You are on page 1of 18

INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NUM PROCESSO CONSTRUTIVO DO NOVO FAZER PEDAGÓGICO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino. A avaliação a que o professor procede enquadra-se em três grandes tipos: Avaliação diagnóstica Avaliação formativa Avaliação somativa Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . constribuindo para a obtenção de produtos ou resultados de aprendizagem. informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes. A avaliação da aprendizagem proporciona o apoio a um processo a decorrer.

atingindo os objetivos pretendidos. verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas. B) FUNÇÃO FORMATIVA Permite constatar se os alunos estão. pode ser utilizada como um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada. o que permite outorgar uma qualificação que. C) FUNÇÃO SOMATIVA Determina o grau de domínio do aluno em uma área de aprendizagem. de fato. Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . FINALIDADES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A) FUNÇÃO DIAGNÓSTICA Proporciona informações acerca das capacidades do aluno antes de iniciar um processo de ensino aprendizagem. por sua vez.

estaremos formando cidadãos conscientes. Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . compartilhado e autonomizador no processo ensino / aprendizagem.A avaliação pode ser considerada como um método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino e a aprendizagem. solidários e autônomos. incluindo uma grande variedade de evidências que vão além do exame usual de papel e lápis. concetado. Acreditamos que o grande desafio para construir novos caminhos. críticos. é uma avaliação com critérios de entendimento reflexivo. criativos. segundo Ramos (2001). Desta forma.

pois desencadeiam a uma concepção educativa.AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM A avaliação da aprendizagem nessa perspectiva solidifica o poder significativo que o conhecimento deve representar. Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . PROCESSO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA Educar é avaliar e avaliar é educar Avaliação é um processo de construção coletiva. novas possibilidades de uma educação centrada na qualidade do ensino para todos. através de uma aprendizagem voltada para a formação cidadã e humanistíca.

Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . de participação e de cidadania. ou seja. libertador. O aluno posicionase na condição de sujeito que participa. de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas. Destina-se à avaliação situada numa vertente política pedagógica cujo interesse primordial é emancipar.A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de descrição. decide. visando provocar a crítica. reflexão e crítica. análise e crítica de uma dada realidade. visando transformá-la. consubstanciando-se em um processo de compreensão. avalia normas e condições existentes na escola. Redefinir a avaliação da aprendizagem é compreender o aprender como um processo que vaialém do desenvolvimento cognitivo do aluno pela era de retençãoe reprodução de conhecimentos. atingindo níveis cada vez mais elevados de consciência.

assegurado. caracterizar Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano ter de de seu ensino alcance . É também utilizada subsequente para eventuais aprendizagem. A avaliação diagnóstica é aquela A avaliação formativa determina realizada no início de um curso. a avaliação na ótica da emancipação humana cumpre duas funções básica: a função diagnóstica e formativa. porque domínio prosseguir para dos pré-requisitos antes uma etapa necessários.Superado a função classificatória e excludente. os objetivos em problemas de aprendizagem e questão. de uma ou outra forma. devem numa tentativa de saná-las. identificar suas possíveis causas. se o aluno domina gradativa e Com intenção de constatar se os hierarquicamente cada etapa da alunos apresentam ou não o instrução.

2002.PRINCÍPIOS E PROCESSOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA Heloisa Luck. p. João Batista Bastos (2002. integrando os membros de todos os segmentos das unidades de trabalho envolvido. p.22): Gestão democrática – trabalho educacional que demanda um esforço compartilhado. (2011. 126) Atitude e método Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . p. 10) Gestão democrática e participativa consiste na construção de uma proposta gegemônica que: pressupõe movimentos de participação na escola e na comunidade. Moacir Gadotti (apud Bastos.

o Grêmio Estudantil. alunos e gestores comprometidos de forma consciente com a função social da escola. os Líderes de Sala e as parcerias firmadas entre as famílias e a comunidade com o itnuito de desenvolver o processo ensino aprendizagem de forma significativa. professores. Dentre estes se podem citar: Conselho Escolar.A escola democrática e participativa deve organizar-se através de um forte colegiado de representante de pais. o Conselho de Turma. Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano .

A avaliação institucional norteia à práxis pedagógica em cinco princípios: Adesão voluntária. Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . Competência técnico – metodológica. A avaliação institucional procura desenvolver o diagnóstico. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA A Avaliação Institucional procura compreender como se encontram os sujeitos nelas inseridos e como se dá o processo de aprendizagem. Avaliação total e coletiva da escola. processual e de resultados. Respeito à identidade da escola. Utilidade de linguagem. orientação e registros de resultados assumindo uma abrangência maior e de grande relevância para o sucesso de aprendizagem apoiada em ações diagnóstica.

Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . AS AVALIAÇÕES EXTERNAS O ato de avaliar implica análise. coleta e interpretação da realidade facilitando a diversidade de fatos que configuram o papel da avaliação externa.

Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA GESTÃO E NA AVALIAÇÃO Cabe ao coordenador pedagógico o desenvolvimento de uma ação coletiva que se traduz no trabalho de integração sendo esta bem articulada com vistas no andamento de uma ação educacional que possa de fato colaborar com o processo intelectual que visam o desenvolvimento de uma educação que transforma a vida das pessoas e colabora com o processo educacional vigente.

A avaliação emancipatória no espaço escolar é acima de tudo a chance de construirmos uma educação significativa entre suas partes contribuindo com o próprio meio educacional. A avaliação emancipatória indica que o processo educacional na qual a escola está inserida pretende formar e transformar em busca por uma educação eficiente possibilitando de forma transparente a realidade escolar visando maiores possibilidades de uma educação transformadora e eficaz. Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . sendo guiada pela ação educativa que move partícipes de forma coletiva.

Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . O PROCESSO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR A AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA A avaliação emancipatória apresenta características peculiares à discussão o de um ensino que contempla a avaliação da aprendizagem como forma de compreensão da realidade numa concepção que promove o próprio contexto sócio educativo em virtude de uma educação emancipadora aberta as mudanças e novas formas de aprendizagens.

Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . Com base no que foi exposto podemos perceber que a avaliação da aprendizagem ocupa espaço de grande relevância para o processo ensino aprendizagem. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SUPORTE NECESSÁRIO À PRÁXIS PEDAGÓGICA A avaliação no contexto escolar dentro do espaço pedagógico é encarada como meio para bem tornar a ação da aprendizagem num processo dialético entre aquele que ensina e aquele que aprende de forma produtiva e significativa. à medida que esta assume a dimensão da qualidade da proposta pedagógica da escola visando dar maiores condições em prol de um ensino voltado para o desenvolvimento pleno.

fazer e conhecer. Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano . O SENTIDO DA AVALIAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional prevê o uso da avaliação da aprendizagem no espaço escolar como um processo necessário indispensável para o andamento das atividades escolares em virtude do processo de aprendizagem em busca de uma educação fundamentada nos pilares da educação: aprender a ser. a conviver. colaborando com o sucesso da aprendizagem. colaborando com o sucesso da aprendizagem e facilitando maior integração entre o educador e educando. A avaliação da aprendizagem ocorre por processos dinâmicos.

mas que nos dispomos a construção. a avaliação no contexto escolar permite aos professores o uso de estratégias didáticas perversas que colabora com o mau desenvolvimento do aluno. aprendendo a administrar melhor nosso fazer docente em decorrência de uma ação pedagógica coerente com sua realidade. A fim de vivenciar a avaliação de forma significativa cabe ao educador acolher sua realidade objetivando que não nascemos naturalmente com tal disposição para o desenvolvimento da avaliação no espaço escolar.Sendo uma prática inadequada dentro do espaço escolar. Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano .

Disciplina: Avaliação Educacional e da Aprendizagem / Professora: Lidiane Mariano .