You are on page 1of 16

BIOAGOGIA

Ritmo – do grego “rhytmus” – “movimento regrado e
medido... movimento ou ruído que repete, no tempo, a
intervalos regulares... variação que ocorre periodicamente
de forma regular, no curso de qualquer processo...”.

Toda a natureza acompanha os ciclos geofísicos.
As plantas...
Os animais...
As estações do ano...
O sol...
O homem...

Pertencemos ao grande sistema da Criação!

Século XVIII – 1ª observação no funcionamento cíclico do abrir e fechar de uma planta. Século XIX – Augustin Pyramus fez a mesma observação e aprofunda suas pesquisas. Meados do século XX – Plantas e animais possuem um relógio interno que define a vida no espaço e no tempo. (Mairan. . Ciclo Circadiano Do latim: circa: cerca e dies: dia. ritmo definido pelo espaço de 24 horas que coordena o relógio interno da natureza determinando a característica de vida de cada espécie no espaço e no tempo. astrônomo francês).

Orientação geral que governa o ritmo do Universo. que impõe ordem a ele. Cronobiologia “Estudo dos organismos vivos com referência ao tempo” (Weston. . 1979).

Economia interna adaptação do ser humano / ajustes fisiológicos Relógio biológico → ritmo de vida → economia de energia Perda do ritmo → maior gasto de energia → depreciação do organismo .

.Os ritmos circadianos são constantes na vida de cada e toda pessoa saudável podendo ser a enfermidade um fator desequilibrante desta ritmicidade. 1979). (Weston.

.Pensamento cartesiano (refletindo nos dias de hoje.. e nada na idéia da mente que pertença ao corpo”. (Capra. Self – “eu interior” – espírito Instrumentos: corpo e mente Corpo. 1982). mente e espírito: Unidade indissociável da natureza humana.): “Não há nada no conceito de corpo que pertença à mente..

É o espírito o ator e portador da cultura. Antonio Grimm .

. Progredimos em nós na medida em que fazemos equilíbrio bio-psíquico-espiritual-social. Integração dos seres com o Cosmos Nossa integração se submete a lei da regularidade universal. Grimm). (A.

1995). . (Lowen. Este retorno ao movimento do cosmos se faz necessário à medida que o homem integrado busca a si mesmo. A entrega só poderá ocorrer se se permitir ao corpo sentir-se vivo e livre.

Repetimos o ritmo do outro?! “Só mesmo a natureza de cada um pode determinar o que é melhor para cada qual. Precisamos de um contato mais profundo com nosso eu interior (espírito. . self) para que nossa natureza se sobressaia aos costumes. pois é dela que se extrai a verdade da vida”.

É preciso promover o resgate do homem com a natureza da qual ele faz parte. Promove o descongestionamento da mente. Durante sua prática é promovido um encontro do corpo com os ritmos da natureza com conseqüente relaxamento mental. . BIOAGOGIA Técnica que propõe a retomada do equilíbrio físico e mental a partir da regularização do relógio biológico.

. Como a Bioagogia atua no organismo? Com a desaceleração dos pensamentos e através dos movimentos fluídos. Ao retornar ao seu ritmo interno. tornando a circulação sangüínea fluída. pois. sem interferências mecânicas. sintonizam- se com a movimentação harmônica do Universo. o ritmo cardíaco desacelera igualmente. a freqüência mental e a energética se alteram.

Somos uma Unidade inteligente. “Quando duas freqüências coincidem o mesmo valor isto é harmonia” (Raul de Oliveira. Nossa freqüência vibra no corpo e na mente sendo influenciada por diversos fatores externos. mestre em Eng. De acordo com nossa vibração sintonizamos freqüências análogas. . Biomédica).

(do grego: agogô = “o que conduz”). BIOAGOGIA o movimento da vida (do grego: bio= vida. agogia= movimento) ou “o que conduz a vida”. .

Irmão Grimm. como é conhecido no núcleo espírita. o espírito Antônio Grimm. expõe seus conhecimentos. no ano de 1985. Foi apresentada por um ser puramente espiritual. Apresentou a Bioagogia como técnica terapêutica que busca reintegrar o homem ao universo ao qual ele pertence através da conexão do seu ritmo interno com o ritmo da natureza. em palestras semanais onde busca transmitir aos ouvintes conhecimentos inestimáveis para a evolução dos homens em sociedade. mental. espiritual e moral (Samways Netto. 2000). . através de manifestações mediúnicas ocorridas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas – SBEE – situada em Curitiba – Pr. A Bioagogia é uma terapêutica de origem espírita que busca alcançar o equilíbrio físico. através do médium Maury Rodrigues da Cruz.

totalmente voltado para si. libera sua mente. O praticante. real e significativo. com o movimento global. com a energia dos seres que se sintonizam com ele. assim. ao se conectar com seus movimentos. com o funcionamento do universo. Através do movimento lento e cuidadoso. “Fazer é o oposto de entregar-se” Alexander Lowen . um relaxamento inevitável. naturalmente. de qualquer pensamento promovendo. o indivíduo se harmoniza. inevitavelmente.