You are on page 1of 8

HCA – 12º ANO MÓ.

9: A CULTURA DA GARE O IMPRESSIONISMO E MONET
ESAAA

Paris). . que ironizara sobre o título do quadro de Claude MONET na 1ª exposição feita em Paris (1874) pela associação de artistas da nova pintura: “Impression soleil levant” (Museu Marmettant.Como surgiu o nome do movimento  O nome foi dado ao movimento pelo crítico de arte Leroy.

Frédéric Bazille. O tipo de impressionismo mais fácil de apreender é o da pintura de paisagem de que Monet foi o líder. para além de Monet outros que seguiram variantes e linhas específicas como: Edouard Manet. entre 1870 e 1880. 2º) a expressão somente dada à cor. Edgar Degas. Camille Pissarre e mais tarde Paul Gauguin (simbolismo) e Georges Seurat (neo-impressionismo ou divisionismo). mas permanecendo uma expressão de alegria e de optimismo. . No essencial. O impressionismo aponta para uma dissolução das formas. Todos este artistas respondem a dois princípios fundamentais do impressionismo: 1º) desejo de captar o mundo exterior nos seus aspectos mutantes.Artistas da nova geração impressionsita:       Estes novos artistas eram. o impressionismo desenvolveu-se em Paris com estes artistas. Auguste Renoir. Alfred Sisley. Separou-se nitidamente da tradição europeia pelos seus propósitos e técnica. Paul Cézanne.

A qualidade técnica mais notória dos impressionistas foi a de usarem uma gama de cores mais claras do que todos os pintores até então. Pissarro e Renoir pintaram as margens do Sena e do Oise. mas mais tarde afectou também as árvores. desligando-se de qualquer objectividade e de qualquer paixão humana: os impressionistas pintaram cabanas e não palácios. margens de rio ao invés de jardins cuidados. A composição dos impressionistas foi de luz e não de objectos. a nova maneira impressionista só atingiu a água. os impressionistas interpretaram a natureza inteira. casas. E preferiram justapor cores na tela do que as misturarem na paleta. O impressionismo foi uma reacção ao realismo e mesmo ao romantismo. Através da luz. equilíbrio ou mesmo a perspectiva. Estavam atentos aos efeitos da luz na água. a sua aparência. Daí que dispense a repartição adequadas das imagens. . operários ao invés de aristocratas. o céu e até a figura humana. Numa primeira fase. ao movimento e às divisões da cor produzidas pela transparência da água. raparigas do povo ao invés de damas.     Monet. Procuraram transmitir não a realidade mas sim a sua percepção.

que o retratou nesta foto acima em 1899 Trabalhou com Auguste Renoir e Alfred Sisley Preocupou-se com o efeito das luzes. em rápidas pinceladas Sofreu de cataratas no fim da vida. criticando o ensino académico Era amigo do fotógrafo Nadar.Quem era Claude Monet ?       1840-1926 Estudou pintura relativamente tarde e por meios pouco convencionais. o que afectou o seu trabalho Casa de Monet em Argenteuil .

pintando em série o mesmo motivo com diferentes iluminações. Nenúfares. . para benefício da vibração da cor. de água em Giverny. Deixou-se absorver pela contemplação dos reflexos coloridos no seu jardim. Foi ele que inventou.    Consagrou a sua arte à análise dos fenómenos luminosos.A pintura de Monet 1899. o processo da divisão do tom.

a obra muda. . a visão muda. em diferentes horários e perspectivas e cujas obras expôs em 1895.A luz muda.   Catedral de Rouen: pintou 20 vezes este monumento. A pintura de Monert foi rejeitada e o pintor sofreu uma crise financeira...

. dando preferência à água. O impressionismo representa o fim de uma civilização estética e contém a semente de novas propostas que irão germinar como o expressionismo. abolindo definitivamente a predominância do desenho na pintura. Monet foi o principal impressionista na pintura ao ar livre. pintaram com cores claras e alegres temas simples do seu quotidiano. Os pintores impressionistas pintaram aspectos mutantes da luz.Conclusões:      O impressionismo é um movimento que assenta a sua inspiração e técnica no tratamento da luz e da cor e na diluição das formas. O impressionismo foi rejeitado e incompreendido na sua época. o fauvismo e o cubismo. por um público educado no gosto conservador do academismo.