You are on page 1of 20

PERSONALIDADE

PERSONALIDADE

Por volta do sculo XIX surgiu este termo: "personalidade" (do latin persona, mascara) para designar as qualidades inatas de uma pessoa. A palavra Persona caracteriza a maneira pelo qual o individuo vai se apresentar no palco da vida em sociedade. Portanto, diante do palco existencial cada um de ns ostenta sua PERSONA, mas h, porm, uma respeitvel distancia entre o papel do

PERSONALIDADE

Este termo a consolidao dos termos: temperamento e carter, termos estes conhecidos dos filsofos e mdicos.

TEMPERAMENTO PERSONALIDADE CARTER

TEMPERAMENTO: A palavra temperamento tem sua origem do latim ( Temperamento = Medida ). Representa a peculiaridade e intensidade individual dos afetos psquicos e da estrutura dominante de humor e motivao.

Temperamento

Novais ( 1977 ), diz que temperamento est ligado a um clima qumico no qual se desenvolve a personalidade. Petroviski ( 1985 ) define o temperamento como sendo a combinao determinada e constante das peculiaridades psicodinmicas do individuo que se revelam por meio de suas atividades e comportamento, compondo dessa forma a sua base

Allport ( 1966 ) caracteriza o Temperamento como sendo um fenmeno especifico da natureza emocional do individuo, que inclui a sua sensibilidade aos estmulos, intensidade e rapidez de respostas e vrias outras particularidades, todas ligadas a hereditariedade. Ento podemos definir Temperamento como sendo uma disposio inata e particular de cada pessoa, pronta a reagir aos estmulos ambientais; a maneira de ser e agir de uma pessoa,

TEMPERAMENTO

Hipcrates considerado o pai da medicina, estudou o temperamento humano e o classificou o temperamento da espcie Humana em quatro tipo bsicos: Sanguneo, Melanclico, Colrico e Fleumtico.

Classificao de Temperamento segundo Hipcrates.

Sanguneo: Tpico de pessoas de humor variado. Melanclico: Caracterstico de pessoas tristes e sonhadoras. Colrico: Peculiar de pessoas cujo humor se caracteriza por um desejo forte e sentimentos impulsivos, com predominncia. Fleumtico: Encontrados em pessoas lentas e apticas, de sangue

Definies

de Personalidade

Personalidade para maioria dos autores pesquisado, o conjunto de traos que distingue um indivduo dos outros, no meio de uma coletividade. A personalidade uma varivel individual que cada pessoa possui e diferencia-a de qualquer outra, determina os seus modelos de comportamento, inclui as interaces dos estados de nimo do indivduo, as suas atitudes, motivos e mtodos, de maneira que cada pessoa responde de forma distinta perante as mesmas situaes. A personalidade representa as propriedades estruturais e dinmicas de um indivduo ou indivduos, tal como estas se reflectem nas suas

personalidade formada por caractersticas inatas, acumulao de experincias e aces recprocas entre o ser humano e o seu meio.
o conjunto de traos psicolgicos internos que determinam a forma como o indivduo se comporta em distintas situaes. o perfil de um indivduo, onde os traos que delineiam esta imagem so emitidos, por ele atravs de sua forma de ser, agir e pensar, na relao com a coletividade.

Personalidade

PERSONALIDADE

A Personalidade deve ser considerada em seus aspectos multideterminado. Aspectos biolgicos, scias, psicolgicos, culturais, morais, religiosos e econmicos.

Strelau e Angleitner (1987 ) discutem cinco caractersticas que diferenciam o Temperamento da Personalidade.
O Temperamento biologicamente determinado e a Personalidade um produto do ambiente social. Caractersticas Temperamentais podem ser identificadas j cedo, na infncia, ao passo que a Personalidade moldada durante os perodos do desenvolvimento infantil.

1.

2.

3.

4.

5.

Diferenas individuais com caractersticas temperamentais como ansiedade, extroverso, introverso, tambm so observados em animais, ao passo que personalidade prerrogativa de seres humanos. O temperamento apresenta aspectos estilsticos. A Personalidade contm aspectos do comportamento. Ao contrario do Temperamento, a Personalidade se refere funo de integrativa do comportamento humano.

Podemos definir Personalidade como sendo o conjunto de elementos Temperamentais que foram herdados durante a gestao e de elementos adquiridos do meio durante as etapas do desenvolvimento.

CARTER

O termo carter originrio do grego charakter e refere-se a sinal, marca, ao instrumento que agrava .

Aplicado esse termo Personalidade, denota aqueles aspectos que foram gravados, inscritos no psiquismo e no corpo de cada indivduo durante o seu desenvolvimento.

Conceito de Carter

o conjunto de reaes e hbitos de comportamento que vo sendo adquiridos ao longo da vida e que especificam o modo individual de cada pessoa. O carter composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padro consistente de respostas para vrias situaes, incluindo as atitudes e

Conceito de Carter

O carter a forma com que a pessoa se mostra ao mundo, com seu temperamento e sua personalidade; a expresso do temperamento e da personalidade por meio das atitudes de uma pessoas.

por meio do carter que a personalidade e o temperamento do indivduo se manifestam. Portanto, conhecer o carter de uma pessoa significa conhecer os traos essenciais que determinam o conjunto de seus atos.

Temperamento, Personalidade e Carter

Desde o momento da fecundao, todas as informaes genticas do pai e da me passam ao novo beb, constituindo o seu temperamento. Ainda na gestao, o bebe apreende todos os estmulos provindo do meio. Sente e sofre qualquer alterao sofrida pela me durante a gestao e gradativamente, vai incorporando esses estmulos e organizando-os em seu mundo interno, contribuindo para a formao de sua personalidade. Os possveis comprometimentos que por ventura ir ter ao logo das etapas de desenvolvimento, iro determinar a sua forma de agir e reagir perante a vida, constituindo assim, o seu carter, sendo esse, nada mais do que a expresso de seu mundo interno

You might also like