You are on page 1of 7

APRESENTAO:

H2 pera texto de Luis Srgio Ramos, discutir a escassez a gua no planeta e a sexta montagem da Arte Sintonia Companhia de Teatro, de Salvador Bahia. Estreou em Julho de 2009 no Teatro SESI Rio Vermelho seguindo temporada no Teatro Xisto Bahia. A montagem voltada para o publico infantil juvenil. Estudiosos prevem que em breve a gua ser causa principal de conflitos entre naes. H sinais dessa tenso em reas do planeta como Oriente Mdio e frica. Mas tambm os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotveis, vem algumas de suas cidades sofrerem falta de gua. A distribuio desigual causa maior de problemas. Entre os pases, o Brasil privilegiado com 12% da gua doce superficial no mundo. Dentro de 20 anos, uma proporo de dois teros da populao do mundo deve enfrentar escassez de gua. A escassez de gua um problema ambiental cujos impactos tedem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hdrico no seja revisto pelos pases. Atualmente, mais de um bilho de pessoas j no tm acesso a gua limpa suficiente para suprir suas necessidades bsicas dirias. H2pera a sexta montagem da Arte Sintonia Companhia de Teatro que, desde quando fez sua primeira apresentao, em maio de 1998, a Cia Arte Sintonia mostrou-se promissora, e hoje, uma dcada depois j est entre os principais grupos de teatro da Bahia por conta das montagens que traz em seu repertrio como Pedao de Mim Musical baseado na Obra de Chico Buarque, A Lei e o Rei Comdia Musical de Frota, Supernordestinos Contra o Monstro da Mandioca Musical infanto-juvenil de Elisio Lopes Jr e Zona Contaminada, musical baseado na obra de Caio Fernando Abreu com msicas de Cazuza, do qual foi indicado ao Prmio Braskem de Teatro e ainda outras cinco indicaes ao Festival Ipitanga de Teato (FIT), de onde alcanou premiao de Melhor Atriz para Lvia Frana e Melhor Iluminao para Elsio Lopes Jr. Atualmente a Cia. est em cartaz com o espetculo SE ACASO VOC CHEGASSE uma homenagem a Elza Soares.

JUSTIFICATIVA:
H2pera marcou os dez anos de existncia da Arte Sintonia Companhia de Teatro, sendo uma montagem indita na Bahia. A escolha do texto deu-se pela necessidade de falar de um tema recorrente nas nossas vidas, nas vidas do povo brasileiro: A escassez da gua. Como forma de despertar a conscincia das crianas e de seus pais, no somente em relao escassez da gua, mas tambm em relao ao meio ambiente, a montagem trar figurinos e cenrios confeccionados a partir de material reciclado. A gua um recurso estratgico para a humanidade, pois mantm a vida no planeta Terra, sustenta a biodiversidade e a produo de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. Embora dependam da gua para sua sobrevivncia e para o desenvolvimento econmico e social, as sociedades humanas poluem e degradam este recurso. A Arte Sintonia Companhia de Teatro, de Salvador - BA vem trabalhando na busca do enaltecimento do teatro brasileiro e na construo de uma linguagem que se preocupa com a insero da msica e da dana no Teatro. Transmitir a experincia e o conhecimento dos artistas engajados no projeto aos espectadores. Difundir a jovens e adultos o consumo de cultura, incentivando-os a freqentar as salas de teatro, com o intuito de fomentar a formao de platia e novos admiradores das Artes. A Companhia acredita na necessidade de valorizar as artes como veculo de informao, formao e incluso social, alm de acreditar na arte e na tecnologia como um fator determinante da transformao social.

OBJETIVOS:
- Geral:

Apresentar para crianas e adolescentes um espetculo ldico que discute a importncia da preservao da natureza e da relao do homem com o meio ambiente.

- Especficos: QUIPE TCNICA: Texto: Luis Srgio Ramos Direo: Antnio Marques Direo Musical: Marcelo Issa Direo Coreogrfica: Cristiane Florentino Elenco: Denise Correia, Gilson Garcia, Josi Varjo, Leonardo Freitas e Lvia Frana. Preparao Vocal: Manuela Rodrigues Cenrio: Rodrigo Frota Maquiagem e Figurinos: Agamenon de Abreu Iluminao: Antnio Kika Produo: Antnio Marques Realizao: Arte Sintonia Companhia de Teatro Promover uma discusso sobre as relaes humanas; Promover um debate sobre a escassez da gua; Despertar nas crianas uma atitude poltica em relao a preservao do meio ambiente; Trabalhar com a conscincia ambiental no apenas na semana do meio ambiente, mais diariamente; Valorizar a dramaturgia brasileira.

O AUTOR:
Luis Srgio Ramos autor e diretor. No Rio de Janeiro e em So Paulo, onde morou, dirigiu os espetculos Se o ascendente de mame fosse aqurio e Enquanto a era de capricrnio no vem ambas de sua autoria, essa ultima era sobre os 500 anos do Descobrimento da Amrica, tendo viajado pelo sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Foi premiado como Melhor Autor de 1995 e 1996, recebendo o Trofu Bahia Aplaude pelos seguintes textos: Um prato de mingau para Helga Brown e A Bssola de rsula.

O DIRETOR:
Formado em Direo Teatral pela Universidade Federal da Bahia, em Artes Plsticas pela Universidade Catlica do Salvador e Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paran, Antnio Marques diretor da Arte Sintonia Companhia de Teatro desde a sua formao em 2000 onde dirigiu os espetculos Um Cravo na Lapela, A Serpente, Pedao de Mim, A Lei e o Rei, Supernordestinos Contra o Monstro da Mandioca e Zona Contaminada. Em 2008 dirigiu O Submarino, comdia de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa com Diogo Lopes Filho e Mrcia Andrade. Fez curso de Direo Teatral com Fernando Guerreiro e de Dramaturgia com Aninha Franco.

RELEASE: H2pera diverte e educa sobre o respeito natureza


Por meio de um texto bastante criativo e de encenaes que divertem e educam ao mesmo tempo, o espetculo teatral infanto-juvenil H2pera revela-se uma tima opo cultural para as crianas e acompanhantes de todas as idades. Realizada pela Arte Sintonia Companhia de Teatro, a pea composta com cenas dinmicas, mantendo o pblico entretido com a histria, representada pelo elenco da companhia. Com direo de Antnio Marques, H2pera retrata as aventuras de trs crianas estudantes que, por causa de uma retaliao a travessuras na escola, so orientados a fazer uma pesquisa sobre a escassez da gua no planeta. Os estudantes, ento decidem fazer uma pesquisa de campo ecolgica, onde embarcam numa viagem fantastica, entrando em contato com elementos da natureza e com os problemas que esta enfrenta atualmente devido aos estragos causados pelo homem. H ainda espao para figuras folclricas do universo infantil brasileiro e personagens msticos que ajudam a despertar a conscincia para a importncia do respeito ao meio-ambiente. O texto, de Lus Srgio Ramos conta ainda com aspectos informativos de destaque para a educao ambiental e, na maior parte do espetculo, feito em cima de rimas e msicas que do vida ao espetculo. Tal caracterstica enriquece a pea, criando uma atmosfera ldica e descontrada, permitindo tambm momentos de interao com a platia. Fernando Gomes (Jornalista)

CONTATO: E-mail: artesintonia@gmail.com Lvia Frana Atriz (71) 8818-6537/ 9247-5997 Antnio Marques Diretor / Produtor (71) 8175-8024 / 8846-1928

You might also like