You are on page 1of 23

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

Faculdade de Economia
Departamento de Gesto

Tema
IMPACTO DA MOTIVAO NO DESEMPENHO DOS TRABALHADORES

O Caso Maputo Clothing Company, Lda no Perodo 2004 - 2005

Autor: Faquira Antnio

Supervisor: Dr. Loureno Venia


1

ESTRUTURA DO TRABALHO
1 INTRODUO 2 ABORDAGEM TERICA 3 METODOLOGIA 4 O CASO MAPUTO CLOTHING COMPANY, LDA NO PERODO 2004-2005

5 CONCLUSES
6 RECOMENDAES

INTRODUO
1.1 NOTAS PRELIMINARES

O que decide a competitividade, aumento da produtividade e lucratividade das empresas hoje no so apenas as mquinas, novas tecnologias, sua capacidade de produo mas, sobretudo, as pessoas que nelas trabalham, ... A motivao tornou-se uma caracterstica cada vez mais importante, pois o desempenho do trabalhador no depende apenas dos recursos disponveis, mas da sua regularidade no seu posto de trabalho,...; Nasce assim a preocupao em tornar o trabalho e ambiente de trabalho cada vez mais agradveis; Foi nesta perspectiva que, em 2004, a direco da empresa Maputo Clothing Company, Lda empenhou-se na criao do trabalho e condies de trabalho agradveis com a finalidade de estimular a motivao dos trabalhadores e, por via disso, aumentar seu desempenho no trabalho.

Resultados foram positivos segundo a direco da empresa!!!!!!!

No entanto, na literatura no existe consenso sobre os efeitos da motivao no desempenho dos trabalhadores ...

1.2 O PROBLEMA DE PESQUISA


Duas vises diferentes 1 Relao positiva entre motivao e desempenho (Madureira, 1990; Mengginson et al, 1986... e; 2 Carcter paradoxal da motivao (Lieury e Fenoulillet apud Godoi, 2001:40).
No contexto moambicano Trabalho encarado ainda como coao (Lopes, 2001d:2). Ante o paradoxo da motivao em relao ao desempenho defendido por uns, a certeza de outros da relao positiva entre as duas variveis, o sentimento de coao vivido no trabalho no contexto moambicano e o aparente sucesso da MCC, pertinente questionar:

Ser que os trabalhadores da empresa MCC esto motivados? Em que medida o desempenho dos trabalhadores da MCC no perodo 2004 2005 deriva da motivao dos mesmos? E o que se pode fazer para melhorar a motivao dos trabalhadores na empresa?

1.3 HIPTESES DO TRABALHO


H1: A motivao contribui para o desempenho dos trabalhadores na execuo das suas actividades; H2: Os factores do ambiente de trabalho na MCC afectam negativamente a motivao dos trabalhadores e; H3: Os factores relacionados com o trabalho em si proporcionam motivao para o trabalho na MCC.
4

1.4 OBJECTIVOS DO TRABALHO


Objectivo geral

Analisar o impacto da motivao no desempenho dos trabalhadores na empresa MCC no perodo 2004 2005.

Objectivos especficos

Apresentar, atravs de uma reviso bibliogrfica, elementos relevantes para o desempenho no trabalho; Identificar os motivos que influenciam o comportamento das pessoas no trabalho; Verificar como os trabalhadores da MCC consideram os factores do ambiente de trabalho; Conhecer a opinio dos trabalhadores da MCC em relao aos factores do trabalho em si; Verificar os indicadores rotatividade, absentismo e cumprimento de prazos na MCC e; Por ltimo, conferir os efeitos da motivao no desempenho dos trabalhadores na MCC.

1.5 JUSTIFICAO DA ESCOLHA DO TEMA


Relevncia da motivao: benefcios p/ trabalhador, p/ sociedade como p/ organizao; Necessidade de verificar os efeitos da motivao no desempenho dos trabalhadores e; Finalmente, desejo de despertar nos gestores moambicanos o interesse pela motivao como factor de desempenho dos trabalhadores.
5

1.6 DELIMITAO ESPCIO-TEMPORAL


Sujeito Trabalhadores da empresa Maputo Clothing Company, Lda (MCC): Situada na Av. das F.P.L.M, n 1511/25; constituda em 28 de Agosto de 2003; registada e financiada totalmente por capitais estrangeiros; possui 393 trabalhadores e; dedica-se confeco de vesturios na base de corte e manufactura. Restrio Aplicao de alguns elementos motivacionais que se adequam ao ambiente da empresa; Perodo 2004 2006.

2 ABORDAGEM TERICA
2.1 O QUE A MOTIVAO?
Distino entre movimento provocado por estmulos externos e internos (Maslow apud Queiroz, 1996:3). Em geral A motivao uma fora, energia, uma tenso que, residindo na pessoa, a estimula a dirigir o seu comportamento no sentido de alcanar alguns objectivos (Abromovici, 1989: 36). No contexto de trabalho

Chiavenato (1999:592) define motivao como o desejo de exercer altos nveis de esforo em direco a determinados objectivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais.
Robbins (2002:151), para alm da direco, acrescenta intensidade e persistncia do esforo exercido na definio da motivao. Assim, a motivao um processo responsvel pela intensidade, direco e persistncia dos esforos de uma pessoa para o alcance de objectivos organizacionais, condicionado pela capacidade de realizar as tarefas e satisfazer algumas necessidades individuais.

2.2 PRIMRDIOS DA MOTIVAO


Viso taylorista e; Viso humanista.

2.3 TEORIAS MOTIVACIONAIS RELEVANTES P/ ESTUDO


Hierarquia das Necessidades de Maslow Teoria de Motiva-Higiene de Herzberg Modelo de Motivao e Desempenho

2.4 FACTORES DE MOTIVAO


Factores motivadores de estima

Compreenso da relevncia da actividade que exerce; Comunicao; Reconhecimento; Orientao adequada do mau desempenho (Queiroz, 1996).

Factores motivadores de auto-realizao


Atravs da vocao, a busca de sentido no trabalho; Desafios no trabalho; Autonomia e; Participao (Queiroz, 1996).

2.5 FACTORES DE MANUTENO DA MOTIVAO


Salrio, um factor motivador?

Como meio; Remunerao adequada e sua estabilidade; Ligar as remuneraes s qualificaes e competncias (Chiavenato, 1999; Sorio, 2004 e Mengginson et al, 1986)

Factores do ambiente de trabalho Bom ambiente de trabalho Possibilidade do trabalhador planear o seu horrio de trabalho; Recursos disponveis; Estabilidade no trabalho; Boas relaes interpessoais nos posto de trabalho; e Superviso adequada sobre o desempenho (Dolea e Codjia apud Biscaia, 2005).

2.6 EFEITOS DA MOTIVAO NO DESEMPENHO


O que desempenho no trabalho? Definido no s como o resultado obtido na sequncia da actividade, mas tambm o modo como trabalhadores exercem suas actividades p/ a prossecuo dos objectivos organizacionais, podendo expressar a satisfao ou insatisfao dos trabalhadores (Madureira, 1990:28). Divergncias sobre o impacto da motivao no desempenho Carcter paradoxal da motivao: Lieury e Fenouillet (apud Godoi, 2001: 40); Pfister (2006) e Billier (apud Godoi, 2001).

Relao positiva entre motivao e desempenho, desde que tenham capacidade p/ executar as actividades (Madureira, 1990: 299; Mengginson et al, 1986: 309 e outros).

10

2.6. EFEITOS DA MOTIVAO NO DESEMPENHO (Concluso)


Impacto propriamente dito
A falta de motivao ou a desmotivao gera nos trabalhadores: ausncia nos postos de trabalho e atrasos frequentes (alto absentismo); desinteresse, apatia e indiferena pelo trabalho, traduzido em pausas prolongadas e no autorizadas (absentismo psicolgico); queda de produtividade; protestos e greves; baixa qualidade das relaes, trabalho e servios; abandono do local de trabalho, da profisso e da zona de trabalho; insatisfao pessoal (Gilson, Laberghe, Conceio e Ferrenho apud Biscaia, 2005); alta rotatividade ( Henne e Locke apud Martinez e Paraguay, 2003). Entretanto, quando motivados, os trabalhadores tornam-se mais: pontuais e assduos (reduo do absentismo); envolvidos, empenhados e flexveis na execuo das actividades e na busca constante da qualidade e dos resultados (reduo do absentismo psicolgico); colaboradores na resoluo dos problemas; estveis no emprego (reduo da rotatividade); produtivos; e satisfeitos (Santos, 2003).

11

3. METODOLOGIA
Mtodo Estudo de caso: Indutivo p/ anlise dos dados e descritivo p/ apresentao dos resultados.
Limitaes do mtodo Concluses vlidas p/ o caso em estudo (Gil, 2002: 125); Generalizaes submetidas ao princpio de validade transitria de Bruyne (apud Queiroz, 1996). Procedimentos p/ a colecta de dados Tcnicas qualitativas: entrevistas, questionrios e observao. Aplicao de questionrio e entrevista para harmonizar e sistematizar os dados na: Identificao do perfil dos trabalhadores da empresa; Identificao dos factores de motivao/desmotivao na MCC; Avaliao da motivao dos trabalhadores e; Verificao dos indicadores de desempenho. Definio da amostra Universo: 393 trabalhadores; e Amostra: 72 trabalhadores, 18,32% do universo.

12

3.1 CRITRIOS DE ANLISE


A verificao da motivao dos trabalhadores ser feita atravs da anlise dos factores do ambiente e de motivao na empresa, recorrendo a teoria de Herzberg e segundo a escala de categorizao abaixo, adaptada de Biscaia (2005:28).
1 Para anlise do ambiente, a pesquisa utilizar os factores:

(1) segurana no trabalho; (2) condies de trabalho; (3) salrio; (4) benefcios; (5) horrio de trabalho; (6) intervalos de descanso; (7) conforto fsico; (8) assistncia sade; (9) relaes com os colegas; (10) relaes com os chefes e; (11) estabilidade no emprego: (onde 5, 6 e 7 fisiolgicos; 1, 2, 3, 4, 8 e 11 segurana e; 9 e 10 de estima).

2 Para anlise da motivao dos trabalhadores, a pesquisa utilizar as variveis:

(12) reconhecimento; (13) tipo de trabalho; (14) expanso da capacidade; (15) esperana de promoo; (16) comunicao; (17) variedade/monotonia do trabalho; (18) aprendizagem c/ trabalho e; (19) relevncia da tarefa.
Escala de categorizao
Muito em desacordo 1 Em desacordo 2 Indiferente 3 Neutro De acordo 4 Muito de acordo 5 Satisfao = Motivao

Insatisfao = Desmotivao
Fonte: Biscaia, 2005:28

13

3.1 CRITRIOS DE ANLISE (concluso)


Critrio de deciso:

O factor do ambiente previne a insatisfao se tiver a categoria satisfao do critrio adoptado. E o factor do trabalho em si ser motivador se a sua categorizao for satisfao. Os trabalhadores da MCC esto motivados se a combinao dos factores motivacionais tiver uma pontuao ou frequncia favorvel do universo inquirido.

Verificao do desempenho dos trabalhadores ser feita atravs dos indicadores: 1 Produtividade 2 Cumprimento dos prazos 3 Absentismo 4 Rotatividade 5 Observao

14

4. O CASO MCC NO PERODO 2004 2005


4.1 APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS
Resultados das 11 variveis do ambiente de trabalho Anlise combinada Ambiente bom = 41,5%; Discordantes = 42, 5% e 16% so indiferentes (anexo E2 1). Tendncia p/ indiferena e pontuao mdia de 3,02, situa-se na zona neutral (anexo E1, parte I). Anlise isolada das variveis mostra relaes interpessoais boas = 78% concordantes = principal factor de preveno de insatisfao, seguido de assistncia sade e segurana no trabalho = ambos c/ 63% de concordantes (anexo E4). E o salrio (93% de insatisfeitos) e benefcios (64% de insatisfeitos) so fontes de insatisfao (desmotivao) no ambiente de trabalho (anexo E4).

Concluindo Apesar de haver uma tendncia para a insatisfao com os factores do ambiente, no se pode concluir que o ambiente de trabalho seja insatisfatrio, pois o percentual dos discordantes quase igual ao dos concordantes. Portanto, h uma tendncia neutral do ambiente em relao ao comportamento dos trabalhadores.
15

4.1 APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS (continuao)


Resultados das 8 variveis do trabalho em si Anlise combinada mostra motivao dos trabalhadores pois 62% concordam; 26%(+) discordam e 12%(+) indiferentes. Pontuao mdia = 3,56, que se situa na categoria motivao (anexo E1, parte II). Anlise isolada das variveis Relevncia da tarefa (100% de concordantes), expanso da capacidade (85%), a comunicao (76%), aprendizagem (76%) e o reconhecimento (71%) foram satisfatoriamente pontuadas, contribuindo c/ muito peso na motivao dos trabalhadores.

Entretanto, variedade/monotonia da actividade (67% de discordantes) e o tipo de trabalho (57% de discordantes) apresentam-se como factores crticos de motivao. Causas provveis da aparente contradio entre a satisfao c/ expanso da capacidade e insatisfao c/ o trabalho realizado baixo nvel de escolaridade (89% tm o nvel bsico); falta de formao contnua (75% no tiveram nenhum dia de formao em 2005) e monotonia do trabalho.

16

4.1 APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS (continuao)


Teoria de Maslow e a Hieraquia das Necessidades na MCC
Necessidade e Nvel de Satisfao/Motivao na MCC
Insatisfao ..............................................................Satisfao

Auto-re al i z ao Esti ma Soci ai s Se gurana Fi si ol gi cas 2,69 2,80

3,24 4,09 3,98

Fonte: Anexo E4.

Necessidades de segurana (-) satisfao; Sociais/estima: (+) satisfao; Hierarquia das necessidades na MCC, atendendo ao nvel de satisfao: segurana, fisiolgicas, auto-realizao, sociais e de estima. Confirma-se a crtica feita a Maslow.
17

4.1. APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS (continuao)


Factores de Motivao na MCC Segundo a Teoria de Herzberg
Tabela 1 Factores de Motivao na MCC por Ordem de Prioridade Tabela 2 Factores de Insatisfao na MCC por Ordem de Prioridade

N de ordem 01 02 03 04 05
Fonte: Anexo E3

Factor Relevncia da actividade Expanso da capacidade Comunicao Aprendizagem Reconhecimento

N de ordem
01 02 03 04 05 06 07
Fonte: Anexo E3

Factor
Salrio Variedade/monotonia no trabalho Benefcios Horrio de trabalho Tipo de trabalho Conforto fsico Estabilidade no emprego

Factores de motivao:

Sentimento de relevncia da actividade, comunicao e reconhecimento (de estima); Expanso da capacidade, aprendizagem, busca de sentido no trabalho (auto-realizao).

Factores de preveno de insatisfao:

Relaes humanas

Factores de desmotivao:

Salrio, monotonia do trabalho, benefcios e tipo de trabalho.


18

4.1 APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS (concluso)


Contribuio da motivao no desempenho dos trabalhadores na MCC Contribuio positiva, pois:

Reduo de absentismo no perodo estudado: Em 2004, ndice = 10,23% (760848 horas disponveis/ano, 77843 desperdiadas) e em 2005, ndice decresceu p/ 6,13% (correspondente a 4664,5 horas desperdiadas) (anexo G). Reduo de rotatividade Em 2004 = 5,09% e em 2005 = 2,54% (anexo G) Cumprimento dos prazos estabelecidos Aumento da produo Em 2004 = 458 mil unids; em 2005 = 612,5 mil unids; margem de 154,5 mil unids.

19

5 CONCLUSES
Em geral a pesquisa mostrou que:
A motivao contribui p/ o desempenho dos trabalhadores... A motivao decorre da satisfao das necessidades humanas, nomeadamente... Em relao ao estudo de caso constatou-se que: Os trabalhadores da MCC esto motivados p/ desempenho no trabalho, pois: Os factores de motivao foram satisfatoriamente pontuados; H reduo dos ndices de absentismo e rotatividade; H cumprimento dos prazos estabelecidos e; H aumento de produo.

Factores de motivao na empresa: Relevncia da actividade; expanso da capacidade; comunicao; aprendizagem, reconhecimento e busca de sentido no trabalho; Factores de preveno da insatisfao: Relaes humanas Factores de desmotivao: o salrio, monotonia do trabalho, os benefcios oferecidos, o tipo de trabalho.
20

6 RECOMENDAES
6.1 PROPOSTA DE MOTIVAO E DESEMPENHO P/ MCC

Sugestes p/ proporcionar aos trabalhadores factores p/, no mnimo, manter o nvel motivacional/desempenho dos trabalhadores.

1 Obteno do desejo de desempenhar Oferecer um benefcio de iseno do pagamento correspondente ou ao vale alimentao ou ao vale sade, que ser atribudo ao trabalhador que atender aos requisitos abordados na obteno de maior esforo. 2 Obteno de maior esforo O trabalhador obter o benefcio proposto atravs dos seguinte esforos (requisitos): estar no posto de trabalho sem atraso (pontualidade); no ter faltas (assiduidade); executar as tarefas de acordo c/ as normas da empresa; desenvolver de forma harmoniosa as tarefas complexas c/ os demais trabalhadores; capacidade em resolver problemas aparentes (flexibilidade). 3 Obteno de maior desempenho O trabalhador aumenta o desempenho do comportamento na busca dos requisitos exigidos p/ o alcance do benefcio proposto. Isto , o trabalhador aumentar seu desempenho p/ se beneficiar ou do vale alimentao ou do vale sade, sem c/ isso sofrer desconto no seu salrio.

Meios eficazes p/ avaliar e julgar os requisitos mencionados: Livro de registo p/ os primeiros dois requisitos; Chefe e adjunto-chefe de cada seco p/ os restantes requisitos.

21

6 RECOMENDAES (Concl)
6.2 RECONHECIMENTO DOS ESFOROS EMPREENDIDOS: UMA PROPOSTA PARA MCC
Incentivar atravs de:

Reconhecimento pessoal frente ao grupo de trabalho; Reconhecimento por escrito na ficha pessoal do trabalhador; e Eleio do trabalhador exemplar de cada seco

Custos?

Estas propostas so simples, de fcil gesto na empresa em estudo e no requerem muitos gastos. Entretanto, os gastos que sero acrescidos com a implementao sistemtica destas propostas sero facilmente compensados pelo aumento da motivao.

Dificuldades O que o estudo mostrou... Na recolha de dados.


22

MUITO OBRIGADO!!!!

Faquira ANTNIO

23

You might also like