos e apontamentos. Parte-se de uma reflexo sobre uma sociedade mergulhada em um fluxo intenso de imagens, onde faz-se importante perceber as permanncias, o que a viso retm dos momentos de opacidade, dadas em condies de visibilidade culturalmente inscritas (Catal Domench, 2011). E, nesse sentido, pensa-se no corpo feminino como signo recorrente dessas imagens, seja na mdia ou como tema de investigao na arte.

A imagem em Catal Domench (2011)

Da necessidade de interrog-la diretamente, em sua fenomenologia, e com profundidade; Isso significa que no se trata s de entender como a imagem composta (sua estrutura), mas tambm saber quais elementos e materiais que a compe no esto diretamente ligados a seu mecanismo representativo, a sua funcionalidade que mestiagens e hibridaes, desejos e pulses manifesta ou desperta. Trata-se de ir alm do superficial e rastrear os fios que ligam a imagem a outras imagens e aspectos. Assim penetramos a imagem, vamos alm de sua superfcie e descobrimos seu substrato inconsciente que a desliga do contexto imediato a que pertence. (CATAL DOMNECH, 2011, p. 35)

A imagem em Catal Domench (2011)


1. 2.

Substituio de conceitos: do contexto ecologia;

Anlise complexa da imagem:


Da descrio de sua composio (fase de penetrar na imagem); Passando pela reflexo acerca da ecologia que ela integra , ou seja, do meio em que se insere e com quais universos dialoga; Segue articulando as interpretaes dos caminhos a que ela nos leva, que discusses suscita (fase de interferncia sobre a imagem). Sempre, contudo, mantendo-a aberta rede de significaes que possam vir a interpel-la.

3.

Fotografia da pintura em tela Ateli de Costura, de Elieni Tenrio.

Classificao: - Para analisar a imagem preciso perceber no s seu contedo, mas tambm seu suporte (meio e tcnica): Meio pictrico, com tcnica mista sobre tela; -Tipo de experincia visual? Imagem como expresso particular ou subjetiva que comunica visualidades j presentes em dada cultura, mas de modo a permitir uma conscincia sobre elas;

Composio:
- Sala de piso vermelho e paredes azuis cores primrias em contraste; - Elementos da cena: mulheres, vestidos, equipamentos e materiais de costura pistas que apontam para um ateli:

-Aparncia tradicional/familiar: flores na janela, tapete, mobilirio e mquinas antigas, iluminao incandescente, cabides pendurados em pregos;
- Intimidade: mulheres trocam de roupa no meio do salo;

Composio: - Perfil das mulheres: Jovens, bem arrumadas, usando vestidos ricos em detalhes, acessrios nos cabelos e batom nos lbios; Demonstram preocupao com a imagem e feminilidade; Olhares e posturas: atentas aos detalhes das peas, outras dispersas em conversas e pensamentos alm. Contrastes de expresses nos rostos das mulheres (excitao e tdio);

Composio: -Mulher idosa:

Destaque na tela; Linha diagonal: conduz o olhar do observador das mulheres em primeiro plano at a outra ponta da tela, onde figura a mulher idosa; Emoldurada pela janela; Vestida de modo simples, sem adereos, o que sugere preocupao com o trabalho. Seu nico acessrio o relgio de pulso, que marca o tempo do trabalho; a razo de existncia daquele ambiente e da presena das outras mulheres; Provavelmente, ela a costureira e dona do ateli.

Ecologia da imagem:

-Em que meio ela se insere? E com quais universos dialoga?


Expresso de uma artista, que revela e reescreve sua percepo de mundo; -Elieni Tenrio: Filha de costureira, conheceu intimamente o universo de um ateli de costura, passando ela prpria a produzir peas de uso pessoal durante a infncia. Quando se encontrou artista, percebeu no universo feminino um tema farto para suas experimentaes, mantendo o vnculo com o espao do ateli de costura em suas criaes (LIMA, 2009).

Ecologia da imagem:
-Elieni Tenrio: Essa intimidade com o espao do ateli e com o prprio ofcio da costura se expressa na obra, com riqueza de detalhes em forma de cortes, aviamentos, caimento de tecidos, rendados e bordados; Partindo de memrias e prticas muito particulares, Elieni reapresenta ao observador um ambiente de trabalho e relacionamento que comunica muito sobre o universo feminino; De vaidades, marcadas nos batons, unhas, laos e presilhas; s desconfianas e timidez expostas nos olhares, tudo est l. Os olhares de julgamento e os de cumplicidade.

Ecologia da imagem:
A mulher que troca de roupa apenas no provador, com receio dos olhares das outras, e a mulher que no possui tais pudores ou at prefere ser vista. A senhora de idade avanada que apesar do problema de vista no deixa sua mquina de costura. A mulher detalhista que confere o acabamento da pea com cuidado. As conversas e burburinhos sobre a roupa que a sua e o vestido da outra que melhor. O barulho dos tecidos arrastando no cho ou sobre o corpo das mulheres, da mquina de costura e dos passos das clientes.

Ecologia da imagem:

-Em que meio ela se insere? E com quais universos dialoga?


Parte de um sistema social maior, onde o papel da mulher tambm discutido; Realidades sociais que dividem uma mesma sala: luta de costureiras para manter seu sustento e a vaidade feminina em busca de um corte que a valorize.

Ecologia da imagem:

Reflexes de gnero: reivindicaes do direito da mulher a assumir suas mltiplas identidades e desejos. Na tela, ela tudo: sensual e recatada, vaidosa e simples, lutadora e sonhadora. Isso claro nas escolhas das roupas, nas posturas corporais, em sua distribuio no espao. Tudo depende do momento que ela experimenta e daquilo que ela quer. Querer, desejar e ser so, assim, palavras importantes para a ecologia desta imagem.

Ecologia da imagem:

Reflexes de gnero: reivindicaes do direito da mulher a assumir suas mltiplas identidades e desejos. Na tela, ela tudo: sensual e recatada, vaidosa e simples, lutadora e sonhadora. Isso claro nas escolhas das roupas, nas posturas corporais, em sua distribuio no espao. Tudo depende do momento que ela experimenta e daquilo que ela quer. Querer, desejar e ser so, assim, palavras importantes para a ecologia desta imagem.

Aonde vai a imagem?

Pode-se dizer que ela vai ao encontro da alma feminina que, tal como a imagem, multirrelacionada. Ela conduz o observador pelos mistrios e segredos do corpo no lugar onde as medidas femininas so reveladas e silenciadas e do esprito feminino, complexo e imprevisvel, mas sensvel e delicado como a tcnica que deu vida a obra de Elieni.
O resultado da leitura desta obra nos permitiu refletir sobre as con(tra)dies e complexidades femininas, em interfaces com questes relativas a trabalho, vaidade e identidades.

Referncias
CATAL DOMNECH, Josep M. A forma do real. Introduo aos estudos visuais. So Paulo: Summus, 2011. LIMA, Janice. Nas suturas dos bastidores de Elieni Tenrio. In: MOKARZEL, Marisa (Coord.); LIMA, Janice Shirley Souza; MOURA, Simone de Oliveira. Rios de terras e guas: navegar preciso. Belm: Unama, 2009.

You might also like