You are on page 1of 33

Professora: Alcina Barata Disciplina: Psicopatologia Geral

TRANSTORNOS

DO HUMOR

Afinal, o que é o Humor?
O humor é um estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo.

O termo “humor” geralmente refere-se a estados emocionais relacionados com o aspecto total da personalidade ou da vida psíquica. (Kaplan & Sadock, 1981)

Os Transtornos Afetivos do Humor são aqueles nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada) ou de uma mania.

.

.

Bipolar II Episó Episódio Único Recorrente . Depressivo Maior Disitmia T. Bipolar SOE Transtorno Depressivo /Unipolar T. Bipolar I Ciclotimia T.CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTONROS DO HUMOR DSM-IV TR TRANSTORNOS DO HUMOR Transtorno Bipolar T. Depressivo SOE T.

10  F 30 .TRANSTORNO DO HUMOR NÃO ESPECIFICADO    F 32 .OUTROS TRANSTORNOS DO HUMOR F 39 .EPISÓDIO DEPRESSIVO   F 33 .TRANSTORNO RESISTENTE DO HUMOR F 38 .EPISÓDIO MANÍACO F 31 .CÓDIGO INTERNACIONAIS DE DOENÇAS CID.TRANSTORNO DEPRESSIVO RECORRENTE .TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR  F 34 .

Transtorno Unipolar Depressão Maior Distimia Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar I Transtorno Bipolar II Ciclotimia .

TRANSTORNO UNIPOLAR DO HUMOR (TU) .

Sentimentos de menos valia ou culpa excessiva ou inadequada.Perda ou ganho de peso significativa. sem fazer dieta. 7. 8. . 4.Agitação ou retardo psicomotor praticamente todos os dias.Pensamento recorrente de morte.Cinco ou mais dos sintomas a seguir estiverem presentes pelo menos durante de 2 semanas 1. 2. 3.Fadiga ou perda e energia praticamente todos os dias. 9.Diminuição acentuada do prazer em todas as atividades. 5.Insónia ou hipersonia praticamente todos os dias.Menor capacidade de pensar ou de se concentrar ou indecisão.Humor deprimido na maior parte do dia. 6.

TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR (TB) Professora: Alcina Barata Disciplina: Psicopatologia Geral .

em diversos graus de intensidade. .O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos que alternam com episódios de euforia (também denominados de mania).

•Aproximadamente 1% da população sofrem da doença.Em que idade surge esta doença e com que frequência acontece? •A doença pode começar em qualquer altura. durante ou depois da adolescência mas é mais frequente aparecer entre os 15 e os 19 anos. numa percentagem idêntica em ambos os sexos. .

geralmente. saúde. causando prejuízos frequentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo. além do sofrimento psicológico.   O início pode ocorrer quer pela fase depressiva quer pela fase maníaca . das família e na sociedade. como nas finanças. É uma doença de grande impacto na vida do paciente. por volta dos15 . O início do transtorno ocorre.19 anos de idade. reputação.

•Nas fases iniciais da crise a pessoa pode sentir-se mais alegre. sociável. autoconfiante. eufórico ou irritável. ativa. inteligente e criativa. . faladora.Quais são os sintomas da doença? Fase MANIACA •O principal sintoma de «MANIA» é um estado de humor elevado e expansivo.

A pessoa. -Alterações emocionais súbitas e imprevisíveis. -Reação excessiva a estímulos. despesas excessivas. levando a mal comentários bons. -Irritabilidade extrema. interpretação errada de acontecimentos. . os pensamentos aceleram-se. com mudanças frequentes de assunto. dívidas e ofertas exageradas. a fala é muito rápida. aumento do amor próprio. -Aumento de interesse em diversas atividades. pode sentir-se a melhor e a mais poderosa. -Grandiosidade. irritação com pequenas coisas. a pessoa torna-se exigente e zanga-se quando os outros não acatam os seus desejos e vontades.•Com a elevação progressiva do humor e a aceleração psíquica podem surgir alguns ou todos dos seguintes sintomas a seguir mencionados.

-Aumento da vontade sexual. -Incapacidade em reconhecer a doença. -Diminuição da necessidade de dormir. possibilitando uma hiperatividade contínua. tendência a recusar o tratamento e a culpar os outros pelo que corre mal. -Perda da noção da realidade. ideias estranhas (delírios) e «vozes». . -Abuso de álcool e de substâncias. comportamento desinibido com escolhas inadequadas.-Energia excessiva.

. podem sentir-se alguns ou muitos dos seguintes sintomas: -Preocupação com fracassos ou incapacidades e perda da autoestima. . Pode ficar-se obcecado com pensamentos negativos. •Em função da gravidade da depressão. -Sentimentos de inutilidade. desespero e culpa excessiva. sem conseguir afastá-los.Quais são os sintomas da doença? Fase DEPRESSIVA •O principal sintoma é um estado de humor de tristeza e desespero. dificuldade de concentração e em tomar decisões. esquecimentos.Pensamento lento.

•Perda de interesse pelo trabalho. hobbies e pessoas (familiares e amigos). •Uso excessivo de bebidas alcoólicas ou de outras substancias. tentativas de suicídio. •Agitação. inquietação. •Choro fácil ou vontade de chorar sem ser capaz. •Diminuição do desejo sexual. •Preocupação excessiva com queixas físicas. Alterações do sono: insónia ou sono a mais •Alterações do apetite e do peso. . ideias estranhas (delírios) e «vozes» com conteúdo negativo e depreciativo. cansaço. •Ideias de morte e de suicídio. sem conseguir estar sossegado ou perda de energia. •Perda da noção de realidade.

• Umas terão uma ou duas crises durante toda a vida.Quanto tempo dura uma crise? E é possível prevê-la? •Duração variável. meses ou anos. . Os períodos de estabilidade entre as crises podem durar dias. Há doentes que têm mais do que 4 crises por ano. ou durante vários meses. A pessoa pode estar em fase maníaca ou depressiva durante alguns dias. •Para algumas pessoas pode-se prever. •O tratamento adequado encurta a duração das crises e pode preveni-las. outras pessoas recaem repetidas vezes em certas alturas do ano (caso não estejam tratadas).

.TIPOS DE TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR  TIPO I . Antigamente.forma clássica em que o paciente apresenta pelo menos um episódio maniaco alternado com período de depressão profunda. o transtorno bipolar do tipo I era chamado de depressão maníaca.

Nunca apresentam episódios maníacos completos. Em vez disso. Esses episódios alternam-se com episódios de depressão. apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania).TIPO II .caracteriza-se por apresentar episódios de hipomania com depressão. CICLOTIMIA . .forma leve de transtorno bipolar que envolve oscilações de humor menos graves.

Depois de uma crise de depressão ou mania volta-se ao normal ? •Em geral. restringindo de forma marcante a sua capacidade de adaptação e autonomia. a vida da pessoa complica-se e perturba-se muito. •O tratamento adequado para a prevenção das crises (se são graves e/ou frequentes) é essencial para evitar os muitos riscos inerentes à doença. no plano social. devido às consequências dramáticas que as crises podem ter. sim. No entanto. . familiar e individual.

Quando um dos pais apresenta Transtorno Bipolar. . perda de uma pessoa importante. existe de 25 a 50% de o filho adquirir Transtorno Bipolar. serotonina.Dificuldades financeiras.CAUSAS  Biológicas – Neurotransmissores: adrenalina. . doença na família.  Genéticas  Psicossociais . entre outros. dopamina. uso de drogas. podem contribuir para o desencadeamento da doença.

Avaliação clínica e Histórico pessoal Histórico familiar     exames complementares (TAC)   Normal Mania . Resposta aos fármacos. podendo ser confundido com depressão unipolar.DIAGNÓSTICO  Difícil diagnóstico. Sinais e sintomas aparentes. Curso dos sintomas ou manifestações do comportamento.

Carbamazepina. lomotrigina. Os quadros agudos requerem contenção imediata dos sintomas através da farmacologia: estabilizadores do humor (Carbonato de Lítio.TRATAMENTO DO TRANSTORNO BIPOLAR  O tratamento envolve tratamento especifico nas fases agudas e terapia de manutenção.) antidepressivos (se necessário) antipsicóticos (se necessário)     . topiramato. Ácido Valpróico.

.

DEPRESSÃO UNIPOLAR TRANSTORNO POR DÉFICE DE ATENÇÃO COM HIPERACTIVIDADE ESQUIZOFRENIA TRASTORNO BIPOLAR TRANSTORNOS ORGÂNICOS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE TRANSTORNO POR CONSUMO DE SUSTANCIAS .

FAMOSOS… e BIPOLARES Na Musica: Mozart Elvis Presley Britney Spears Axl Rose (vocalista dos Guns n’ Roses) .

FAMOSOS… e BIPOLARES No Cinema e Arte: Marilyn Monroe Robin Williams Van Gogh Jean -Claude Van Damme Michelangelo Jim Carrey .

FAMOSOS… e BIPOLARES Na Politica: Napoleão Bonaparte Escritores: Winston Churchill Abraham Lincoln Fernando Pessoa Charles Dickens .

.

Nome: Data e local de nascimento: Área(s) em que se destacou: Dados relevantes: Idade de Diagnóstico da Bipolaridade: .