You are on page 1of 37

LIES BBLICAS - CPAD 1 TRIMESTRE DE 2014

LIO 4

A Celebrao da Primeira Pscoa Prof. Ms. Natalino das Neves

www.natalinodasneves.blogspot.com.br

LEITURA BBLICA

xodo 12:1-11
1 - E falou o SENHOR a Moiss e a Aro na terra do Egito, dizendo: 2 - Este mesmo ms vos ser o princpio dos meses; este vos ser o primeiro dos meses do ano. 3 - Falai a toda a congregao de Israel, dizendo: Aos dez deste ms, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa. 4 - Mas, se a famlia for pequena para um cordeiro, ento, tome um s com seu vizinho perto de sua casa, conforme o nmero das almas; conforme o comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro.

xodo 12:1-11
5 - O cordeiro, ou cabrito, ser sem mcula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras 6 - e o guardareis at ao dcimo quarto dia deste ms, e todo o ajuntamento da congregao de Israel o sacrificar tarde.

7 - E tomaro do sangue e p-lo-o em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 - E naquela noite comero a carne assada no fogo, com pes asmos; com ervas amargosas a comero.

xodo 12:1-11

9 - No comereis dele nada cru, nem cozido em gua, seno assado ao fogo; a cabea com os ps e com a fressura. 10 - E nada dele deixareis at pela manh; mas o que dele ficar at pela manh, queimareis no fogo. 11 - Assim, pois, o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos ps, e o vosso cajado na mo; e o comereis apressadamente; esta a Pscoa do SENHOR.

OBJETIVOS PROPOSTOS

Aps esta aula, o aluno dever estar apto a:


1. Analisar o significado da Pscoa para os israelitas, egpcios e para os cristos*. 2. Saber quais eram os elementos principais da Pscoa*.

3. Conscientizar-se Pscoa*.
4. Aplicar na aprendido. sua

de

que

Cristo
diria

nossa

prtica

contedo

* Objetivos propostos na revista Lies Bblicas da CPAD.

INTRODUO

INTRODUO
A ltima das pragas sobre o Egito se tornou na mais importante festa dos judeus. A utilizao do sangue do carneiro como proteo para as famlias passa a ter um significado fundamental ao cristianismo. A prpria Bblia corrobora com a analogia do cordeiro pascal com Cristo. A pscoa tem significado diferente para o povo judeu e para o cristos: libertao nacional x libertao espiritual.

I. A PSCOA

I. A PSCOA

10 praga a morte dos primognitos.


Instituda para celebrar a noite em que Deus poupou da morte todos os primognitos hebreus por meio do sangue do cordeiro aspergido nos umbrais das portas. O sangue do cordeiro foi a marca da salvao das famlias hebreias.

I. A PSCOA

O marco inicial para a libertao de Israel do cativeiro egpcio A Pscoa deveria ser celebrada no ms de Abib (maro/abril em nosso calendrio) continuadamente para relembrar o fato.

A PASCOA

SEU SIGNIFICADO Juzo divino: 1. Deus de misericrdia (2 Pe 3:9b) 2. Justo Juiz (Sl 7:11)

Para os Egpcios

Libertao de uma nao: Choro nas casas egpcias e alegria e esperana na casa dos Para os hebreus. Hebreus A escravido passou a fazer parte do passado. Em busca de terra prpria para a nao (promessa de Deus). Libertao da escravido espiritual: ramos escravos do pecado e do opressor de nossas Para os almas; Cristos Cristo, nosso Cordeiro Pascal, derramou seu sangue para redimir todos pecadores que se arrepende (1 Co 5:7); O sangue de um nico cordeiro pascal (Cristo) suficiente para a remisso do mundo todo (Jo 3:16).
Fonte: Lies Bblicas da CPAD adaptado.

Aplicao prtica

O significado da Pscoa para os cristos superior, pois trata de uma libertao espiritual! Voc tem sido grato pela libertao que Cristo proporcionou na cruz? Como? Devemos relembrar, sendo grato, at que ele volte!

II. - OS ELEMENTOS DA PSCOA

II. - OS ELEMENTOS DA PSCOA

1. O po:
Deveria ser assado sem fermento, pois no havia tempo para que o po pudesse crescer (E 12.8,11,34-36). A sada do Egito deveria ser rpida.

Com o tempo a falta de fermento passou a representar tambm purificao.

II. - OS ELEMENTOS DA PSCOA

2. As ervas amargas (E 12:8): Simbolizavam toda a amargura e aflio enfrentadas no cativeiro. Foram 430 anos de opresso, angstia sob o jugo Egpcio. dor e

II. - OS ELEMENTOS DA PSCOA 3. O cordeiro (E 12:3-7): O cordeiro deveria ser separado para o sacrifcio at ao dcimo quarto dia (E 12:36), pois no poderia ter defeito (E 12:5); Nenhum osso do quebrado (E 12.46); cordeiro poderia ser

Seu sangue aspergido nos umbrais das portas; O sangue era uma proteo e um smbolo da obedincia.

A desobedincia seria paga com a morte.

Aplicao prtica

Os elementos da pscoa tinham significados especficos para o povo hebreu. Eram smbolos para lembrar a ao de Deus na vida daquele povo. Voc tem lembrado dos feitos de Deus em sua vida?

Tem sido grato?

III. CRISTO, NOSSA PSCOA

III. CRISTO, NOSSA PSCOA

Jesus, o Po da Vida (Jo 6.35,48,51).


A fome espiritual somente o Po da Vida (espiritual) pode saci-la (Jo 6:35). Sem Ele no possvel a nossa reconciliao com Deus (2 Co 5.19).

Somente ele pode dar a vida eterna com Deus.

III. CRISTO, NOSSA PSCOA Jesus, o Cordeiro de Deus (Jo 1.29).

Cristo foi testado e defeito (1 Pe 1.18,19).

aprovado

sem

Nenhum osso de Cristo foi quebrado (E 12.46; Jo 19.33-36). Cristo o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29). Quem estiver debaixo do sangue vertido pelo Cordeiro Pascal est protegido da ira de Deus.

III. CRISTO, NOSSA PSCOA O sangue de Cristo (1 Co 5.7; Rm 5.8,9). No Egito, o sangue do cordeiro era proteo exclusiva para os hebreus. O sangue de Cristo redime todas as pessoas que creem nele e no seu sacrifcio na cruz.

O cordeiro pascal substitua somente o primognito, enquanto Cristo substituiu toda a humanidade na cruz (Rm 3:12,23).

III. CRISTO, NOSSA PSCOA 3. A Santa Ceia.

A Ceia do Senhor um memorial da morte de Cristo e uma alerta sobre sua vinda (1 Co 11:24,25). A participao na Ceia significa estar preparado para a volta de Cristo (1 Co 11.27-32).
Por isso, devemos examinar nossas atitudes e buscar continuamente a comunho com Deus.

Aplicao prtica

Voc tem reconhecido e valorizado o sacrifcio de cristo? Cristo deu a vida por voc, no despreze o que ele conquistou por voc!

CONSIDERAES FINAIS

Nesta lio nos aprendemos que:

1. A Pscoa tem um significado diferente, em especial, para os hebreus e os cristos.

2. Os elementos da Pscoa tem um significado especial para a histria do povo hebreu/de Israel.

3. Cristo o nosso Cordeiro Pascal e nosso libertador. Glria a Deus por isso!!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARCHER JUNIOR, GLEASON L. Merece confiana o Antigo Testamento? 4 Edio. So Paulo: Vida Nova, 1991. COHEN, Armando Chaves. xodo. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

CERESKO, Anthony. Introduo ao Antigo Testamento numa perspectiva libertadora. Rio de Janeiro: Paulus, 1996. HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco. 2 Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
HOFF, Paul. O Pentateuco. So Paulo: Vida, 1997.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MERRILL, Eugene H. Histria de Israel no Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

RENDTORFF, Rolf. Antigo Testamento: uma introduo. So Paulo: Academia Crist, 2009.
SHREINER, Josef. Palavra e Mensagem do Antigo Testamento. So Paulo: Teolgica, 2004.

IEADSJP Igreja Evanglica Assembleia de Deus de So Jos dos Pinhais www.adsaojosedospinhais.com.br www.redemaoamiga.com.br Pr. Presidente: Ival Teodoro da Silva Pr. Vice-Presidente: Eurico Deraldo Santana

Comentrios: Ev. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br natalino6612@gmail.com (41) 8409 8094 / 3076 3589

FAVOR DIVULGAR PARA SUA REDE SOCIAL

You might also like