You are on page 1of 38

ESTÁGIO DE CAÇADOR

(67ª*,2'(&$°$'25 ASSUNTO: Histórico e Seleção dos Caçadores

(67ª*,2'(&$°$'25
OBJETIVO :
-Conhecer casos históricos do emprego de caçadores; -Entender as vantagens proporcionadas pelo emprego de caçadores; -Conhecer as características dos caçadores

I - INTRODUÇÃO II - DESENVOLVIMENTO
1. Aspectos históricos 2. Vantagens do emprego de caçadores 3. Principais características dos caçadores 4. Seleção dos caçadores III - CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Origem do termo ³Sniper´
A palavra em inglês, Sniper, Sniper, tem origem em snipe (narceja) , uma ave muito dificil de apanhar pelos caçadores. Os que conseguiam abater a ave eram chamados de sniper.

1. Aspectos Históricos

1. Aspectos Históricos
DESDE SEMPRE EXISTIRAM CAÇADORES, AINDA QUE, ANTES DA INVENÇÃO DAS ARMAS DE FOGO, OS ARQUEIROS,E POSTERIORMENTE OS ÁGEIS BESTEIROS,COSTUMASSEM FORMAR GRUPOS ISOLADOS QUE SE INFILTRAVAM NO TERRENO DO INIMIGO PARA CAUSAR A MAIOR QUANTIDADE DE BAIXAS ENTRE OS QUE DETINHAM O COMANDO.

1. Aspectos Históricos
COM O APARECIMENTO DAS ARMAS DE FOGO, A ÚNICA MUDANÇA FOI O ARMAMENTO, POIS A FIGURA DO CAÇADOR JÁ TINHA SIDO ESBOÇADA. É CLARO QUE A MUDANÇA, COM AS ARMAS DE FOGO, CAUSARAM UMA MODIFICAÇÃO NA FISIONOMIA E NA FILOSOFIA DE EMPREGO DESTES HOMENS

1. Aspectos Históricos
COM O APARECIMENTO DAS ARMAS DE FOGO, A ÚNICA MUDANÇA FOI O ARMAMENTO, POIS A FIGURA DO CAÇADOR JÁ TINHA SIDO ESBOÇADA. É CLARO QUE A MUDANÇA, COM AS ARMAS DE FOGO, CAUSARAM UMA MODIFICAÇÃO NA FISIONOMIA E NA FILOSOFIA DE EMPREGO DESTES HOMENS

ORIGENS
A PARTIR DE 1640 NA INGLATERRA COM ALGUNS ELEMENTOS INICIAIS, ARMAS RAIADAS, ³CARTUCHO´ E SISTEMA TELESCÓPICO DE PONTARIA, VERIFICOUVERIFICOUSE A POSSIBILIDADE DE EXECUTAR TIROS DE PRECISÃO A DISTÂNCIAS MAIORES, NEUTRALIZANDO OU ELIMINANDO ALVOS ESPECÍFICOS, SELECIONADOS PELO SEU VALOR. PASSARAMPASSARAM-SE MAIS DE 350 ANOS E HOUVE UM ENORME AVANÇO TECNOLÓGICO NO , QUE POSSIBILITOU O ATINGIMENTO DO SEGUINTE INDICE DE APROVEITAMENTO: 1 BAIXA INIMIGA PARA CADA 1,7 TIROS DISPARADOS. DESTE MODO O CAÇADOR PASSOU A FIGURAR ENTREE UM DOS COMBATENTES MAI EFICIENTES E ECONÔMICOS.

ORIGENS
DURANTE O TEMPO O CAÇADOR RECEBEU VARIAS DENOMINAÇÕES COMO: - ATIRADOR DE ESCOL; - ATIRADOR DE ELITE; - FRANCO ATIRADOR; - ATIRADOR DE TOCAIA; - ATIRADOR DE EMBOSCADA;

CAÇADOR

IDADE MODERNA
-NAS GUERRAS NAPOLÊONICAS JÁ HOUVE UM GRANDE EMPREGO DOS CAÇADORES EM REGIMENTOS DE ATIRADORES DE ELITE E EMBARCADOS EM NAVIOS DE GUERRA. NA BATALHA DE TRAFALGAR O ALMIRANTE INGLÊS HORACIO NELSON FOI MORTALMENTE FERIDO POR UM CAÇADOR FRANCES QUE ESTAVA NUM NAVIO A 150 M DA NAU CAPITANIA DE NELSON. -NA GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DOS EUA,O EXÉRCITO CONTINETAL, RECRUTOU OS CAÇADORES PARA ALVEJAREM OS OFICIAIS INGLESES, POIS ESTES SE DESTACAVAM POR SEUS UNIFORMES TODO COLORIDO E COM SUAS CONDECORAÇÕES, E SEMPRE ESTAVAM À CAVALO. VEJAMOS ALGUNS CASOS:

DATA: 7 de outubro de 1777. LOCAL: Batalha de Saratoga ± Guerra da Independência dos EUA. ATIRADOR: Timothy Murphy. ARMA: Fuzil de cano longo, Modelo Kentucky, provavelmente de calibre .40 . DISTÂNCIA ESTIMADA: 500 metros (incrível). COMENTÀRIO: A Força Especial de Reconhecimento, criada por Frazer, foi derrotada devido à sua morte. Este fato deu início à derrota inglesa na Batalha de Saratoga, ponto crítico da Guerra da Independência ( Revolução Americana).

MORTE DO GENERAL SIMON FRAZER

Fuzil antecarga tipo Kentucky .40

AMEAÇA A GEORGE WASHINGTON
DATA: outubro de 1777. LOCAL: Germanantown ± Pensylvania. ATIRADOR: Major Patrick Ferguson ± Exército Britânico. ARMA: Fuzil Ferguson ( carregamento por ferrolho ). DISTÂNCIA ESTIMADA: 120 metros . COMENTÀRIO: Ferguson, então major, era inventor da arma que utilizava e um dos melhores atiradores do Reino unido. Teve o Gen Washington engajado, mas não o reconheceu e deixou de disparar, pois o bom major não queria atirar em um oficial Continental pelas costas. Ironicamente Ferguson, já coronel, foi abatido por um atirador inimigo.

MORTE DO CORONEL P. FERGUSON
DATA: 7 de outubro de 1780. LOCAL: King¶s Mountain ± Carolina do Norte. ATIRADOR: Um miliciano do ³Morgan¶s Kentucky Riflemen´. ARMA: Fuzil modelo Kentucky de cano longo, cal .40 . DISTÂNCIA ESTIMADA: 400 metros ( ?) . COMENTÀRIO: O Regimento de 700 homens comandado por Ferguson rendeu-se após a sua morte, o que comprometeu a invasão da Carolina do Norte pelas tropas do Gen Cornwallis. O Cel Ferguson era o inventor de uma arma de carregamento por ferrolho. Sua morte cancelou o desenvolvimento da nova arma.

GUERRA DA SECESSÃO
-NAS GUERRA DA SECESSÃO FOI MUITO UTILIZADO OS CAÇADORES POR AMBOS OS LADOS, TANTO QUE, O EXÉRCITO DA UNIÃO TINHA UM REGIMENTO DE ATIRADORES DENOMINADO ³BERDAM SHARPER SHOOTERS´, COMANDADOS PELO CEL HIRAM BERDAM. -A NOVIDADE NESTA GUERRA FOI A INTRODUÇÃO DOS FUZIS ENFIELD P53, DE FABRICAÇÃO INGLESA , QUE POSSUIAM O CANO RAIADO, O QUE AUMENTOU O ALCANCE E A PRECISÇÃO DO TIRO, SEM MENCIONAR AS LUNETAS TELESCÓPICAS. UM BOM EXEMPLO FOI NA BATALHA DE FREDERIKSBURG, ONDE O GEN ROBERT E. LEE, USOU SEUS CAÇADORES DIFICULTANDO QUE O EXÉRCITO DA UNIÃO DO GEN BURNSIDE, REALIZASSE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO HAPPAHANNOCK E ATACASSE SEU FLANCO.

DATA: 9 de maio de 1864. LOCAL: Batalha de Spotsylvania ± Guerra da Sesseção (EUA). ATIRADOR: Sgt Grace ± 4º RI da Geórgia. ARMA: Fuzil Britsh Whitworth ± Para tiro ao alvo, possivelmente com cano raiado. DISTÂNCIA ESTIMADA: 800 metros (incrível). COMENTÀRIO: O Sgt era um Sniper confederado. Naquele dia executou um tiro considerado impossível, eliminando o MajorGeneral John Sedgwick do Exército da União. Sedgwick morreu após pronunciar as palavras ³imaginem, eles não ecertariam um elefante a esta distân...´ . A partir daí o medo tomou conta de suas tropas e o fato provocou o insucesso do ataque da união.

UM TIRO INCRÍVEL

GUERRA DOS BÔERS
-ESTA GUERRA ACONTECEU NA AFRICA DO SUL, ENTRE O EXÉRCITO INGLÊS E OS HABITANTES LOCAIS DENOMINADOS BÔERS, -O EXÉRCITO INGLÊS POSSUIA MAIS DE 200.000 HOMENS ,CONTRA POUCO MAIS DE 30.000 BÔERS.ESTES POR SUA VEZ ORGANIZARAM OS COMANDOS BÔERS, QUE ERAM GRUPOS DE CAÇADORES, QUE UTILIZANDO O FUZIL MAUSER MOD 1893, COM MIRA TELESCÓPICA , CONSEGUIRAM IMPOR O MEDO NAS COLUNAS INGLÊSAS, DURANTE OS TRÊS ANOS DO CONFLITO. - OUTRO FATO QUE FACILITOU O TRABALHO DOS BÔERS FOI QUE OS OFICIAIS INGLESES, UTIZAVAM UMA TUNICA BRANCA E OS PRAÇAS A VERMELHA OU CÁQUI.

1º GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL
-NESTE CONFLITO O CAÇADOR TEVE SEU EMPREGO MASSIFICADO, PRIMEIRAMENTE PELOS ALEMÃES, QUE ALEM DE USAR UM FUZIL MAUSER 1908 ESPECIAL COM LUNETA, ERAM EXPERT EM CAMUFLAGEM, TIRO E NA TÉCNICA DE LUDIBRIAR O INIMIGO, ASSIM SENDO ELES CONSEGUIRAM ATINGIR MUITOS OFICIAIS E ALVOS COMPEMSADORES DO INIMIGO. - DEVIDO O SUCESSO ALEMÃO OS INGLESES ORGANIZARÃO A PRIMEIRA ESCOLA DE SNIPER, QUE ALÉM DAS TAREFAS REALIZADAS PELOS ALEMÃES, REALIZAVAM , TAMBÉM A OBS E COLETA DE DADOS SOBRE O INIMIGO. -OS BRITÂNICOS USAVAM ARMAS COM PRECISÃO ATÉ 600M, E OS AMERICANOS USAVAM O SPRINGFIELD MOD 1903, COM LUNETA , DE PRECISÃO ATÉ 800M.

OS CAÇADORES FINLANDESES
DATA: 30 de novembro de 1939 a 03 de junho de 1940. LOCAL: Finlândia ± Invasão pela URSS. ATIRADOR: Simo Häyhä ( JR 34 ) e Suko Kolkka. ARMA: Fuzil Moisin - Nagant M28 de miras abertas calibre 7,64x54. DISTÂNCIA ESTIMADA: até 600 metros. COMENTÀRIO: Simo Häyhä tornou-se o melhor caçador finlandês durante a invasão de seu país pela URSS. A ele foram creditados 542 soviéticos abatidos. Suko Kolkka eliminou mais de 400 inimigos em 105 dias de combate. Estes números atestam o valor do caçador conhecedor do terreno e determinado a defender a sua pátria.

Simo Häyhä ± Caçando sozinho, a ´morte
branca´ (apelidado por causa da camuflagem branca que usava na neve) levou o terror às linhas inimigas, agia no sul e no norte, nunca fazia mais de um disparo por posição.

2ª GUERRA MUNDIAL
-ESCOLA AMERICANA ; -ESCOLA ALEMÃ; -PARA OS SNIPERS ALEMÃES O LEMA ERA ³ CAMUFLAR 10 VEZES ATIRAR UMA´. -OS ALEMÃES ERAM USADOS, TAMBÉM EM AÇÃO RETARDADORA; -ESCOLA RUSSA;

MORTE DO MAJOR KÖNIG

DATA: dezembro de 1942. LOCAL: Batalha de Stalingrado. ATIRADOR: Sgt Vasili Zaitzev. ARMA: Fuzil Moisin-Nagant, cal 7,62x54 M189130 . DISTÂNCIA ESTIMADA: 450 metros. COMENTÀRIO: O Maj König havia sido o comandante da escola de Scharfshutzens que formara. Os soviéticos montaram uma operação para neutralizá-lo; objetivo alcançado pelo Sgt Zaitsev, após 12 dias de combate. Os soviéticos usaram este feito na propaganda.

MAJOR KÖNIG

O Moisin-Nagant 91/30, o modelo do rifle usado por Vassili (que hoje está no museu na antiga cidade de Stalingrado)

2ª GUERRA MUNDIAL
DESEMPENHO DOS SHARPCHUTZEN ALEMÃES DE 1942Á 1945 MORTES CONFIRMADAS ERWIN KONIG 400 MATHIAS HETZENAUER 345 HEINZ THORVALD 300 SEPP ALLERBERGER 257 NOME

2ª GUERRA MUNDIAL
DESEMPENHO SNIPERS RUSSOS 1942Á 1945
NOME IVAN SIDORENKO NICOLAY ILYIN VASILI ZAITSEV SÊMEN NOMOKONOV LYUDIMILA PAVLICHENKO NATALY KOVSHOVA MARIA POLINANOVA MORTES CONFIRMADAS 500 496 400 367 309 300 300

GUERRA DO VIETNÃ

‡ FOTO AGUERRA DO VIETNAN

GUERRA DO VIETNÃ
- NA GUERRA DO VIETNÃ OS AMERICANOS ORGANIZARAM DUAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE SNIPER : - A UNITED STATE SNIPER SCHOOL, EM FORT BENNING, GA, CURSO COM DURAÇÃODE 3 SEMANAS E COM APROVAÇÃO DE 50%. - USMC CRIARAM UM CAMPO DE TREINAMENTO DE SNIPER EM DA NANG , VIETNÃ, ONDE FORMAVAM O SEUS SNIPER.

GUERRA VIETNÃ
DESEMPENHO DOS SNIPER AMERICANOS NOME ALBERT WALDROM III CHARLES MAWHINNEY CARLOS HATHCOCK THOMAS LEONARD STEVE SUTTLES JOSEPH PUPILO PHILIP MORAN MORTES CONFIRMADAS 109 103 93 74 63 63 53

OUTROS CONFLITOS
- ZAIRE ( 1978) ; - INVASÃO DE GRANADA ³OPERAÇÃO URGENT FURY´; -INVASÃO DO PANAMÁ; -OPERAÇÃO DESERT STORM ; - BÓSNIA;

BRASIL
- NO BRASIL OS CAÇADORES ERAM UTILIZADOS COMO ATIRADORES DE TOCAIA, EXEMPLO FOI NA REVOLTA DE CANUDOS, ONDE ANTONIO CONSELHEIRO ORGANIZOU UM BATALHÃO COM SEUS MELHORES ATIRADORES, CHAMADO DE ³BATALHÃO SANTO´, QUE CAUSOU PESADAS BAIXAS NAS TROPAS FEDERAIS.

Guerra contra Rosas e Oribes
Atiradores alemães contratados. 100 atiradores espalhados nas Unidades Brasileiras. Armados de Fuzis Dreyse de agulha. São conhecidos como BRUMMER.

UM CASO BRASILEIRO
DATA: ano de 1966 . LOCAL: São Domingos. ATIRADOR: Sgt Nunes (equipe de tiro do EB). ARMA: FAL customizado, com munição NATO . DISTÂNCIA : aproximadamente 400 metros. COMENTÀRIO: Um franco atirador da guerrilha fazia fogo, diariamente, sobre os postos de vigia e check-points do Regimento Escola de Infantaria, que participava do cerco à área controlada pelos comunistas. O Sgt Nunes recebeu a missão de neutralizar o inimigo, que já havia causado algumas baixas. Menos de 24 horas depois a missão estava cumprida.

CONCLUSÃO
HOJE , MAIS QUE EM OUTRAS ÉPOCAS, O EMPREGO DO CAÇADOR SE TORNOU DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA OS EXÉRCITOS NO MUNDO, QUER SEJA POR SUA LETALIZADA, QUER SEJA, PELO ARMAMENTO E EQUIPAMENTO UTILIZADO. ASSIM, TAMBÉM O EXERCITO BRASILEIRO, COMEÇA A VOLTAR SEUS OLHARES PARA ESTE TIPO DE COMBATENTE, EM VISTA DE FORMAR EQUIPAR E TREINAR , ESTE QUE É UM MULTIPLICADOR DO PODER DE COMBATE.

‡UM TIRO, ‡ UMA MORTE