You are on page 1of 19

Sistemas de Apoio Deciso

Engenharia de Produo Sistemas de Informao Fabrcio Pelloso Piurcosky

Teoria da Deciso e Processo Decisrio


"Processo de anlise e escolha entre vrias alternativas disponveis do curso de ao que a pessoa dever seguir" [Chiavenato,1983]

Envolve seis etapas: Anlise e identificao da situao; Desenvolvimento de alternativa; Comparao entre as alternativas; Classificao dos riscos de cada alternativa; Escolher a melhor alternativa; Execuo e avaliao

Grau de Certeza na Deciso

Quantidade de estrutura de um problema diz respeito a quantidade necessria de julgamento e avaliao humana em cada trabalho.

Quanto mais estruturado for um processo, mais simples ser automatiz-lo e mais estvel ser o SI decorrente.

Grau de Certeza na Deciso - problemas estruturados


Variveis conhecidas Dados relevantes conhecidos

Pouco Julgamento e Avalio

- problemas no-estruturados
No h definio clara Nem todas as variveis so conhecidas Dados indisponveis

- problemas semiestruturados
Algumas Partes podem ser resolvidas por mtodos de deciso formais

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System)


Automao de operaes repetitivas

Novas aplicaes desenvolvidas

Uso de computador nas empresas

Sistema de Deciso Gerencial

Sistemas de Apoio Deciso

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System)


So sistemas mais complexos que permitem total acesso base de dados corporativos, modelagem de problemas, simulaes e possuem uma interface amigvel. Alm disso, auxiliam o executivo em todas as fases de tomada de deciso, principalmente, nas etapas de desenvolvimento, comparao e classificao dos riscos, alm de fornecer subsdios para a escolha de uma boa alternativa.

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System)

So sistemas informatizados interativos que proporcionam ao usurio um acesso fcil a modelos decisrios e dados a fim de dar apoio a atividades de tomada de deciso semiestruturadas ou no-estruturadas.
O objetivo dos SAD o apoio ao administrador, gerente ou gestor nas atividades de tomada de deciso e no a substituio do tomador de decises. Esse tipo de Sistema de Informao orientado a tarefas decisrias noestruturadas ou semi-estruturadas, no cabendo tal tipo de sistema para os problemas estruturados.

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System) - Caractersticas

Dados e modelos organizados em funo da deciso Flexibilidade e capacidade de adaptao s mudanas no ambiente e no estilo do responsvel pela tomada de deciso Processamento interativo Interface com o usurio fcil de usar

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System) - Exemplo

Supermercado Fim de Semana - + venda de carnes Relacionamento dos dados - pessoas que compram carne, tambm levam carvo e bebidas Com base nessas informaes a rede pode traar estratgias de vendas mais elaboradas. Pode inclusive, decidir por evitar colocar o carvo em oferta nos finais de semana.

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System) Anlise de Dados
Extrao de Informaes (Data Mining) a descoberta dos dados importantes, que alimentaro as anlises estratgicas da empresa, devem surgir a partir de conjecturas lgicas que percorrem toda a extensa base de dados em busca de informaes que gerem algum conhecimento podendo, assim, serem expressas em regras informais, do tipo: "a grande maioria das pessoas que utilizam o comrcio eletrnico para compras de CDs de determinado gnero so homens com idade entre 16 e

30 anos".

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System) - Regras


Conhecimento atravs de regras de comportamento comum. Estas funcionaro como base para a busca de informaes nos bancos de dados (BD)

A forma genrica das regras : V X antecedente conseqente


Onde X representa uma ou mais variveis com faixas associadas. Exemplo:

V transao X, compras(X, carne) compras(X, carvo)


regra acrescentamos duas relaes: o suporte e a confiana. O suporte trata-se da frao em se verifica a ocorrncia conjunta do antecedente e do conseqente na populao. Assim a constatao de que a compra conjunta de carne em conjunto com carvo representa 0,02% das transaes verificadas no tem a mesma importncia caso essa relao seja de 10%. Confiana mede a freqncia da ocorrncia do conseqente no caso de ocorrer o antecedente. Assim, poderamos chegar ao conhecimento, por exemplo, de que a cada 60% das pessoas que compram carne, compram tambm carvo.

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System)


A extrao de dados pode ser: Guiada pelo usurio - o usurio fica responsvel em definir as regras para a minerao dos dados. Isso pode envolver na utilizao de critrios mais flexveis e, possivelmente, pessoais. Nesse modelo, importante ter uma preocupao em facilitar a visualizao dos dados pelo usurio. Assim recomenda-se a implementao de sistemas de visualizao onde elementos de natureza diversa apresentam-se em cores e formas diferentes para o usurio. Automtica - todo o desenvolvimento de regras, fica a cargo do sistema informatizado. comum, o sistema realizar um estudo prvio em uma poro menor de dados como uma tentativa em estabelecer regras de associao (training set) Para as regras de classificao o sistema tende a escolher um atributo, possivelmente um que particione bastante os dados, e a partir dele traar uma rvore de classificao onde vai-se relacionando os ns em diversos subnveis.

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System)


Ilab Sistemas Especialistas A ILab Sistemas Especialistas uma empresa focada no desenvolvimento e implantao de aplicaes avanadas de apoio tomada de deciso. Suas solues constituem-se essencialmente de "sistemas inteligentes" modelados a partir de conhecimento e tecnologia de informao, sendo utilizados em tarefas complexas e que exijam alto grau de tratamento matemtico. A empresa est situada na cidade de Ribeiro Preto, comeou com projetos de sistemas de otimizao e planejamento para Usinas de acar e lcool. Tem projetos j visando outras reas, como empresas de nibus e aviao. Nos projetos, a interface com o usurio desenvolvida na linguagem Delphi e a parte de otimizao desenvolvida em C++. Desenvolvem produtos genricos na forma de pacotes, fazem toda a parte de implantao do sistema na empresa cliente e do suporte sempre que necessrio. www.ilab.com.br

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System)


Keyword A Keyword, empresa situada na cidade de So Paulo, desenvolve projeto para empresas de qualquer rea. Os projetos so desenvolvidos para plataforma Windows e utilizam linguagem Visual Basic. Do suporte na fase de implantao e treinamento para os usurios. Alguns clientes: A PROMON conta hoje com mais de 20 aplicaes Keyword destinadas a apoio a deciso (SAD) e localizao de cadastros. As reas atendidas por aplicaes SAD da Keyword incluem a contabilidade gerencial, anlise de resultados, anlise de contratos com fornecedores, anlise de efetivo, anlise de contratos com clientes, recebimentos e contas a receber, entre outras.

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System)


A Infoservice, situada no Rio de Janeiro, trabalha em parceria com a empresa Pointer Software proprietria do DATAHABITAT ferramenta adotada para sistemas voltados ao tratamento de informaes gerenciais para qualquer segmento de empresa. No DataHabitat todos os dados ficam armazenados em um s local. Podemos gerar consultas, relatrios e grficos dinmicos com facilidade. Usando o DataHabitat o prprio usurio pode montar as suas consultas, relatrios e grficos sem a necessidade de solicitar servios a informtica. Para usar o DataHabitat no h necessidade de conhecer linguagens de programao. O sistema utilizado em plataforma Windows e desenvolvido em Visual Fox Pro. A empresa faz servios de consultoria, treinamento para os usurios e desenvolve toda a aplicao. Do suporte para os clientes sem alocar pessoal especfico para cada cliente. Para atuao nessa rea desejvel conhecimento de processos empresariais, viso gerencial, e saber quais as formas de informao que cada empresa necessita.

SAD (Sistemas de Apoio Deciso) ou DSS (Decision Support System)

A Wiser parte integrante do programa da Oracle Corporation na qualidade de Value Service. Uma vez identificadas as informaes estratgicas que subsidiaro a tomada de decises dentro da corporao, a Wiser est capacitada a gerar os mecanismos necessrios manipulao adequada de grandes volumes de dados e transform-los em relatrios estratgicos. A Wiser atua da seguinte forma neste tipo de soluo: Consultoria tecnolgica Sistemas geradores de relatrios estratgicos on-line Sistemas de informao geo-referenciados.

CASES
Lojas Americanas Necessidade - agir de forma integrada na parte comercial e estar em sintonia com o cliente Sada SISTEMA R/3 da SAP - mdulos de Finanas, Controladoria, Legal Consolidation e Tesouraria, implantao do SAP Retail com os mdulos SD (Vendas e Distribuio), MM (Gerenciamento de Materiais), WM (Gerenciamento de Warehouse), HR (Recursos Humanos) e PS (Sistema de Projetos). Mudanas - A empresa criou um Comit de Usurios que avaliou as necessidades de mudanas, o que permitiu a implantao dos mdulos em apenas trs meses. Resultados - fatura hoje mais de R$ 1,8 bilho anuais, e, diariamente, paga uma mdia de 4 mil ttulos de fornecedores e registra cerca de 1 milho de transaes de venda. Comparativo - 86 lojas e trs depsitos enviavam movimento para a sede uma vez por dia os resultados contbeis s no fim do ms. Hoje os dados so acompanhados diariamente. As vendas so disponibilizadas de hora em hora, via pager. Investimento - A empresa investiu R$ 3,8 milhes em mquinas, consultoria, sistemas e deu especial ateno ao treinamento, montando uma Central de Treinamento.

CASES
C&A

Necessidade - reconciliar manualmente as vendas de centenas de milhares de cartes de


crdito e de dbito em conta, tendo que comparar uma a uma as notas com os valores na contabilidade da empresa e o dbito na conta bancria do cliente.

Sada - Adoo do R/3 no Brasil em seu segmento Benefcio - integrao por processo de negcio e no h mais transaes isoladas por
departamento. Controle de duplicatas de fornecedores, controle dos saldos de balano para tomada de decises e preparao do "pacote" de fechamento de final de ms. Controle dos seus 7,5 milhes de cartes prprios a maior operao private label do pas

Mudanas - fase de treinamento deu nfase especial transferncia de tecnologia dos


consultores e da SAP ao pessoal da C&A, tornando-os agentes de transformao e de implementao.

Bibliografia
http://pucrs.campus2.br/~annes/sad3.htm Lab Sistemas Especialistas http://www.ilab.com.br Keyword http://www.keyword.com.br Infoservice http://www.infoservi.com.br Wiser http://www.wiser.com.br

You might also like