You are on page 1of 53

Tratamento e Disposio de Resduos Slidos

Unidade 8: Tcnicas de Tratamento e Disposio Final Prof.: Eliana Sgarbi

8.1 Formas de Disposio de Resduos no Brasil e no Mundo


Os maiores geradores de lixo do mundo:  EUA: 210 milhes de toneladas/ano  Japo: 100 milhes de toneladas/ano  Inglaterra: 40 milhes de toneladas/ano  Frana: 30 milhes de toneladas/ano
2

Como o lixo destinado pelo mundo


Inglaterra e Alemanha: destinao frequente de resduos para incinerao visando a gerao de energia. EUA: 50% dos resduos seguem para aterros e a parcela restante dividida entre aterros e compostagem (resduos orgnicos).
3

Os Resduos Slidos no Brasil


Destinao Distritos com servio de limpeza urbana e/ou coleta de lixo Vazadouro a cu aberto (lixo) Aterro controlado Aterro sanitrio Aterro de resduos especiais Usina de compostagem Usina de reciclagem Quantidade 8.381 5.993 1.868 1.452 810 260 596

8.2 Aterro Controlado


Lixo disposto em valas, compactado e recoberto por terra.

8.3 Aterro Sanitrio


Definio: Processo utilizado para a disposio de resduos no solo, em especial o lixo domiciliar. Construdo com base em normas especficas, apresentando uma confinao segura com a finalidade de minimizar os impactos ambientais.
6

Aterro Sanitrio
Vantagens: Baixo custo. Disposio adequada do lixo. Boa capacidade de absoro diria. Condies satisfatrias de decomposio biolgica da matria orgnica.
7

Aterro Sanitrio
Fatores limitantes: reas prximas a comunidades. Indisponibilidade de material para a cobertura diria. Influncia das condies climticas. Escassez de recursos humanos habilitados para o gerenciamento do negcio.
8

Classificao dos Aterros


1. Aterros Comuns (lixes): Simples descarga de lixo, sem qualquer tratamento. 2. Aterros Controlados: Lixo disposto no solo e coberto com material inerte.
9

Classificao dos Aterros


3. Aterros Sanitrios: Disposio do lixo com as seguintes caractersticas: Sistema de drenagem de efluentes lquidos percolados (chorume). Impermeabilizao das clulas (polietileno de alta densidade). Tratamento e drenagem do biogs.
10

Aterros Sanitrios caractersticas


Drenagem de guas pluviais e cobertura. Monitoramento ambiental constante (topogrfico e hidrogeolgico). Ptio de estocagem de materiais. Distncia mnima de cursos d'gua (400 m). Alternativa brasileira: uso de valas (municpios de pequeno porte).
11

Aterros Sanitrios Classificao conforme tcnica de operao:


Aterros de superfcie: regies planas. Aterros de depresses: executados em locais especficos (lagoas, mangues, locais com depresses e ondulaes).

12

Os Pr-Requisitos para um PrAterro:


1. Levantamento de dados gerais: Dados populacionais. Tipologia dos resduos. Taxa de produo per capita. Dados pluviomtricos. Regime de temperatura.

13

Os Pr-Requisitos para um PrAterro:


2. Escolha do terreno reas de fcil acesso. Recursos hdricos (proximidade).

14

Os Pr-Requisitos para um PrAterro:


3. Levantamento topogrfico: Definio da rea til. 4. Levantamento geotcnico: Reconhecimento do perfil do solo e subsolo (permeabilidade/ constituio/ nvel do lenol fretico/ etc.)
15

8.4 Compostagem Aerbica e Anaerbica


Definio: Ato ou ao de transformar resduos orgnicos, atravs de processos fsicos, qumicos e biolgicos, em uma matria biognica mais estvel. Composto = fertilizante orgnico oriundo da compostagem.
16

Os Fertilizantes Hoje:

Valor relacionado frao inorgnica (nitrognio, fsforo e potssio).

17

Compostagem - Histrico:
Usada na antiguidade pelos povos orientais tcnicas artesanais, nas quais se amontoavam os resduos para fermentao e posterior incorporao ao solo.

18

A Compostagem no Brasil
Um nmero reduzido de usinas operam em funcionamento pleno. Razes principais: Inviabilidade econmica. Incapacitao tcnica.

19

Compostagem Metodologia:
Tratamento Fsico. Tratamento Biolgico.

20

Tratamento Fsico:
1. Triagem manual e/ou mecnica do lixo onde os componentes nobiodegradveis so retirados da massa. 2. Resduos restantes so triturados e homogeneizados. Adiciona-se lodo de esgoto ao lixo para favorecer a atividade bacteriana.
21

Tratamento Biolgico:
Fermentao ou digesto de resduos pela ao dos microorganismos presentes ou inoculados (lodo de esgoto). Podem ser empregados processos aerbios, anaerbios ou mistos.

22

Compostagem Fatores de Influncia


Temperatura (ideal entre 23 C e 70 C). Aerao. Umidade. Qualidade dos microorganismos.

23

8.5 Tratamento Trmico dos Resduos Slidos de Sade (RSS)


Autoclave: realiza a esterilizao a vapor, destruindo os microorganismos. Incinerao: queima controlada, tambm com o objetivo de destruir integralmente os microorganismos presentes.

24

8.6 Incinerao
Prtica antiga, que at a dcada de 1970 consistia em empilhar resduos e atear fogo diretamente. As cinzas eram espalhadas no solo e por vezes usadas como adubo.

25

Incinerao
Definio: Queima do lixo em equipamentos especficos. Os resduos remanescentes (cinzas) so encaminhados para aterros sanitrios ou mesmo reciclados.

26

A Histria da Incinerao
1874 Nottingham Inglaterra: O Sistema de Fryer: forno onde resduos eram dispostos manualmente e incinerados com ajuda de carvo.

27

A Histria da Incinerao
1920 EUA e Europa: Mais de 300 incineradores municipais instalados.

28

A Histria da Incinerao
Brasil: 1886 Bairro dos Tocos Manaus (AM) : 60 toneladas/ dia.

29

Incinerao Nmeros Atuais


EUA 86 incineradores construdos nos ltimos 5 anos. Brasil projeto da Companhia de Energia de So Paulo para construo de uma termoeltrica movida a lixo.

30

O Processo de Incinerao
Caracterstica principal: reduo de peso e volume do resduos, por meio de combusto controlada. So gerados no processo: CO2, SO2, N2, O2, H2O e cinzas e escrias (metais ferrosos em geral).
31

Situaes Especiais
Combusto incompleta: gerao de CO e particulados (fuligem e negro de fumo). Dissociao do nitrognio, formando NO e N2O5.

32

Controle do Rendimento da Combusto


Princpios Bsicos: 1. Regular a quantidade de ar para atender s especificaes do projeto. 2. Transferir o mximo de calor gerado na combusto para o material a ser incinerado.
33

Classificao dos Processos de Incinerao


1. Incinerao Esttica ou de Batelada: Funcionamento intermitente do forno. Estgios:
a) Alimentao do forno. b) Combusto dos resduos. c) Resfriamento e Tratamento dos Gases e Produtos da Combusto. d) Emisso dos gases e escrias.
34

Classificao dos Processos de Incinerao


2. Incinerao Dinmica ou Contnua: funcionamento do forno ininterrupto. Estgios:
a) b) c) d) e) f) Alimentao do forno. Secagem dos resduos. Combusto dos resduos. Resfriamento dos gases. Filtragem e tratamento dos gases. Emisso dos gases e escrias.
35

Conceitos Tericos da Incinerao


Reao qumica entre combustvel e comburente. Controles importantes: Temperatura de ignio. Temperatura de inflamao. Controles de combusto: Temperatura (800 a 1000 C); turbulncia; tempo de permanncia.
36

Sistemas de Incinerao
Os mais conhecidos: Tepee; Du Pont; Munich; Dsseldorf; Martin; CESP Brasil Usina Termoeltrica de Lixo.
37

Pontos Positivos da Incinerao


Reduo de volume de resduos (at 90%). Destruio dos microorganismos presentes. Gerao de energia calorfica, que pode ser transformada em energia eltrica ou vapor.

38

Pontos Negativos da Incinerao


Produz resduos remanescentes da queima (escrias), os quais necessitam de destinao final. Libera gases txicos que necessitam de tratamento. No serve para vidros, metais ou matria orgnica. Produz efluentes decorrentes da lavagem dos gases e das escrias.

39

8.7 Aterros Industriais


Requerem projeto e execuo mais elaborados que os aterros sanitrios, especialmente se recebem resduos perigosos. Isto quer dizer: impermeabilizao rigorosa de sua bases (mantas plsticas especiais) e cobertura impermevel para as clulas j preenchidas.
40

Aterros Industriais Pontos a Comentar


Condies de implantao similares s dos aterros sanitrios quanto ao acesso, vizinhana, coleta e tratamento de lixiviados e percolados e cobertura. Monitoramento permanente, a fim de se minimizar as chances de contaminao de solo e guas subterrneas.
41

Aterros Industriais Pontos a Comentar


Deve-se evitar a disposio de resduos muito midos e pastosos, a fim de reduzir ao mnimo a quantidade de lixiviados a produzir.

42

Aterros Industriais Requisitos


A localizao deve ser a mais de 200 m dos corpos d'gua superficiais; O nvel de gua do lenol fretico na sua cota mais elevada deve observar uma distncia mnima de 2,5 m da base do aterro. O aterro no deve situar-se margem de rodovias, estradas e vias de uso comum (mnimo de 20 m de distncia a partir da faixa de domnio).
43

Aterros Industriais Requisitos


Vida til no inferior a 5 anos; Direo predominante de ventos no sentido oposto ao das reas mais densamente povoados; Priorizar solo com permeabilidade baixa (argiloso) maior garantia operacional e menores custos de projeto.
44

8.8 Co-Processamento CoDefinio: Aproveitamento de resduos industriais e/ou matria-prima em fornos de alta temperatura. Ex: insero dos resduos nos fornos de clnquer da indstria cimenteira.
45

CoCo-Processamento
Definio: Aproveitamento de resduos industriais e/ou matria-prima em fornos de alta temperatura. Ex: insero dos resduos nos fornos de clnquer da indstria cimenteira.
46

Histrico do CoCoprocessamento
Prtica com cerca de 30 anos. Resduos mais destinados: pneus, borras de refino de petrleo, solos contaminados, equipamentos de proteo individual usados, refugos de produo da indstria farmacutica, embalagens plsticas, etc.
47

Restries do CoCoprocessamento
No podem ser co-processados: Resduos hospitalares. Resduos radioativos. Resduos domsticos. Resduos corrosivos. Pesticidas. Explosivos.
48

Pontos Positivos do CoCoprocessamento


Destruio integral dos resduos, que so incorporados ao produto da indstria co-processadora. Custo competitivo.

49

Pontos Negativos do CoCoprocessamento


Restries para os resduos (nem todos esto aptos ao processo). Distncia das indstrias coprocessadoras (elevado custo do transporte).

50

8.9 Aproveitamento Energtico do Lixo-Combustvel LixoAssociado muitas vezes a processos de incinerao, atravs de caldeiras, onde o vapor gerado em funo da troca de calor com os gases de combusto. Este vapor pode ser utilizado diretamente ou transformado em energia eltrica por meio de instalaes especiais, como turbinas.
51

8.10 Auditorias em Receptores de Resduos


Principais finalidades: 1. Conhecer previamente o receptor do resduo antes da destinao do material; 2. Registrar formalmente a inspeo para uso em eventuais processos judiciais no futuro.

52

ATIVIDADE
Indicar os principais pontos relacionados documentao e operao do receptor que devem ser verificados por ocasio de uma auditoria ambiental.

53

You might also like