Biografias

Pierre Fermat

Blaise Pascal

Blaise Pascal Nasceu em 19 de junho de 1623. que se tornaria característica fundamental de seu pensamento cientifico e filosófico.  Sofreu forte influência familiar que contribuiu desde cedo ao desenvolvimento de seu raciocínio rigoroso.  .

fórmula de geometria do acaso. fundamentais ao desenvolvimento tecnológico futuro. . Aos 17 anos descobriu e publicou uma série de teoremas em geometria projetiva. o triângulo de Pascal e o tratado sobre as potências numéricas. no campo da aviação. Desenvolveu cálculos de probabilidade.   Aos 13 anos juntou-se aos sábios do círculo de juntouMersenne onde pode colecionar informações para desenvolver seus trabalhos.

desenvolvendo importantes estudos que tiveram como inspiração as descobertas do italiano Evangelista Torricelli sobre a pressão atmosférica. contribuiu no campo da hidrostática.Contribuições de Blaise Pascal Na física. ‡Construiu uma máquina de calcular que chegou a ser patenteada mas sua fabricação em série foi descartada. Essa máquina recebeu o nome de Pascalina .

Pascalina   A máquina com 6 rodas dentadas. desde que o total não ultrapassasse a 999.999. cada uma contendo algarismos de 0 a 9 permitia somar até 3 parcelas de cada vez.999. . Paris. A somadora original de Pascal ainda existe e funciona e esta exposta em Paris. 999.

Os interesses principais de Pascal eram a filosofia e a religião. e dois matemáticos de horas vagas. embora às vezes difícil. não se restringe hoje a jogos de dados e cartas. ou seja. Na probabilidade estatística. Embora a teoria das probabilidades ainda guarde a estigma de sua origem. Blaise Pascal e Pierre de Fermat. Desta forma. Fermet era jurista e foi um dos fundadores da teoria dos números. o problema é conseguir uma amostra experimental bem ponderada e então finalmente avaliar a probabilidade de estar ela representando eficazmente todos os eventos possíveis . Na década de 1650. não é possível enumerar todos os eventos que poderiam ser previstos. o Cavaleiro De Méré. No jogo. A partir da correspondência trocada entre Pascal e Fermat desenvolveu-se a teoria das desenvolveuprobabilidades ± as "leis do acaso". é sempre possível. sorteios e lances. É ela a principal ferramenta da estatística com todas as suas aplicações importantes e úteis. um encontro casual entre De Méré e Pascal despertou o interesse deste na solução de um problema que de há muito fascinara os jogadores: como dividir os lucros em um jogo de dados que precisa ser interrompido.TEORIA DAS PROBABILIDADES A teoria das probabilidades foi elaborada por três franceses em meados do século XVII: um nobre de vida faustosa. Há uma diferença fundamental entre os jogos de azar e a maioria dessas outras aplicações. nas aplicações em que se busca descobrir o que poderá acontecer em situações da vida real. e também a Geometria Projetiva. enumerar todos os eventos possíveis.

talvez um dos mais belos da geometria: desenhe duas linhas L e L' não-paralelas e escolha em cada nãouma delas três pontos .E. B com A' e C' .D. Afortunadamente existe uma demonstração simples e compreensível deste teorema. Na figura marque 6 pontos:A. . nesta ordem.chamemos de A. C e A'. ligue A com B' e C' . C' para aproveitar a notação. elipse.círculo. parábola ou hipérbole. B'. Teremos então um hexágono inscrito na secção cônica.HEXAGRAMA MÍSTICO    Aos dezesseis anos assombra a todos com a demonstração do seu chamado "Hexagrama Místico".C. BC e EF. CD e FA são pares de lados opostos.F e una-os. por unalinhas retas.o que é um exagero pois para se criar uma reta bastam 2 apenas pontos. Estes 3 pares de retas se interceptam sempre em três pontos que estão sempre em linha reta . em que AB e DE. Pois bem. O "Hexagrama Místico" tem também esta propriedade dos 3 pontos e é criado da seguinte forma: escolha uma secção cônica qualquer .C com A' e B' .B. as intersecções das duas linhas provenientes de cada um destes 3 pares estarão sobre uma outra linha reta. B.

e o hexagrama se deformaria. ou parábola.  Se desenhássemos este hexagrama num vidro e projetássemos sua sombra num anteparo com a ajuda de uma lanterna. o círculo viraria uma elipse.  .e receberia o nome de Geometria Projetiva ou Descritiva. e sim de uma geometria que só seria estudada profundamente 130 anos depois por um engenheiro de Napoleão .HEXAGRAMA O "misticismo" do hexagrama vem do fato que a geometria que Pascal exercia não é a geometria convencional dos quadrados e círculos dos prédios e dos carros da vida diária.Gaspard Monge . mas os 3 pontos ainda estariam sobre uma linha reta.

chegando notavelmente perto da descoberta do cálculo integral. 1647) e Discours sur le Passions de l'Amour (Discurso sobre as Paixões do Amor). citam-se Nouvelles Expériences sur le Vide (Novas citamExperiências sobre o Vácuo. De Alea Geometriae (O Jogo da Geometria). foi o Tratado sobre as Potências Numéricas. Entre outras obras suas. no qual trata dos elementos "infinitamente pequenos". neste último encontra-se a célebre sentença: O encontracoração tem razões que a própria razão desconhece. "tão perto que Leibniz mais tarde escreveu que foi ao ler essa obra de Pascal que uma luz subitamente jorrou sobre ele. Memorial. .TRATADO SOBRE AS POTÊNCIAS NUMÉRICAS  Outro trabalho científico de Pascal nesta fase." (Boyer. 1974). Pascal voltará a esse tema em 1658. em um trabalho sobre a área da ciclóide. Oração para pedir a Deus a graça de fazer bom uso das enfermidades e Pensées (Pensamentos).

" ‡A pressão exercida sobre um líquido em câmara selada transmite-se por igual em todas as direções. denominados "LEIS DE PASCAL". Blaise Pascal.Prensa hidráulica e o freio hidráulico  Sabemos que os automóveis utilizam no seu sistema de freios o fluído. físico e matemático francês. Sua utilização vem sendo pesquisada e aperfeiçoada desde que o Sr. nascido em 19 de junho de 1623. filósofo. estudou pressões hidráulicas e descobriu fundamentos importantíssimos." .

aproximadamente. Fermat aproveita seu lazer para se dedicar à literatura clássica. em agosto de 1601. Cópia de pascal e blaise\BLASE PASCAL & PIERRE FERMAT\biografia fermat. Este trabalho de Fermat apareceria.Um subproduto desse trabalho foi a descoberta feita por volta de 1636.htm blaise\ FERMAT\  . mas também o levaram a um rigoroso procedimento para o cálculo de tangentes à uma curva . um dos grandes contribuidores para o desenvolvimento e fundamentação do cálculo diferencial e integral. O trabalho geométrico de Fermat baseava-se no estudo da geometria baseavatridimensional. Fermat possuía um verdadeiro horror a demonstrações matemáticas muito longas. nasceu em Beaumont de Lomange (França). Seus trabalhos resumiamresumiam-se a poucas linhas A geometria de Fermat o conduziu a caminhos que o permitem não só calcular pontos de máximo e mínimo de uma função. do princípio fundamental da geometria analítica.Biografia de Fermat     Fermat. ao passo que Descartes só trataria da geometria bidimensional. à matemática e à física . um ano antes da revolucionária geometria de Descartes. e a restaurar obras perdidas da antigüidade.

em Cambridge.Teorema de Fermat ‡ Por volta de 1637. formula um teorema que se torna famoso: considerando a equação xn + yn = zn. reconhece que seu trabalho também não está completo. ter realizado esse desafio. A última tentativa conhecida é a do matemático inglês Andrew Wilesde. Em 1993. As anotações de Fermat perdem-se. . ele anuncia. y e z que a satisfaçam quando n é um número inteiro maior do que 2. A demonstração de seu teorema tem sido um dos desafios enfrentados por grandes matemáticos e até hoje não resolvido. Pouco tempo depois. Fermat afirma que não existem valores inteiros para x.

Observações Pelo teorema. as derivadas laterais de f poderão existir e ser não nulas. Existem funções com um ponto crítico em x=c. f '(c)=0. x=0 é ponto crítico mas este não é um ponto de extremo para f. como a função f(x)=x³ definida sobre a reta.PONTO MÁXIMO E PONTO MÍNIMO Teorema (P. a derivada de f se anula e passa uma reta tangente horizontal à curva y=f(x) no ponto (c. isto é. definida sobre S=[-1. f(c)). mas f '('(1)=2 e f '(2)=-4. x=-1 e x=2 f(x)=1S=[x=são pontos de mínimo local e x=0 é um ponto de máximo local. que não é ponto de máximo nem de mínimo local para f. se x=c é um ponto de extremo local para f. então x=c é um ponto crítico.2] possui três extremos. Se os pontos de extremos locais para f estiverem nas extremidades do domínio de f. A função f(x)=1-x². '(2)=- . Fermat) Se uma função f possui um ponto de extremo (máximo ou mínimo) local em x=c e a função f é derivável neste ponto.

é ponto de extremo (máximo ou mínimo) local para f. Este critério se baseia nas seguintes idéias: Se a função é crescente as retas tangentes em cada ponto de seu gráfico possuem coeficientes angulares positivos. . Se existe algum ponto de extremo local a reta tangente ao gráfico neste ponto tem coeficiente angular zero. Se a função é decrescente as retas tangentes em cada ponto de seu gráfico possuem coeficientes angulares negativos.GRÁFICOS Existe um critério que faz uso da primeira derivada para identificar se um ponto localizado no interior do domínio da função.

mtm.html .br/~andsol/geom/fermat/fp-pt.Triângulo de Fermat http://www.ufsc.

Em 1639 divulga um novo método para determinação de tangentes.GEOMETRIA ANALITICA Na geometria analítica. Cópia de pascal e blaise\BLASE PASCAL & PIERRE FERMAT\o ultimo teorema fermat. Em especial. Fermat já tem. porém. Devem-se a Fermat alguns teoremas originais. sem dúvida. Sem embargo. Os métodos de Fermat são mais simples do que os Descartes. estudo que levaria aos máximos e mínimos. na qual se consagra.htm . assim. O campo predileto de estudos de Fermat. grande influência sobre o desenvolvimento da álgebra. notáveis pela concepção. em 1629. Fermat precede. a equação geral da reta. é o da teoria dos números. e exerce. o mais famoso dos teoremas de Fermat é o que passou à história da matemática com a designação de "Último Teorema de Fermat". que é o primeiro (1657. circunferência e de algumas cônicas. Fermat dá considerável impulso à aritmética superior moderna. 1661) dos grandes princípios variacionais da física. a Descartes. Fermat formula o princípio do tempo mínimo. da óptica.

podemos observar que eles estão distribuídos uniformemente . esperando ser descobertas dentro das ligações no diagrama Os números divisores de Fermat podem ser aproximados pela fórmula S.LN(N) .LN(K) .Os Números divisores de Fermat   Todos os números divisores de Fermat em em um diagrama logarítmico.Ainda existem 200 divisores.

F.A. p.1Pieper..br/ edicao/especial/cientis/cumai1. (introdução e notas) Rio de Janeiro : Tecnoprint Gráfica S.491-     . 1971. Matemática de Euclides descoberta às escondidas [on line]: Disponível na internet via correio eletrônico: http://www1. p.com. [on line]: Disponível na internet via correio eletrônico: http://www1.html Falceta.estado.estado. p. 6ed. História da Matemática. M.) Interfaces. História de la Fisica.346Mondin. E. 1997. Aprendendo Física 1.1946. Buenos Aires : Nova Buenos Aires. p.br/ edicao/especial/cientis/cumai5. P. As fraquezas humanas e o risco do acerto. Compton's New Media.estado. Inc. J.491-492. 1981. 252538 Schurmann. 1996. M. 1997.1-324. M. Valentim.J. B. (org.estado.html BIBLIOGRAFIA  Falceta. W.br/edicao/especial/cientis/cumali. p. p. p. 264-267. Ch.J. Blaise Pascal in Enciclopédia Abril [on line]: Máximo. 79Pascal. Anônimo Compton's Interactive Encyclopedia verbete Richelieu. Curso de Filosofia. p. A fé na ciência. L. 264Chiqueto. Alvarenga. B.2. Os filósofos do Ocidente vol. p. 306Costa.1. [on line]: Disponível na internet via correio eletrônico: http://www1.A. São Paulo: Universidade de São Paulo.. B. Do jogo de dados às invenções de Deus [on line]: http://www1. In: Lauand. São Paulo: Scipione. A tese de Pascal: Teologia e Física. 4ed. C. W. Pagliari. vol.. A. A. São Paulo: Mandruvá. 1966. São Paulo : Universidade de São Paulo. São Paulo : Scipione. Sérgio (trad. In: Milliet. W. Gomiero. São Paulo : Paulus.B.com. B. Curso de Física. W.br/edicao/especial/cientis/cumai88. 153153-157 Falceta. 306-307. 1994. e trad. p.com.com. Pensamentos (Pensées). Boyer.346-356. p.html 1996. 79-83.. e org. 1974. As Idéias Fundamentais da Matemática e outros ensaios.html Falceta.) & Des Granges.

Integrantes do grupo Márcia de Carvalho  Rodrigo Buoso  Silzan Damaris  Tatiana Tavares   1º Mn .