You are on page 1of 33

DIREITO CIVIL II Profa. Dra.

Edna Raquel Hogemann


AULA 13

MODALIDADES DAS OBRIGAES V

AULA 13

CONTEDO DE NOSSA AULA


1. Obrigao solidria 1.1. Distino entre a obrigao solidria e a indivisvel 1.2. Riscos e responsabilidade 1.3. Vantagens 1.4. Conseqncias 1.5. Renncia 1.6. Inadimplemento

CASO CONCRETO 1 Quatro amigos fazem planos para passar as frias de 20 dias num resort paradisaco localizado numa praia particular, no Caribe, mas como nenhum dos quatro tem dinheiro suficiente para tornar o sonho realiadade, resolvem fazer um emprstimo como o Dr. Eugenio, famoso empresrio local. Assim, l se vo Antonio, Bruno, Carlos e Daniel passear, depois de os quatro terem assinado a nota promissria de 40 mil reais a favor de Dr. Eugenio, que ir vencer em 90 dias. Findo este prazo e preocupado em honrar o compromisso, Antonio procura Dr. Eugenio e salda a totalidade da dvida. Pergunta-se:

a) Como a dvida foi assumida pelos quatro amigos, pode o credor aceitar o pagamento total realizado somente por um dos devedores? b) Antonio poder cobrar dos amigos co-devedores a cota de cada um deles exigindo a mesma solidariedade existente em relao dvida com o Dr. Eugenio?

CASO CONCRETO 2 Quando souberam da dfcil situao financeira de Haroldinho, seus melhores amigos Ricardo e Carlito resolveram juntar uma grana e emprestaram 10 mil reais a Haroldinho optando por uma obrigao solidria ativa. Na data aprazada Haroldinho procurou Carlito e devolveu a ele o dinheiro emprestado sem que Ricardo tomasse conhecimento de nada e sem sua autorizao para que fosse Carlito a receber o pagamento. At porque Ricardo e Haroldinho sabem que Carlito nunca foi muito responsvel quando o negcio dinehiro Ocorre que Carlito sumiu com todo o dinheiro. Duas semanas depois, Ricardo procura Haroldinho exigindo que ele pague sua cota-parte da dvida, alegando ter sido lesando por Carlito e que a dvida era contra os dois e por isso deveria obrigatoriamente ter sido paga aos dois e no a um s. Aps a leitura do caso acima, responda:

a) Ricardo est com razo? Porqu ? b) Ricardo pode cobrar Haroldinho por ter pago a Carlito toda a dvida sabendo de sua irresponsabilidade nos negcios ? c) Imagine que Haroldinho no pagou o emprstimo e Ricardo o est executando judicialmente, poderia Haroldinho ainda pagar tudo a Carlito ? d) Por que a solidariedade ativa rara ?

QUESTO OBJETIVA No Direito das Obrigaes, (A) a solidariedade, de acordo com a lei, nunca ser presumida, pois
depender exclusivamente da vontade das partes. (B) se um dos devedores solidrios falecer deixando herdeiros, nenhum destes ser obrigado a pagar seno a quota que corresponder ao seu quinho hereditrio, salvo se a obrigao for divisvel; mas todos reunidos sero considerados como um devedor solidrio em relao aos demais devedores. (C) enquanto o julgamento contrrio a um dos credores solidrios no atinge os demais, o favorvel, como regra geral, aproveita-lhes. (D) o credor no pode renunciar solidariedade em favor de um ou de alguns dos devedores, em razo do princpio da indivisibilidade da obrigao solidria. (E) impossibilitando-se a prestao por culpa de um dos devedores solidrios, subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente, mais perdas e danos.

Obrigao solidria
Como vimos na aula passada, quando numa obrigao indivisvel concorrem vrios devedores, todos esto obrigados pela dvida toda, como se existisse uma solidariedade entre eles (art. 259). Portanto, se vrias pessoas devem coisa indivisvel, a obrigao tambm solidria. Mas pode haver obrigao solidria mesmo de coisa divisvel devida por vrias pessoas.

Conceito legal: h solidariedade quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito ou com responsabilidade pela dvida toda, como se fosse o nico (art.264).

"A obrigao ser solidria quando a totalidade do seu objeto puder ser reclamada por qualquer dos credores ou qualquer dos devedores", o que nos ensina Venosa.

Ateno!!!
Nessa obrigao o efeito fundamental o mesmo das obrigaes indivisveis, mas nesse caso a possibilidade de reclamar a totalidade no deriva da natureza da prestao, mas da vontade das partes ou da lei; como pode ser observado no art. 265 do Cdigo Civil.

Caractersticas:
Podem ser ressaltadas, a princpio, duas importantes caractersticas: 1. a unidade da prestao (qualquer que seja o nmero de credores ou devedores, a prestao nica) e, 2. a pluralidade e independncia do vnculo.

A independncia do vnculo causa algumas consequncias: 1. a prestao pode ser pura e simples para algum dos devedores e pode estar sujeita condio, ao prazo ou encargo para outros segundo art. 266; 2. nulidade, quando a obrigao pode ser nula para um e vlida quanto aos demais; 3. um devedor pode ser exonerado da sua parte da dvida, contudo, permanece a obrigao.

Fontes da solidariedade
Esto dispostas no art. 265. So fontes a lei e o contrato, na verdade baseado no consensualismo, pois, a obrigao solidria possui um verdadeiro carter de exceo dentro do sistema e no pode ser admitida obrigao solidria fora da lei e do contrato.

Distino entre a obrigao solidria e a indivisvel 1. Na obrigao indivisvel impossvel pagar por
partes, pois resulta da natureza da prestao (ex: cavalo, lote urbano, diamante, barco, fazer um quadro, etc). J a obrigao solidria at poderia ser paga por partes, mas por fora de contrato no pode, tratando-se de uma garantia para favorecer o credor. Na solidariedade cada devedor deve tudo, na indivisibilidade cada devedor s deve uma parte, mas tem que pagar tudo diante da natureza da prestao.

2. Pelas suas caractersticas a solidariedade no se


presume, decorre de contrato ou da lei ( art. 265). Exemplo de solidariedade decorrente de lei o patro que responde pelos danos causados a terceiros por seu empregado (art. 932, III, 942 e p).

3. Pode haver obrigao solidria de coisa divisvel


(ex: dinheiro), de modo que todos os devedores vo responder integralmente pela dvida, mesmo sendo coisa divisvel. Tal solidariedade nas coisas divisveis serve para reforar o vnculo e facilitar a cobrana pelo credor.

4. O devedor a vrios credores de coisa indivisvel


precisa pagar a todos os credores juntos (art. 260, I), mas o devedor a vrios credores solidrios se desobriga pagando a qualquer deles (art. 269).

5. Se a coisa devida em obrigao solidria perece,


converte-se em perdas e danos, torna-se divisvel, mas permanece a solidariedade (arts. 271 e 279). Se a coisa devida em obrigao indivisvel perece, converte-se em perdas e danos e os co-devedores deixam de ser responsveis pelo todo (art. 263).

6. O devedor de obrigao solidria que paga sozinho a


dvida ao credor, vai cobrar dos demais co-devedores a quota de cada um, sem solidariedade entre estes, j que no se presume (arts. 265 e 283). Ento A, B e C devem solidariamente dinheiro a D. Se A pagar a dvida toda ao credor, A vai cobrar a quota de B e C sem solidariedade entre B e C. Vide o caso concreto n 01

Elementos da obrigao solidria:


a) multiplicidade de credores ou de devedores, ou ainda, de uns e de outros; b) unidade de prestao; c) co-responsabilidade dos interessados.

Solidariedade ativa e passiva


a) solidariedade ativa - que consiste na variedade de credores, todos podem cobrar a dvida por inteiro. No muito utilizada.

A solidariedade ativa possui efeitos como: 1. o pagamento feito a um dos credores, a compensao, a novao e a remisso da dvida feita por um dos credores qualquer dos devedores extingue tambm a obrigao, segundo art.269 pargrafo nico; 2. a constituio em mora feita por um dos co-devedores favorece a todos os demais; 3. a interrupo da prescrio por um dos credores beneficia os demais (art.204 1), no entanto, a suspenso da prescrio em favor de um dos credores solidrios s aproveitar aos outros se o objeto da obrigao for indivisvel (art.201 C.C./02) 3. a renncia da prescrio em face de um dos credores aproveitar aos demais; qualquer credor poder propor a cobrana do crdito.

b) Solidariedade passiva aquela que obriga todos os devedores ao pagamento total da dvida; a sua importncia enorme na vida negocial, por que se trata de meio eficiente de garantia de reforo do vnculo, facilitando a obrigatoriedade d prestao. Neste caso necessrio que haja insolvncia de todos os devedores para que o credor fique insatisfeito.

Principais efeitos da obrigao solidria passiva


o direito individual de persecuo (art.275 C.C.); a morte de um dos devedores solidrios no extingue a solidariedade (art. 276 C.C.) isso se deve ao fato dos herdeiros responderem pelos dbitos do 'de cujus', desde que no ultrapasse as foras da herana;

Nos casos em que no houver culpa no perecimento ou deteriorao, a obrigao se extingue para todos os devedores, porm, existindo culpa, segundo o art. 279 subsiste para todos o encargo do pagamento do equivalente, respondendo por perdas e danos apenas o que agiu com culpa; excees pessoais e excees gerais segundo o art. 281; que so meios de defesa que podem ser opostos por um ou vrios dos co-devedores e excees gerais so os meios de defesa que podem ser opostos por todos os co-devedores da obrigao solidria (art. 278).

Na solidariedade passiva no se aplica o benefcio de diviso e nem o benefcio de ordem. O que isso?

Pelo benefcio de diviso o devedor pode exigir a citao de todos os coobrigados no processo para juntos se defenderem. Isto ruim para o credor porque atrasa o processo, por isso a solidariedade passiva no concede tal benefcio aos co-devedores.

Pelo benefcio de ordem, o coobrigado tem o direito de ver executado primeiro os bens do devedor principal (ex: fiana, 827). Mas o fiador pode renunciar ao benefcio de ordem e se equiparar ao devedor solidrio (828, II). O avalista nunca tem benefcio de ordem, sempre devedor solidrio, por isso se algum amigo da ona lhe pedir para ser avalista no aceite, mas se ele insistir seja seu fiador com benefcio de ordem, mas jamais fiador-solidrio ou avalista.

Fiana e aval so exemplos de solidariedade passiva decorrente de acordo de vontades. Ento a Universidade quando financia o curso de um estudante, geralmente exige um fiador ou um avalista (art. 897), de modo que se o devedor no pagar a dvida no vencimento, o credor ir processar o devedor, o fiador ou o avalista.

Ao observarmos todos os aspectos das obrigaes solidrias, podemos crer que uma modaliade obrigacional bastante comum e que por estar em voga no mundo jurdico e em grande parte dos contratos, deve ser tratada com absoluta ateno pelos estudiosos do Direito brasileiro.

Por hoje s!
No esquea de ler o material didtico para a prxima aula e de fazer os exerccios que esto na webaula.

You might also like