You are on page 1of 21

COLGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS LEGISLAO E SEGURANA AMBIENTAL

Polticas Ambientais

Prof. Soely F. M. Geraldis

Polticas Ambientais
A partir da dcada de 70 o Brasil volta-se para o aproveitamento sustentvel de seus recursos.
Implantao da Poltica nacional de Recursos do Mar e da Poltica Nacional de Meio Ambiente, em 1981.

Lei n 6.938/81: - dispe sobre a Poltica Nacional de Meio Ambiente; - dispe sobre o SISNAMA Sistema Nacional de Meio Ambiente, composto:

Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA


Institudo pela Lei n 6.938/81.

Sua atuao deve observar o seguinte I. O acesso da opinio pblica s informaes relativas s agresses ao meio ambiente, e s aes de proteo ambiental, na forma estabelecida pelo CONAMA. II. Cabe aos estados, Distrito FeDeral e aos municpios a regionalizao das medidas emanadas do SISNAMA, elaborando normas e padres supletivos e complementares.

Constitudo por rgos e entidades da Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios e


Fundaes do Poder Pblico, voltados ao meio ambiente com a seguinte estrutura:

I. rgo Superior: O Conselho de Governo.

II. rgo Consultivo e Deliberativo: O Conselho Nacional do meio Ambiente


CONAMA. III. rgo Central: O Ministrio do meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal - MMA. IV. rgo Executor: O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA. V. rgos Seccionais: Os rgos Federais, fundaes do Poder Pblico e

Entidades Estaduais, voltadas ao Meio Ambiente.


VI. rgos Locais: Os rgos ou entidades municipais e respectivas jurisdies.

Hierarquia das Leis

Constituio Federal Emenda Constituio Leis Complementares Leis Ordinrias Leis Delegadas Medidas Provisrias Decreto Lei

Decretos Legislativos
Resolues

Artigo 225

Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente


equilibrado, considerado bem de uso comum do povo e essencial boa qualidade de vida, impondo-

se ao Poder Pblico e coletividade o dever de


defend-lo para as presentes e futuras geraes.

Poltica Nacional do Meio Ambiente - PNMA

Nasce com Lei n 6.938, 31 de agosto de 1981, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente. Ela foi editada para estabelecer a poltica nacional do meio ambiente, seus fins, mecanismos de formulao, aplicao, conceitos, princpios, objetivos, penalidades devendo ser entendida como um conjunto de instrumentos legais, tcnicos, cientficos, polticos e econmicos destinados promoo do desenvolvimento sustentado da sociedade e da economia brasileira.

Princpios da PNMA
O artigo 2 da lei, estabeleceu que a preservao, a melhoria e a recuperao da qualidade ambiental propiciam vida, visando assegurar no Pas, condies ao desenvolvimento socioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendido os seguintes princpios: I equilbrio ecolgico, considerando meio ambiente como patrimnio pblico; II racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar; III planejamento e fiscalizao do uso dos recurso ambientais; IV proteo dos ecossistemas; V controle e zoneamento das atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras; VI Incentivo ao estudo e a pesquisa de tecnologias voltadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais; VII acompanhamento do estado da qualidade ambiental; VIII recuperao e reas degradadas; IX proteo das reas ameaadas de degradao; e X a educao ambiental em todos os nveis de ensino.

Fundamentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos PNRH


I a gua um bem de domnio pblico; II a gua um recurso natural limitado, dotado de valor econmico; portanto deve ser preservado para as presentes e futuras geraes; III em situao de escassez, o uso prioritrio dos recursos hdricos o consumo humano e a dessedentao de animais; IV a gesto dos recurso hdricos deve sempre proporcionar uso mltiplo das guas; V a bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e atuao do sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos; VI a gesto dos recursos hdricos deve ser descentralizada e com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades.

Licenciamento Ambiental
O licenciamento ambiental e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, um instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente, previsto no art. 9, inciso IV, da Lei 6.938/81. A Resoluo CONAMA n 237/97, define: Conceito; Licena ambiental; Normas disciplinadoras; Competncia; Tipos de licena, prazos, condicionantes e publicidade; AIA / EIA / RIMA; EIA / RIMA; e Instrumentos legais de licenciamento ambiental.

Conceito
Licenciamento ambiental o procedimento administrativo

pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso.

Licena Ambiental

ato

administrativo

pelo

qual

rgo

ambiental

competente, estabelece as condies, restries e as medidas de controle ambiental que devero ser obedecidas pelo empreendedor pessoa fsica ou jurdica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental.

Competncia
Art. 4, da Res. CONAMA 237/97 Compete ao IBAMA, rgo executor do SISNAMA, o licenciamento ambiental, a que se refere o artigo 10 da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de mbito nacional ou regional, a saber:

I - localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em pas limtrofe; no mar territorial; na plataforma continental; na zona econmica exclusiva; em terras indgenas ou em unidades de conservao do domnio da Unio. II - localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados;

Competncia
III - cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites

territoriais do Pas ou de um ou mais Estados;


IV - destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em

qualquer estgio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer


de suas formas e aplicaes, mediante parecer da Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN;

V - bases ou empreendimentos militares, quando couber,


observada a legislao especfica.

Competncia
1 - O IBAMA far o licenciamento de que trata este artigo aps considerar o exame tcnico procedido pelos rgos ambientais dos Estados e Municpios em que se localizar a atividade ou empreendimento, bem como, quando couber, o parecer dos demais rgos competentes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, envolvidos no procedimento de licenciamento. 2 - O IBAMA, ressalvada sua competncia supletiva, poder delegar aos Estados o licenciamento de atividade com significativo impacto ambiental de mbito regional, uniformizando, quando possvel, as exigncias.

Competncia
Art. 5. Compete ao rgo ambiental estadual ou do Distrito Federal o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades: I - localizados ou desenvolvidos em mais de um Municpio ou em unidades de conservao de domnio estadual ou do Distrito Federal; II - localizados ou desenvolvidos nas florestas e demais formas de vegetao natural de preservao permanente relacionadas no artigo 2 da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, e em todas as que assim forem consideradas por normas federais, estaduais ou municipais;

Competncia
III - cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municpios; IV delegados pela Unio aos Estados ou ao Distrito Federal, por instrumento legal ou convnio.

Pargrafo nico. O rgo ambiental estadual ou do Distrito Federal far o licenciamento de que trata este artigo aps considerar o exame tcnico procedido pelos rgos ambientais dos Municpios em que se localizar a atividade ou empreendimento, bem como, quando couber, o parecer dos demais rgos competentes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, envolvidos no procedimento de licenciamento.

Competncia
Art. 6. Compete ao rgo ambiental municipal, ouvidos os rgos competentes da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, quando couber, o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local e daquelas que lhe forem delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convnio.

Dano Ambiental

A obrigatoriedade da reparao do dano Ambiental est inserida na Lei n. 6.938/81 em seu 1 do art. 14,que estabelece: Sem obstar a aplicao das penalidades deste artigo, o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. (...). Sendo esta norma uma ferramenta de fundamental importncia para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Dano Ambiental
Dano Ambiental a leso aos recursos ambientais, com sua conseqente degradao alterao adversa ou com prejuzo do equilbrio ecolgico.
Por recursos ambientais, entendese como sendo a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora (Lei n. 6.938/81 Art. 3, V).

Podemos ento concluir, que dano ambiental toda e qualquer forma de degradao que afete o equilbrio ecolgico do meio ambiente, tanto fsico quanto esttico. Denotase pelo prprio conceito acima, que muito difcil a reparao do dano ambiental.

You might also like