VIDA DE DISCÍPULO

APRENDENDO A SER
DISCÍPULO II

Pr. Sérgio Paulo Vianna Cintra

LEITURA BÍBLICA Colossences 3:1-11 Vivendo a vida nova 1 Portanto. 11 no qual não pode haver grego nem judeu. vós também sereis manifestados com ele. paixão lasciva. porém Cristo é tudo em todos. se fostes ressuscitados juntamente com Cristo. maledicência. porém. buscai as coisas lá do alto. em glória. cita. uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos 10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento. bárbaro. então. circuncisão nem incircuncisão. desejo maligno e a avareza. se manifestar. livre. 3 porque morrestes. . linguagem obscena do vosso falar. 9 Não mintais uns aos outros. assentado à direita de Deus. igualmente. despojai-vos. que é idolatria. não nas que são aqui da terra. escravo. segundo a imagem daquele que o criou. 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. pois. quando vivíeis nelas. 4 Quando Cristo. onde Cristo vive. noutro tempo. 7 Ora. nessas mesmas coisas andastes vós também. 2 Pensai nas coisas lá do alto. 8 Agora. e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo. maldade. que é a nossa vida. 5 Fazei. indignação. em Deus. morrer a vossa natureza terrena: prostituição. de tudo isto: ira. impureza.

seja nos estudos.INTRODUÇÃO Na vida de discípulo. cada dia estamos modificando e sendo modificados pela vida?  . no trabalho ou no viver doméstico?  Como agir com correção e sermos cada vez mais santos e justos segundo o Senhor?  Como crescer em santidade para atingirmos a estatura do “varão perfeito”?  Como vencer a cada dia os desafios que se nos apresentam. sendo que. o que devemos aprender?  Como devemos encarar os desafios que nos cercam dia após dia.

INTRODUÇÃO Paulo.  . aponta maneiras pelas quais podemos ser melhores discípulos.  Novamente encontramos neste texto. como no domingo passado pelo menos 4 verdades que nos inspiram e somam. desenvolvendo uma vida de qualidade verdadeira. porque aprouve a Deus que esta carta perdurasse até nossos dias. filhos por adoção de um Deus benevolente e misericordioso. para que sejamos melhores discípulos de Cristo. escrevendo aos irmãos de Colossos e a nós por tabela. cheia de ventura e alegria.

buscai as coisas lá do alto. e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo. onde Cristo vive. Dirigir nossos pensamentos. assentado à direita de Deus. Nossa prática nos aponta a perda de tempo constante em investir nosso tempo em coisas que não edificam e nos afastam de Deus e de sua vontade. LEMBRAR SEMPRE:nossa vida está oculta juntamente com Cristo em Deus . 2 Pensai nas coisas lá do alto. se fostes ressuscitados juntamente com Cristo. investir nossas emoções. utilizar nossas palavras em coisas que edificam. Significa produzir uma vida voltada aos valores de Deus.I – BUSCAR AS COISAS DO ALTO. não nas que são aqui da terra. revestidas de amor. NÃO AS DAQUI DA TERRA: 1 Portanto. somam. em Deus. 3 porque morrestes. elevam. produzam resultados de Deus e não dos homens.

a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. noutro tempo. Agora. que é idolatria. pois de outra forma não suportará o caminho das coisas que são do Alto. vós também sereis manifestados com ele.II – FAZER MORRER NOSSA NATUREZA TERRENA 4 Quando Cristo. nessas mesmas coisas andastes vós também. 7 Ora. de escolha. . desejo maligno e a avareza. Só estão aptos a escolher tal caminho de discípulo. 5 Fazei. tínhamos por característica a escravidão. e que desagrada a Deus. nos concede a visão da verdade: podemos escolher viver uma vida infrutífera.    Paulo está aqui falando de um ato de vontade. impureza. quem realmente é discípulo. carnal. quando vivíeis nelas. pois. se manifestar. o Espírito de Cristo. morrer a vossa natureza terrena: prostituição. então. Não tínhamos opção: vivíamos dominados pelo pecado. ou fazermos morrer esta velha natureza. através de Paulo. que é a nossa vida. 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. e assim viver as consequências. paixão lasciva. o Apóstolo. Quando vivíamos no pecado. em glória.

cita. maldade. indignação. uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos 10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento. A lista das consequências do brilho deste ouro é interessante: ira. e só a estes interessa tal conselho.. livre. porém.. Novamente o apóstolo dos gentios nos faz um alerta de um ato de vontade. indignação. maledicência. circuncisão nem incircuncisão. aqueles que já se relacionam com Jesus como discípulos. para o qual só são aptos. mentira. . despojai-vos. que enche os olhos. de tudo isto: ira. escravo. Despojar-se. maledicência. igualmente. O novo homem. 11 no qual não pode haver grego nem judeu. abrir mão voluntariamente daquilo que neste mundo é caro. 9 Não mintais uns aos outros. bárbaro.III – DESPOJAI-VOS DE TUDO ISTO 8 Agora. linguagem obscena. linguagem obscena do vosso falar. etc. refinado. porém Cristo é tudo em todos. segundo a imagem daquele que o criou. maldade. o discípulo de Cristo Jesus cultiva o brilho do verdadeiro ouro que são as coisas do Alto.

igualmente. livre. para que não reste nada de pecado em nós e seja tudo de Cristo.” Estamos sendo refeitos nos moldes de Cristo.”. maledicência. mas o complemento da idéia é o que nos mais impressiona e ensina: “que se refaz para o pleno conhecimento. 9 Não mintais uns aos outros. despojai-vos. escravo. 11 no qual não pode haver grego nem judeu. cita. para vivermos a eternidade com Ele.IV – ESTAR CONVICTO DO REVESTIMENTO DO NOVO HOMEM 8 Agora. “vos revestistes. circuncisão nem incircuncisão. Cristo é tudo em todos. porém.. Paulo fala no tempo passado. bárbaro.. totalmente refeitos em nossa natureza. linguagem obscena do vosso falar. maldade. .. segundo a imagem daquele que o criou.. de tudo isto: ira. indignação. uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos 10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento. porém Cristo é tudo em todos.

para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.CONCLUINDO A vida de discípulo é uma dinâmica que deve ser trabalhada dia após dia para a glória de Jesus.  .  Paulo fala de um crescendo e muitas etapas.  O Espírito de Cristo nos ensina como devemos nos portar. não julgo havê-lo alcançado. para atingirmos a estatura de Varão Perfeito  Filipenses 3:13-14  13 Irmãos. mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão.  14 prossigo para o alvo. quanto a mim. onde cada um vai descobrindo a cada dia em qual etapa está. onde devemos nos desenvolver.

CONCLUINDO Mais 4 passos aprendemos:  I – Buscar as coisas do alto. e não as da terra  II – Fazer morrer nossa natureza carnal e terrena  III – Despojar-nos de tudo  IV – Estar convicto que estamos revestidos do novo Homem  .