You are on page 1of 16

Fsica ptica

Professor Daniel Okita Uehara

Reflexo da Luz

REFLEXO o fenmeno que consiste no fato da luz voltar a se propagar no meio de origem, aps incidir sobre um objeto ou superfcie.
possvel esquematizar a reflexo de um raio de luz, ao atingir uma superfcie polida, da seguinte forma:

Reflexo da Luz

Conceitos IMPORTANTES!
- Reta NORMAL: Reta perpendicular ao espelho, utilizada para medio dos ngulos de incidncia e reflexo. - ngulo de INCIDNCIA: o ngulo no qual um feixe de luz sobrevm numa face espelhada. - ngulo de REFLEXO: o ngulo no qual um feixe de luz provm de uma face espelhada.

Reflexo da Luz

Leis da Reflexo:
- 1 Lei: O raio incidente e o raio refletido, assim como a reta normal superfcie, pertencem ao mesmo plano (ou seja, so coplanares!) - 2 Lei: O ngulo de incidncia sempre igual ao ngulo de reflexo i = r

Exerccio!

(PUC-SP) O ngulo de incidncia, em um espelho plano, de 30. Qual o valor do ngulo formado entre o raio refletido e a superfcie do espelho?

Espelhos Planos

Qualquer superfcie plana que seja capaz de refletir a luz incidente pode ser chamada de espelho plano!
Assim, eles podem ser encontrados em diversos formatos e em diversos objetos (como numa mesa, numa chapa de metal, na superfcie de um lago...) desde que a superfcie permita o reflexo dos raios de luz.

Espelhos Planos

Quando se est diante de um espelho plano, h a impresso de que a imagem formada est no prprio espelho. Isto ocorre pois o prolongamento do raio refletido passa por um ponto imagem/virtual.
Nos espelhos planos, o objeto e sua respectiva imagem tm SEMPRE naturezas opostas, ou seja, quando um real, o outro deve ser virtual; portanto, para se obter geometricamente a imagem de um objeto pontual, basta traar por ele, atravs do espelho, uma reta e marcar, simetricamente, o ponto imagem.

Espelhos Planos

Exemplo: Para isso, temos a seguinte situao: um ponto P de um objeto que est a uma distncia d de um espelho plano.

Espelhos Planos

Os conceitos de simetria sugerem que o ponto P e o ponto P permanecem na mesma reta normal ao espelho e esto equidistantes (d = d) da superfcie refletora.
As imagens formadas por um espelho plano so enantiomorfas, ou seja, existe uma inverso da direita para a esquerda na formao da imagem. Exemplo: as ambulncias possuem a palavra AMBULNCIA escrita invertida, para que o carro que estiver frente possa observ-la pelo retrovisor.

Exerccio!

(UNESP-SP) O objeto ABC encontra-se em frente de um pequeno espelho plano E, como mostra a figura adiante. A figura que melhor representa o espelho E, o objeto ABC e sua imagem I :

Exerccio!

(UERJ) Uma garota, para observar seu penteado, coloca-se em frente a um espelho plano de parede, situado a 40 cm de uma flor presa na parte de trs dos seus cabelos. Buscando uma viso melhor do arranjo da flor no cabelo, ela segura, com uma das mos, um pequeno espelho plano atrs da cabea, a 15 cm da flor. A menor distncia entre a flor e sua imagem, vista pela garota no espelho de parede, est prxima de:

a) 55 cm b) 70 cm c) 95 cm d) 110 cm e) 125 cm

Espelhos Planos

Campo Visual:
- a regio do espao que pode ser vista pelo observador atravs de um espelho.

- Para determinar o campo visual, basta tomar o ponto P, simtrico de P, e prolongar as linhas das extremidades do espelho plano.

Espelhos Planos

Translao de Espelhos:
- Situao inicial: uma pessoa est a uma distncia d1 do espelho e uma imagem formada mesma distncia d1. - Situao final: o espelho transladado l para a direita, fazendo com que a distncia at o espelho seja igual a d2.

Exerccio!

(MACKENZIE-SP) Um objeto est a 30 cm de um espelho plano vertical. Este espelho transladado para uma posio que fica a 50 cm do objeto. Qual foi o deslocamento da imagem conjugada deste objeto por este espelho?

Espelhos Planos

Rotao de Espelhos:
- Quando um espelho plano gira em um ngulo em torno de um eixo normal ao plano de incidncia, o raio refletido gira no mesmo sentido de um ngulo

Espelhos Planos

Associao de Espelhos:
- Se colocarmos um objeto entre dois espelhos que formam um ngulo entre si, poderemos notar mais de duas imagens formadas. - O nmero de imagens resultado de sucessivas reflexes nos dois espelhos, que aumenta medida que o ngulo entre os espelhos diminui. - De maneira geral, pode-se utilizar uma expresso matemtica que relaciona o nmero de imagens n com o ngulo a entre os espelhos n = (360/a) - 1

You might also like