You are on page 1of 27

GSO 1 Gesto de Sistemas Operacionais

Professores
Luciano Sbragi Crecente LSCRECENTE@GMAIL.COM Oseas Teles dos Santos oseasteles@gmail.com
GSO 1 - Professor Luciano 1

O que um sistema operacional?


Um sistema operacional consiste de um ou um conjunto de programas que compem o software bsico do computador, cuja finalidade a de executar os programas aplicativos e de servir de mediador (interface) entre o computador e seus usurios.

GSO 1 - Professor Luciano

Um sistema operacional deve atender a 3 objetivos principais:


Convenincia Tornar o uso do computador mais conveniente (fcil). Eficincia Tornar eficiente (seguro e justo) o uso e o compartilhamento dos recursos existentes. Evoluo Possibilitar o constante aprimoramento e o desenvolvimento de novas funcionalidades.
GSO 1 - Professor Luciano 3

Numa abordagem macro,


O sistema operacional pode ser visto como a primeira camada de software acima do hardware do computador que se encarrega de suportar e servir de interface entre este e os demais programas aplicativos e utilitrios. (figura 1)

GSO 1 - Professor Luciano

Figura 1 Viso do sistema operacional em camadas.

Aplicativos Utilitrios
Sistema Operacional Hardware

GSO 1 - Professor Luciano

Funes que um sistema operacional deve desempenhar:


Permitir que os programas armazenem e obtenham informaes; Isolar os programas dos detalhes especficos de hardware; Controlar o fluxo de dados entre os componentes de um computador; Permitir que os programas sejam executados sem a interferncia de outros programas; Permitir que os programas independentes cooperem periodicamente e compartilhem informaes; Responder aos erros ou a solicitaes dos usurios; Impor um escalonamento (prioridade) entre programas que solicitam recursos; Facilitar o acesso aos recursos do sistema.
GSO 1 - Professor Luciano 6

Concluindo sistema operacional


O sistema operacional, ento, serve de interface entre o usurio e os recursos disponveis no sistema, tornando esta comunicao transparente e permitindo ao usurio uma utilizao mais eficiente e com menores chances de erros. (figura 2)

GSO 1 - Professor Luciano

Figura 2 Detalhamento da viso do sistema operacional e sua funo.

usurios
Analistas Programadores Sistemas Programas Aplicativos Usurios regulares

Sistema operacional
hardware

Processador

Memria

GSO 1 - Professor Luciano

Mquina de nveis
A viso do sistema operacional atuando como uma camada que faz a ligao entre hardware e aplicativo, utilitrios e usurio leva compreenso da existncia de diferentes nveis, fazendo com que seja possvel encarar o computador como uma mquina de nveis ou camadas. Inicialmente e de forma mais geral, esta organizao tem 2 nveis: o inferior (hardware) e o superior (software). (figura 3)
GSO 1 - Professor Luciano 9

Figura 3 Mquina de nveis em 2 nveis: hardware e software

USURIO

SISTEMA OPERACIONAL

HARDWARE

GSO 1 - Professor Luciano

10

O usurio enxerga a mquina como sendo apenas o sistema operacional, ou seja, como se o hardware no existisse. Esta viso modular e abstrata chamada de mquina virtual, pois na realidade, um computador no possui apenas 2 nveis e sim tantos quanto forem necessrios para adequar-se s diversas aplicaes dos usurios. (figura 4)

GSO 1 - Professor Luciano

11

Figura 4 Mquina de nveis

Aplicativos Utilitrios Sistema Operacional Linguagem de Mquina Microprogramao

Hardware

Dispositivos Fsicos

GSO 1 - Professor Luciano

12

Compreendendo esta estrutura possvel verificar que um sistema operacional se constitui de diversos mdulos que se encarregam da comunicao, alocao e gerenciamento de recursos especficos tais como: Processo Memria Arquivos Entrada e sada Interconexo Alocao da UCP (Scheduling) Segurana e Interface com o usurio.
GSO 1 - Professor Luciano 13

Conceitos de hardware
A estrutura bsica dos recursos de hardware que compem o microcomputador composta pela Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU), a memria principal e os dispositivos de entrada e sada. (figura 5)

GSO 1 - Professor Luciano

14

Figura 5 Estrutura bsica de hardware de um microcomputador

Unidade Central de Processamento


Unidade Lgica e Aritmtica Unidade de controle

Registradores

Dispositivos de entrada e sada

Memria Principal

GSO 1 - Professor Luciano

15

Unidade Central de Processamento


A Unidade Central de Processamento (UCP) ou CPU (Central Processing Unit) tem como principal funo unificar todo o sistema. responsvel pela execuo de todos os programas do sistema.

GSO 1 - Professor Luciano

16

Clock
um dispositivo, localizado na CPU, que gera pulsos eltricos constantes (sncronos) em um mesmo intervalo de tempo (sinal de clock). O sinal do clock utilizado pela unidade de controle para a execuo das instrues. Palavras chaves: overclock, ncleo simples, ncleo duplo, frequencia, MHz. Exemplos: 533 MHz, 1 GHz, 2,2 GHz.
GSO 1 - Professor Luciano 17

Registradores
Na arquitetura de computadores, um registrador uma pequena poro de memria localizada no processador central. Os registradores permitem acessos muito rpidos a dados e so usados para aumentar a velocidade de execuo de programas.

GSO 1 - Professor Luciano

18

Memria principal
Tambm chamada de memria primria ou real, a parte do computador onde so armazenados instrues e dados. conhecida como RAM (Random Acess Memory) ou Memria de Acesso Aleatrio. O acesso ao contedo de posio realizado atravs da especificao de um nmero chamado endereo. O endereo uma referncia nica.

GSO 1 - Professor Luciano

19

Memria Cache
uma memria de alta velocidade. O tempo de acesso a um dado nela armazenado muito menor que se o mesmo estivesse na memria principal. Localizada no processador.

GSO 1 - Professor Luciano

20

Memria secundria
um meio permanente de armazenamento de programas e dados. O acesso mais lento se comparado com o acesso memria cache ou principal.

GSO 1 - Professor Luciano

21

Dispositivos de entrada e sada


So utilizados para permitir a comunicao entre o computador e o mundo exterior. Podem ser divididos em 2 categorias: Dispositivos que so utilizados como memria secundria (disco rgido, disquetes, pen-drive); Dispositivos que servem para interface homem-mquina (teclado, monitor, mouse).
GSO 1 - Professor Luciano 22

Barramento
A UCP, a memria principal e os dispositivos de E/S so interligados atravs de linhas de comunicao chamadas de barramentos. Um barramento (bus) um conjunto de trilhas paralelas por onde trafegam informaes, como dados, endereos e sinais de controle.
GSO 1 - Professor Luciano 23

Conceitos de Software
O Hardware, por si s, no tem a menor utilidade. Para torn-lo til, existe um conjunto de programas, utilizado como interface entre as necessidades do usurio e as capacidades do hardware. O termo utilitrio faz referncia a softwares relacionados mais diretamente com os servios do sistema operacional, como os compiladores, linkers e depuradores. Os softwares desenvolvidos pelos usurios so denominados softwares aplicativos, ou apenas aplicaes.

GSO 1 - Professor Luciano

24

Linguagem de controle
tambm denominada linguagem de comando, a forma mais direta de um usurio se comunicar com o sistema operacional. Esta linguagem oferecida pelo sistema operacional para que, atravs de comandos simples, o usurio possa ter acesso a rotinas especficas do sistema.
GSO 1 - Professor Luciano 25

Para fixao Exerccio 1


O sistema operacional deve atender a 3 objetivos principais. Relacione abaixo: 1-Convenincia 2-Eficincia 3-Evoluo ( 2 ) tornar seguro e justo o uso e o compartilhamento dos recursos existentes; ( 3 ) possibilitar o constante aprimoramento e o desenvolvimento de novas funcionalidades; ( 1 ) tornar o uso do computador mais fcil;
GSO 1 - Professor Luciano 26

Exerccio 2
1234567Conceitos de hardware Unidade Central de Processamento Clock Memria principal Memria Cache Memria secundria Dispositivos de entrada e sada Barramento

(4 ) uma memria de alta velocidade; (6 ) so utilizados para permitir a comunicao entre o computador e o mundo exterior; (5 ) um meio permanente de armazenamento de programas e dados; (7 ) conjunto de trilhas paralelas por onde trafegam informaes, como dados, endereos e sinais de controle; (2 ) gera pulsos eltricos constantes em um mesmo intervalo de tempo; (3 ) conhecida como RAM ou memria de acesso aleatrio; (1 ) responsvel pela execuo de todos os programas do sistema;
GSO 1 - Professor Luciano 27

You might also like