You are on page 1of 34

Aula 4 Joo Paulo Mendes

A tecnologia Wireless (sem fio) permite a conexo entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos atravs da instalao de uma antena e de um rdio de transmisso. Desta forma, pode-se navegar pela Internet desde o escritrio, um aeroporto, uma praa, etc

a maior organizao profissional do mundo. O IEEE foi formado em 1963 pela fuso do Instituto de Engenheiros de Radio (IRE) com o instituto Americano de Engenheiros Eletricistas (AIEE). O IEEE tem filiais em muitas partes do mundo; A maior parte dos seus scios so engenheiros eltricos, engenheiros da computao, cientistas da computao, profissionais de telecomunicaes etc. Sua meta promover conhecimento no campo da engenharia eltrica, eletrnica e da computao; Um de seus papis mais importantes o estabelecimento de padres para formatos de computadores e dispositivos.

o padro especifico do IEEE que cuida das redes sem fio. Que tambm so conhecidas como redes WiFi ou Wireless.

Foi uma marca licenciada originalmente pela WiFi Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fio embarcadas (WLAN) baseadas no padro IEEE 802.11. O padro Wi-Fi opera em faixas de freqncias que no necessitam de licena para instalao e/ou operao. Este fato as torna atrativas.
No entanto, para uso comercial no Brasil necessria

licena da Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel).

COMO FUNCIONAM? Atravs da utilizao de portadoras de rdio ou infravermelho, as redes wireless estabelecem a comunicao de dados entre os pontos da rede. Os dados so modulados na portadora de rdio e transmitidos atravs de ondas eletromagnticas. Mltiplas portadoras de rdio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa freqncia especfica e rejeita as outras portadoras de freqncias diferentes.

Num ambiente tpico, o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso (access point) conectado a uma rede local Ethernet convencional (com fio). Os pontos de acesso no apenas fornecem a comunicao com a rede convencional, como tambm vo intermediar o trfego com os pontos de acesso vizinhos.

WPAN
Wireless Personal Area Network ou rede pessoal

sem fio. Normalmente utilizada para interligar dispositivos eletrnicos fisicamente prximos. Nos equipamentos mais recentes utilizado o padro Bluetooth para estabelecer esta comunicao, mas tambm empregado raio infravermelho (semelhante ao utilizado nos controles remotos de televisores)

WLAN
Wireless Local Area Network. WLAN j muito importante como opo de

conexo em muitas reas de negcio. Inicialmente foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares pblicos principais.

WMAN (Wi-Max)
Trata-se de uma tecnologia de banda larga sem-fio. Em teoria, espera-se que os equipamentos Wi-Max

tenham alcance de at 50 Km e capacidade de banda passante de at 70 Mbps. Na prtica, alcance e banda dependero do equipamento e da freqncia usados, e se a antena de um ponto consegue "ver" a antena de outro, se no h obstculos no caminho construes, montanhas.

WWAN
Wireless Wide Area Network. a rede

geograficamente infinita via comunicao sem fio.

802.11A
Alcana velocidades de at 54 Mbps dentro dos

padres da IEEE. Opera na freqncia de 5 GHz e inicialmente suporta 64 utilizadores por Ponto de Acesso (PA). As suas principais vantagens so a velocidade, a gratuidade da freqncia que usada e a ausncia de interferncias. A maior desvantagem a incompatibilidade com os padres mais atuais.

802.11b
Alcana uma velocidade de at11 Mbps padronizada pelo

IEEE. Opera na freqncia de 2.4 GHz. Inicialmente suporta 32 utilizadores por ponto de acesso. Um ponto negativo neste padro a alta interferncia tanto na transmisso como na recepo de sinais
porque funcionam a 2,4 GHz equivalentes aos telefones mveis, fornos microondas e dispositivos Bluetooth.

O aspecto positivo o baixo preo dos seus dispositivos. O 802.11b amplamente utilizado por provedores de

internet sem fio

802.11g
Baseia-se na compatibilidade com os dispositivos

802.11b Oferece uma velocidade de 54 Mbps. Funciona dentro da frequncia de 2,4 GHz. Desvantagem: incompatibilidades com dispositivos de diferentes fabricantes; as vezes pode ser difcil configurar devido sua frequncia de rdio. Vantagem: velocidades.

802.11n

Tem uma largura de banda at 300 Mbps Alcance de 70 metros. Opera nas frequncias 2,4GHz e 5GHz. um padro recente com uma nova tecnologia, MIMO (multiple input, multiple output) que utiliza vrias antenas para transferncia de dados de um local para outro. Os principais benefcios desta tecnologia so o aumento significativo da largura de banda e o alcance que permite.

Outros padres:

802.11d 802.11e 802.11f 802.11h 802.11i 802.11j 802.11k 802.11m 802.11p 802.11r 802.11s 802.11t 802.11u 802.11v

IrDA
Infrared Data Association (comunicao infra-

vermelho) Utilizado para pequenas distncias .

Bluetooth
uma tecnologia para a comunicao sem fio

entre dispositivos eletrnicos a curtas distncias.

Em 2002 inmeras pesquisas foram feitas e chegaram a concluso que a falta de criptografia de dados, a utilizao do nome padro da rede, login e senhas padres eram consideradas as maiores brechas nas empresas que trabalhavam com Wireless. Um micro equipado com placa de rede Wireless acoplada a uma lata da batata americana Pringles era capaz de invadir redes remotas a at 16 km de distncia!

Bastava apontar a lata de batata para a direo desejada e, no mnimo, utilizar a banda larga da empresa invadida para acessar a Internet de graa com boa velocidade. Durante um rastreamento de redes Wireless em So Paulo pela revista Info utilizando a lata da famosa Pringles, das 43 redes encontradas, 35 estavam vulnerveis e podiam ser invadidas por hackers.

Em termos organizacionais, o padro 802.11 define dois modos distintos de operao: Ad-Hoc e infra-estrutura.

No modo infra-estrutura usado o Access Point para concentrar todo trfego da rede.

No modo Ad-Hoc no existe um concentrador, ou seja, os equipamentos se conectam diretamente uns aos outros.

s vezes o plano de rede bsica no funciona devido ao alcance.


Devido a obstculos como paredes e lajes, ou o

layout geral do ambiente.

Se o alcance s precisa estender por 50 ou 70 metros, um ou mais Access Points Repetidores podem ser ligados rede. Estes pequenos equipamentos permitem a integrao de dois ou mais Access Points em uma nica rede. Para configurar o repetidor, voc deve plug-lo sua rede fsica atravs de um cabo Ethernet e configurlo.
Aps essa configurao voc poder mov-lo para seu

Os repetidores podem normalmente dobrar o alcance efetivo da rede Wireless, permitindo que mais computadores sejam ligados rede.

local definitivo.

Layout
As dimenses fsicas da rea e o nmero de

computadores que precisam de acesso de rede determinam o tipo de equipamento de Rede sem fios necessrio. Se todos os computadores esto em uma rea pequena (escritrio) com algumas paredes, tudo de que se precisa so:
1 adaptador de rede de Rede sem fios por computador . 1 Access Point Wireless (ou Roteador se uma conexo de banda larga precisa ser compartilhada).

Otimizando o sinal
O alcance tpico de uma rede 802.11g de 30

metros em espaos e 150 metros em campo aberto. Para alcanar o melhor sinal com a menor interferncia da moblia e dispositivos eltricos mantenha o Ponto de Acesso a cerca de 1,60m de altura.

Segurana
Na criptografia se faz o uso de uma chave (KEY)

para codificar os dados que so transferidos.


A chave determinada pelo tamanho, por exemplo:
64bits, 128bits, 256bits.

Quanto maior a combinao de bits, mais forte

fica a criptografia, e conseqentemente a segurana.

WEP
Significa Wired Equivalent Privacy. O WEP se encarrega de encriptar os dados

transmitidos atravs da rede. Existem dois padres WEP, de 64 e de 128 bits. Para habilit-lo ser preciso que todos os componentes usados na sua rede suportem o padro, caso contrrio os ns que suportarem apenas o padro de 64 bits ficaro fora da rede. muito inseguro devido a sua arquitetura.

WPA
Significa Wi-Fi Protected Access. Tambm chamado de WEP2, ou TKIP (Temporal

Key Integrity Protocol) Surgiu de um esforo conjunto de membros da Wi-Fi Aliana e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nvel de segurana das redes sem fio no ano de 2003, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP.

WPA
Com a substituio do WEP pelo WPA, temos como

vantagem melhorar a criptografia dos dados ao utilizar um protocolo de chave temporria (TKIP) que possibilita a criao de chaves por pacotes, alm de possuir funo detectora de erros e um mecanismo de distribuio de chaves. outra vantagem a melhoria no processo de autenticao de usurios.
Essa autenticao se utiliza do 802.11x e do EAP (Extensible Authentication Protocol), que atravs de um servidor de autenticao central faz a autenticao de cada usurio antes deste ter acesso a rede.

WPA2
o Avano do WPA . O WPA2 a modalidade de segurana sem fio

mais forte.

You might also like