You are on page 1of 10

Tcnico/a produo agrria Plantas ornamentais

Formador: Paulo Rodrigues Tcnica convidada: Diana Amaro

Formanda: Patrcia Silva

Identificao
Classificao cientifica:
Reino: Famlia: Gnero: Espcie: Plantae Violaceae Viola L. V. tricolor

Foi originada na Europa e na sia.

Os amores perfeitos so plantas herbceas que podem ter 25 cm de altura.


O seu nome cientifico Viola X. Wittrockiana Gams Inltegi, ILL.FL. Mitteleur.

Caracterizao
Os amores perfeitos so plantas de exterior, que se podem utilizar em interiores com o objetivo de adornar a casa. As suas folhas so pecioladas, pequenas e opostas. Sua colorao costuma ser um verde brilhante.

As flores so hermafroditas, solitrias ou dispostas em cachos ou espigas. So flores grandes( 35 a 55 mm) com ptalas imbricadas. So raramente germinadas, corola zingo mrfica com a ptala inferior esporoada.


O suporte da raiz de 11cm. Podem ter vrias cores tais como amarelo, branco, laranja, marrom, vermelho e outros tons diversos que vo do azul ao roxo muito escuro. Podem apresentar mais que uma cor numa flor. Caule verde flexvel e ramificado.

Cuidados/Exigncias
Este tipo de plantas precisam estar em ambientes com meia sombra. Embora o amor perfeito goste de 6 horas de sol por dia, no tolera a luz solar muito intensa. Floresce durante o Inverno e na Primavera. O ideal buscar uma temperatura diurna em 20C.

Dias longos (12 a 13 horas de luz) aumentam o nmero de flores e dias curtos produzem plantas mais compactas. Durante a estao fria, uma temperatura noturna de 15C promover florao adiantada e abundante. Temperaturas abaixo de 15C promovero uma planta mais firme, mas aumentaro o perodo e retardaro o florescimento.


preciso adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodo e tambm usar fosforita, superfosfato, termofosfato ou NPK rico em P. A rega deve ser feita diariamente no incio e semanalmente aps a fixao das razes. Nos meses mais quentes aconselha-se regar duas a trs vezes por semana e nos meses mais frios uma vez por semana.
A flor precisa de ser protegida de ventos fortes.


O substrato deve ser de elevada porosidade e espao de aerao porque esta espcie cultivada nas estaes frias. O PH deve ser mantidos em valores menores de 6,5 para evitar a ocorrncia do fungo Thielaviopsis sp., que desenvolve leses pretas nas razes, amarelecimento e morte das folhas mais velhas (com a raiz ainda viva).

Eliminar as flores velhas favorece o aparecimento de outras e prolonga o tempo de florao.

Curiosidades
Sabiam que: Os amores perfeitos eram uma flor muito valorizada na Grcia Antiga, e os atenienses usavam uma coroa dessas flores para combater a dor de cabea e enjoo. Alm disso, acreditavam que tinham a capacidade de acalmar a ira. Os chineses tambm usavam a flor com o mesmo propsito. Celtas e Romanos preparavam cosmticos e perfumes com a flor. Na Idade Mdia, feiticeiros acreditavam que elas tinham o poder de afastar o mal.


Na Inglaterra a flor foi tambm usada para produzir uma poo do amor. Eles acreditavam que ao colocar essa poo nos olhos de uma pessoa adormecida, ela se apaixonaria pela primeira pessoa que visse quando acordasse. A flor amor-perfeito j foi usada como agente teraputico no tratamento de eczema infantil, infees cutneas, reumatismo, debilidade nervosa, cansao, doenas cardacas nervosas e ictercia. Juntamente com mel, a flor tambm constitui uma pomada que ajuda a cicatrizar feridas. Apresenta caractersticas de um bom expetorante e tambm fortalece os vasos sanguneos. usada para limpeza de pele e como loo capilar contra a queda do cabelo.

FIM

You might also like