You are on page 1of 13

Soldagem Oxi-gs

Princpio de Soldagem por Oxi-gs


envolve a fuso do metal de base e normalmente de um metal de enchimento, usando uma chama produzida na ponta de um maarico. O metal fundido e o metal de enchimento se misturam numa poa comum e se solidificam ao se resfriar.

Equipamento
O equipamento completamente auto-suficiente e relativamente barato. Consiste de cilindros de Oxignio e gs combustvel, cada um com regulador de presso, mangueiras para conduzir os gases para o maarico e uma combinao de maarico e bico para ajuste da mistura gasosa e produo da chama desejada.

Reguladores - localizados na cabea do cilindro, controlam a presso e o fluxo de gs. Para prevenir exploses, essencial ajust-los s presses certas. Um regulador tem dois medidores: o medidor de alta presso que l a presso do gs no tanque, e o medidor de baixa presso que l a presso do gs na mangueira e no bico. Mangueiras - conectam os cilindros de ao ao bico. So feitas de um material forte, flexvel, geralmente de borracha. Para evitar confuses, a mangueira do oxignio verde e a mangueira do gs combustvel vermelha. Extremidade do punho - tem duas vlvulas agulha, que so botes redondos que controlam o fluxo de oxignio ou de gs combustvel. O bico est ligado ao punho e deve ser trocado dependendo do tipo de trabalho a ser feito e do gs usado. Este mesmo feito de ligas com elevada condutibilidade trmica, como as ligas de cobre, para evitar um superaquecimento. Quando um maarico usado para cortar metal, um tubo de oxignio manda um fluxo extra do gs diretamente para o centro da chama, aumentando sua intensidade. Finalmente, um acendedor acende a chama.

Tipos de maarico: (1) maarico para aquecimento; (2) maarico para corte; (3) maarico misturador

Consumveis
Os gases mais usados so: acetileno, propano e hidrognio; sendo o primeiro mais usado neste caso, o mtodo conhecido como soldagem oxido acetilnica. As caractersticas da chama oxido acetilnica variam com relao da mistura de oxignio e acetileno sendo classificado em trs tipos: carburante, neutra e oxidante.

A Chama Carburante a chama resultante da mistura de Acetileno com Oxignio com um excesso de Acetileno. Esta chama utilizada para solda de aos liga ao cromo e ao nquel, alumnio e magnsio. Atinge a temperatura de 3020C, e pode ser tambm empregada para depsitos de materiais duros como "Stellite". Esta chama no recomendada para a soldagem de aos carbono, pois causar juntas porosas e quebradias. A Chama neutra a chama de maior utilizao para o processo de soldagem oxiacetilnica. Esta chama resultante da mistura de Acetileno e Oxignio em partes iguais, da o seu nome de "neutra". A chama neutra de particular importncia para o soldador, no s por seu uso em soldas e cortes, como tambm por fornecer uma base para regulagem de outros tipos de chamas. Esta chama poder atingir temperaturas da ordem de 3100C. A Chama Oxidante a chama resultante da mistura de Acetileno com Oxignio com um excesso de Oxignio. Esta chama pode atingir temperatura na ordem de 3200C. Uma outra caracterstica deste tipo de chama o som emitido pelo bico. utilizada principalmente para soldagem de materiais que contenham zinco em sua composio qumica como, por exemplo, o lato. Na soldagem deste material, o zinco oxidado na superfcie da poa, onde a camada de xido resultante vai inibir posteriores reaes.

Tcnicas Operatrias
A primeira etapa a limpeza das juntas a serem soldadas. Devem estar limpas e livres de qualquer outro material que possa contaminar a poa de fuso. Concluda esta etapa, passase para o prximo passo que consiste em executar um chanfro, o qual pode ser feito com esmerilhadeira, e deve ter 30. A profundidade no deve ultrapassar mais do que da espessura da chapa, pois se a ponta do chanfro for muito fina, esta ser queimada pela chama do maarico. Em seguida dar espaamento e fixar as peas a serem soldadas atravs de um ponteamento. Para facilitar o processo de fuso, indispensvel o pr-aquecimento das chapas que pode ser realizado com o prprio maarico. A utilizao da vareta de soldagem fica a critrio do soldador, uma vez que, basta fundir a juntas. Deve-se usar uma chama neutra. Aps todos esses cuidados, s partir para a execuo da solda. Quanto execuo da soldagem, uma tcnica de bons resultados a de deslocar o maarico da esquerda para direita (o maarico indo adiante da vareta).

Caractersticas da Soldagem Oxi-gs


Capacidade do processo: O processo basicamente manual, sendo porttil, e economicamente atrativo para lotes de reduzido nmero de peas. Aplicvel na soldagem de um grande nmero de materiais metlicos, tais como ao carbono, nquel, cobre, bronze, lato e ferro fundido. Como o mtodo dispensa o uso da energia eltrica, este muito empregado em trabalhos de campo, principalmente em atividades de reparo. As temperaturas atingidas em uma chama neutra so inferiores quelas atingidas na soldagem a arco eltrico, bem como a concentrao da chama menor. A velocidade de soldagem deve ser mais baixa, podendo causar grandes distores nas peas soldadas. Utiliza-se de material de enchimento, que pode ser revestido, para fornecer proteo adicional poa de fuso.

Aplicaes Industriais
Em meios industriais a soldagem Oxi-gs utilizada em vrios processos como: Componentes mecnicos Estruturas navais e ocenicas Tubulaes Vasos de presso Chassis e carrocerias de automveis

Segurana na Solda
Cilindro de acetileno: a) Evitar choques violentos, principalmente nos reguladores de presso; b) No armazenar os cilindros em local prximo a uma fonte de calor; c) Armazenar os cilindros preferencialmente na posio vertical e seguros por correntes; d) O acetileno mais leve que o ar e no se acumula em locais baixos; e) No esvaziar o cilindro completamente, evitando a entrada de ar ou a sada de vapor de acetona misturado com acetileno; f) Ter cuidado com vazamentos, uma vez que a mistura do acetileno com o ar pode ser explosivo; g) Verificar sempre o estado das vlvulas e reguladores de presso, para evitar vazamentos; h) Evitar o contato do acetileno com tubulaes ou conexes de cobre e algumas de suas ligas, porque pode-se formar um composto explosivo do acetileno com o cobre. Cilindro de oxignio: a) No usar o oxignio no lugar do ar comprimido para retirar resduos de locais que estejam tambm sujos de leo ou graxa, pois pode haver combusto espontnea dos leos; b) No usar oxignio para limpar roupa que esteja suja de leo ou graxa, pois h risco de combusto espontnea da roupa; c) No lubrificar nenhuma conexo ou parte do equipamento em contato com o cilindro de oxignio; d) Evitar choques violentos nos reguladores de presso, uma vez que, devido elevada presso interna, o cilindro de oxignio pode voar como um mssil; e) Conservar o cilindro sempre com o capacete de proteo, quando no estiver em uso. Durante a soldagem: a) Caso ocorra retrocesso da chama, fechar imediatamente as vlvulas do maarico e dos cilindros de gases; b) Limpar o bico do maarico, evitando entupimentos; c) Ter cuidado com o risco de exploso ao soldar ou cortar recipientes metlicos que tenham tido contato com combustveis.

Vantagens e Desvantagens do processo


As vantagens da soldagem oxi-gs so: Baixo custo; Emprega equipamento porttil ; No necessita de energia eltrica; Permite o fcil controle da operao. As principais desvantagens do processo oxi-gs so: Exige soldador hbil; Tem baixa taxa de deposio; Conduz a um superaquecimento; Apresenta riscos de acidente com os cilindros de gases.

Comentrios Pessoais
Pode-se observar que apesar de ser um processo rudimentar, ainda muito utilizado devido a sua praticidade em realizar diversos tipos de trabalhos como desde simples componentes mecnicos at estruturas navais. Considerando o baixo custo e a fcil aquisio de equipamentos, torna-se, ento, um processo vivel em diferentes situaes.

You might also like