You are on page 1of 46

As Redes Sociais como aspecto mercadolgico para as empresas

Patrcia Regina Wypych

EMPRESAS = relao unilateral com o pblico.


No existia preocupao de manter um dilogo aberto com pblico. REAVALIAO: consumidores cada vez mais barulhentos e conectados socialmente . ativos ,

Estar em sintonia com os consumidores e construir uma relao de respeito com eles so fatores determinantes para o sucesso de uma marca hoje.

Aps o estouro da bolha pontocom, a tendncia foi imaginar que as novas mdias no haviam mudado nada.

Internet e tecnologias digitais = bases para transformaes Web 2.0: Arquitetura de participao possibilitou postura colaborativa dos internautas. Os sistemas evoluem na medida em que mais pessoas os utilizam e contribuem para o seu melhoramento.

Consumidores esto saturados pelo nmero de informaes proporcionadas pelo mercado e por isso se tornam cada vez mais cautelosos e cticos.

Mdia de massa: limitao do que podia ser pensado pela restrio da produo e distribuio de informaes. Poucas fontes emissoras que distribuem uma mensagem homognea para muitos.

Ciberespao: a rede admite e requer formas prprias de mediao, uma forma indita de comunicao de todos com todos a distncia.

a internet implica o fim da mediao deriva de um preconceito terico, que tem sua consistncia e origem nas crticas antes endereadas aos meios de comunicao de massa . PAULO VAZ

Internet definida pela


Proximidade - acesso s informaes de qualquer local conectado; ausncia de centro de produo e transmisso. Distncia (cognitiva) - muitas informaes, dificultando em saber onde se encontram l h o que no sei onde nem como encontrar Limite ao ilimitado.

Um dos desafios da comunicao em redes sociais criar uma mensagem que se auto-propague.

Independente da compra de mdia, a comunicao deve acontecer de forma que passe de boca a boca, ou melhor, de mouse a mouse.

Para isso imprescindvel alguns pontos para esse novo tipo de comunicao.

Relacionamento aberto. Transparencia.

Respeito ao consumidor.

Opinio e Identidade.

Respeito as regras do local aonde esta inserido.

Gesto responsvel do relacionamento com menores.

Incentivo a honestidade como guia dos multiplicadores.

Proteo privacidade e permisso.

Isto fato.

As pessoas hoje vivem e consomem media de maneiras completamente diferentes e inovadoras.

Os hbitos e atitudes esto mudando.


As pessoas obtem notcias do dia via web. O consumidor hoje v o seu programa favorito de televiso no iPod. Agenda os seus compromissos e a sua vida por dispositivos mveis.

O consumidor no s controla as mensagens que recebe como est em constante movimento.

Deixamos de viver numa era de interrupo, de mensagens comerciais bombardeadas e controladas pelos anunciantes. Para vivermos num novo e excitante paradigma: o da conversao e colaborao!

As conversas sobres as marcas ocorrem quer elas queiram, quer no. Como tal, as marcas devem facilitar essa conversa, em vez de a tentar controlar. Devem deixar de interromper e comprar apenas o tempo e a ateno do consumidor. Para passar a envolv-lo mais na conversa e criar tempo em conjunto com o mesmo.

Mais do que anunciar, analisar as opinies sobre um tema. Mais do que divulgar, discutir os aspectos positivos e negativos de um servio, afim de direcionar os esforos de uma campanha publicitria ao encontro dos anseios de seu target.

Processo coletivo

Consumo

Inteligncia coletiva

Inteligncia Coletiva
Unio de informaes/contedo de vrias pessoas diferentes associadas, criando recursos e unindo habilidades.

De baixo para cima

Processo de consumidor

Consumidores esto aprendendo a utilizar as diferentes tecnologias para ter um controle mais completo sobre o fluxo da mdia e para interagir com outros consumidores.

De cima para baixo

Processo colaborativo

Empresas esto aprendendo a acelerar o fluxo de contedo de mdia pelos canais de distribuio para aumentar as oportunidades de lucros, ampliar mercados e consolidar seus compromissos com o pblico.

As promessas desse novo ambiente de mdia provocam expectativas de um fluxo mais livre de ideias e contedos.

O consumidor ideal ativo, comprometido emocionalmente e parte de uma rede social. Ver o anncio ou comprar o produto j no basta; a empresa convida o pblico para entrar na comunidade da marca. No entanto, se tais afiliaes incentivam um consumo mais ativo, essas mesmas comunidades podem tambm tornar-se protetoras de integridade das marcas e, portanto, crticas das empresas que solicitam sua fidelidade (Jenkins, 2008).

As empresas esto cada vez mais antenadas sobre a importncia econmica desse contedo gerado pelo consumidor, procurando aproveit-lo da melhor maneira possvel em suas estratgias de marketing.

Tambm resulta dessa fase de web participativa, a ascenso das chamadas mdias sociais, fundamentais nesse processo de convergncia.

A insero neste vasto mundo digital quase que obrigatria: um nmero cada vez maior de stakeholders destas organizaes est participando de conversas nas redes: funcionrios, consumidores, fornecedores, comunidade...

dias Sociais uma imerso neste universo de transparncia nas relaes entre empresa e consumidores; Ela consiste em um poderoso instrumento dos consumidores contemporneos, j que possibilitam que eles expressem e propaguem as sua devoo e o seu rancor a determinada marca.

EMPRESAS = foradas a definir novas formas de relacionamento com seu pblico.

Maneira mais eficiente que encontraram foi se apropriando tambm das mdias sociais.

Mdias Sociais como blogs, e microblogs tm se destacado como ferramentas que ajudam nessa mudana de posturas das empresas, pois facilitam o processo de conversao, inspirando assim sentimento de confiana entre os consumidores.

Os consumidores querem ser representados, mas no explorados.


No se contentam mais em serem consumidores passivos, e satisfazem cada vez mais ao seu desejo de livre escolha, convenincia, personalizao e controle projetando, produzindo e distribuindo seus prprios produtos.

Pesquisa Nielsen, maro 2010

67,5 milhes de pessoas tm acesso a internet no Brasil.


(crescimento de 1,7% em relao ao terceiro trimestre e de 8,2% em relao ao primeiro trimestre de 2009)

Segundo AdRelevance, que monitora a publicidade na Internet, os sites de educao tambm apresentaram em fev de 2010 elevada atividade publicitria. Na categoria comunidades (incluindo sites de redes sociais) atingiu em fev 31,7 milhes de pessoas e 86,3% dos usurios ativos. Tempo mdio de cada pessoa na categoria de 4 horas e 28 minutos.

Pesquisa Nielsen, maro 2010

Pesquisa Nielsen, julho 2009

As recomendaes pessoais e opinies de consumidores publicadas online so as formas mais confiveis de publicidade global. 90% dos entrevistados confiam nas recomendaes de pessoas conhecidas. 70% em opinies de consumidores disponveis na internet, mesmo que sejam desconhecidos.
(Pesquisa realizada com 25 mil consumidores da internet de 50 pases.)

Pesquisa IBOPE, janeiro 2010

O uso da mdia social influncia hbitos de pesquisa bens e servios. Mais de 90 % dos entrevistados esto, de alguma forma, envolvidos com tecnologias colaborativas.
- 87% possuem perfil em algum site de relacionamento - 91% possuem interesse em blogs - 87 %utilizam Wikis como fonte de informao

(Pesquisa realizada com 600 usurios na Campus Party)

Era da recomendao
Os novos formadores de opinies somos ns. Agora, a propaganda boca a boca uma conversa pblica, que se desenvolve nos comentrios dos blogs e nas resenhas de clientes, comparadas e avaliadas de maneira exaustiva. Chris Anderson Calda Longa

mais relevante saber o que as pessoas esto falando nas redes sociais do que a prpria mdia .

Steven Johnson

Conferencia das Cidades Inovadoras 2010

Estamos em uma era de transio miditica, marcada por decises tticas e com isso, conseqentemente inesperadas.

Ithiel de Sola Pool, falecido poltico e cientista do M.I.T, considerado profeta da convergncia e dos meios de comunicao.

patriciawypych@gmail.com @pattywypych

Obrigada.

You might also like