You are on page 1of 11

Introduo

Ligaes inter-redes

Introduo

Motivao:

As lans foram projetadas para oferecer uma rede de comunicao local de alta velocidade; As WANs por outro lado, foram projetadas para permitir uma rede de alta capacidade para distncias muito grandes; Uma empresa pode ter mais de um tipo de rede, por ex. uma LAN baseada em Ethernet, uma rede Novell, conexo FDDI ou servio de frame relay para conectar a um computador de uma outra cidade.

Introduo
Isolamento

x Servio Universal

A idia permitir que um usurio possa atravs de qualquer computador acessar o servio desejado; Vantagem: Produtividade.

Ligaes Inter-Redes

As ligaes Inter-Redes oferecem um esquema para interconectar os diferentes tipos de redes (Servio Universal) A soluo baseada em hardware e software:

Hardware, trata das questes da rede fsica: Ex: sinais eltricos, temporizao, etc; Software, trata das questes dos protocolos;

Ligaes Inter-Redes

Componente bsico de uma inter-rede o Roteador:

A tarefa bsica do Roteador inter conectar redes como uma ponte (bridges). um roteador tem um processador e memria convencional e interfaces separadas de E/S para cada rede que conecta.

Ligaes Inter-Redes

Um Roteador pode, por exemplo, conectar:


Duas LANs, uma LAN e uma WAN, duas WANs; Uma LAN e uma LAN FDDI; Uma LAN e uma conexo frame relay.

Arquitetura de Inter-Redes

Na verdade um nico Roteador pode interligar vrias redes. A razo para no fazer isso :

Eficincia; Redundncia;

O Roteador deve ser capaz de:


Processar cada pacote de recebe, traduzir os sinais eltricos, formatos de quadros e protocolos utilizados para encaminhar a outras redes. Oferecer a iluso de operar em uma nica rede.

Redes Virtuais

Na verdade, a rede oferecida virtual, porque ela no existe de verdade. E o mais importante, os usurios e os aplicativos no sabem que esto operando em uma rede virtual. O software de protocolo ed inter-redes esconde os detalhes de conexo de rede fsica, endereamento e informaes de roteamento.

TCP/IP

O TCP/IP foi o primeiro conjunto de protocolos desenvolvidos para uso em uma inter-redes. O Trabalho com TCP/IP comeou nos anos 70. Onde o exrcito dos EUA estavam interessados em inter-redes e fundamentou boa parte da pesquisa do TCP/IP. Resultados:

O conceito de inter-rede revolucionria; A maioria das organizaes usa uma inter-rede como rede primria; Possibilitou a Internet, interligando escolas, universidades, empresas e milhes de pessoas ao redor do mundo; Muitos projetos tiveram que adaptar suas solues de rede para trabalhar com ligaes de inter-redes.

TCP/IP
O modelo da camada do TCP/IP

Camada 1: Fsica Corresponde a camada fsica; Camada 2:Interface de Rede Especifica como organizar os dados em quadros
e como o computador transmite quadros atravs de uma rede;

Camada 3: Inter-Redes especifica o formato dos pacotes enviados atravs de


uma inter-rede como tambm os mecanismos usados para encaminhar pacotes a partir de um computador atravs de um ou mais roteadores at um destino final;

Camada 4: Transporte assegura uma transferncia confivel; Camada 5: Aplicativo especifica como um aplicativo utiliza a inter-rede;

10

TCP/IP
As

5 camadas da pilha TCP/IP

11

You might also like