You are on page 1of 13

Sistema Distribuído

Prof. Welton Dias de Lima Especialista em Gestão de Tecnologia de Redes e Segurança da Informação CCNA, CNAP, ItilV2 e CNE.

Sincronização .Comunicação é importante. mas não é tudo! Sincronização é útil em programas multitarefa para manter a consistência de dados usados por diversas linhas de execução. em sistemas distribuídos para controlar o acesso de diversos nós a um recurso limitado e bancos de dados para escalonar adequadamente acessos concorrentes à base. 2 .

Com um único computador e um único clock. não importa muito se este relógio estiver um pouco fora do tempo. ele usualmente pergunta ao operador para entrar com a data e hora. o serviço de interrupção adiciona uma unidade ao tempo armazenado na memória. Deste modo. o software clock é mantido atualizado. o qual é então convertido para o número de ticks depois da data conhecida e armazenada na memória.Sincronização Quando o sistema é inicializado. eles ainda estarão internamente consistentes. 3 . A todo clock tick. Desde que todos os processos na máquina usem o mesmo relógio.

ou TMG.770 transições.Transição de Horários Com a invenção do relógio atômico (é um medidor de tempo que funciona baseado em uma propriedade do átomo) em 1948. tornouíse possí medir o tempo mais precisamente através da contagem de vel transições do átomo de césio 133. é um acrônimo para Greenwich Mean Time. GMT. O fuso horário é contabilizado a partir do meridiano de Greenwich: para oeste.631. Os fí sicos definiram o segundo como sendo o tempo de que o átomo de césio 133 leva para fazer exatamente 9. para leste será positivo. o fuso é negativo. e é conhecido como o marcador oficial de tempo. 4 . que em português significa Hora Média de Greenwich (mais comumente chamado de Hora de Greenwich).192.

é o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. o UTC sincroniza-se com o dia e a noite de UT1. mas é sim uma medida derivada do Tempo Atômico Internacional (TAI). ao que se soma ou subtrai segundos de salto (leap seconds) quanto necessário. o UTC não se define pelo sol ou as estrelas. também conhecido como tempo civil. Ao contrário do GMT. ou UTC (acrónimo de Universal Time Coordinated). Devido ao fato do tempo de rotação da Terra oscilar em relação ao tempo atômico.Transição de Horários O Tempo Universal Coordenado (em inglês: Coordinated Universal Time). 5 .

e outras fontes UTC são comercialmente dispon veis. O uso de ondas curtas de rádio ou satélite requer um conhecimento preciso da posição relativa do transmissor ou receptor. O Geostationary Environment Operational Satellite pode fornecer o UTC com uma precisão de 0. GEOS. e alguns outros satélites fazem ainda melhor. Receptores de rádio de WWV. UTC pode também ser obtido através do telefone NIST em Fort Collins. a correção deve ser feita pelo caminho do sinal e velocidade do modem. mas aqui também.Transição de Horários Muitos satélites também oferecem um serviço UTC.5mseg. 6 . de forma a compensar o tempo de propagação do sinal.

Receptores de rádio de WWV. O uso de ondas curtas de rádio ou satélite requer um conhecimento preciso da posição relativa do transmissor ou receptor. GEOS. e alguns outros satélites fazem ainda melhor.Transição de Horários Muitos satélites também oferecem um serviço UTC. de forma a compensar o tempo de propagação do sinal.5mseg. 7 Curso de Capacitação Intelbras Redes Computadores Maio 2007 . e outras fontes UTC são comercialmente dispon veis. O Geostationary Environment Operational Satellite pode fornecer o UTC com uma precisão de 0.

Caractér sticas: .000Km de altura. informando a hora local. sob todas quaisquer condições atmosféricas.O GPS é um sistema distribu do baseado em satélite lançado em 1978. . popularmente conhecido por GPS (geoposicionamento por satélite") é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo.Um satélite transmite sua posição em broadcast e anexa marcas de tempo a cada msg. 8 . a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra. assim como informação horária.Globl Positioning System O sistema de posicionamento global. . . desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS. .Cada satélite tem até quatro relógios atômicos que são calibrados periodicamente. essa transmissão broadcast permite que todoreceptor na Terra calcule com precisão sua própria posição (usando três satélites).Cada um circulando em 20.GPS usa 29 satélites.

. .Master usa estimativas do RTT para estimar o valor dos relógios dos computadores dentro dos grupos.'Servidor de tempo' é ativo (master) e coleta os valores de relógios de outros (slaves).Algoritmo ± Berkeley Algoritmo usado para a sincronização interna de um grupo de computadores. um novo computador master é eleito. Master envia aos slaves o .Caso o master falhe. 9 .Hora atual é resultante de uma média AJUSTE a ser feito no relógio. .

com exatidão por vezes melhor que alguns milésimos de segundo. ou seja. 10 . ele define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios. baseados em alguma fonte confiável de tempo. Com o NTP é fácil manter o relógio do computador sempre com a hora certa.Network Time Protocol O NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no UDP.

. 11 .É seguro ± evita interferências acidentais ou voluntárias usando técnicas de utenticação para verificar se os dados provém de uma origem conhecida.Caracter sticas do NTP É confiável ± não é afetado por problemas de conexão pois usa servidores redundantes e caminhos redundantes entre servidores .Atende um grande número de clientes.

12 .

F I M 13 .