You are on page 1of 8

Redes de computadores

Faa clique para editar o estilo

4/27/12

Nuno Suarez N16

Introduo as redes de computadores

A internet conhecida como a maior rede existente. Quando nos ligamos internet o nosso computador ou rede local fica ligada ao mundo. Atravs do Pc podemos aceder a qualquer parte. Est ligao possvel graas rede pblica (ISP), suportada por cabos elctricos ( UTP ou STP, Cabos Coaxiais).

4/27/12

Vantagens e Desvantagens
Vantagens:

Dimenses Reduzidas Capacidade para transportar grandes quantidades de informao Atenuao muito baixa, que permite grandes espaamentos entre repetidores, com distancia entre os repetidores superiores a algumas centenas de quilmetros. Imunidade s interferncias electromagnticas Matria-prima muito abundante.

Desvantagens:

Custo ainda elevado de compra e manuteno Fragilidade das fibras pticas sem encapsulamento Dificuldade de conexes das fibras pticas

4/27/12 Acopladores pito T com perdas muito grandes

Meios fsicos de transmisso

Cabo Coaxial usado sobretudo em redes locais de topologia fsica em bus ou


barramento. Usado tambm na ligao da antena televiso. Existem dois tipos de cabos coaxiais : Fino e o Grosso

Fino Com blindagem simples, mximo de comprimento 185 m , velocidade mxima de 10


Mbps.

Grosso Com blindagem dupla, mxima de comprimento 500 m, velocidade mxima de 10


Mbps.

Pares Entranados So os tipos de cabos mais utilizados em redes locais.


Existem dois tipos de cabos de pares entranados : UTP e STP.

interferncias electromagnticas, mximo de comprimento 100 m, com velocidade mxima de 1Gbps. interferncias electromagnticas, mximo de comprimento 150 m, com velocidade 4/27/12 mxima de 1Gbps.

UTP Usado para interior, no possui uma camada metlica de proteco contra

STP Usada para exteriores, possui uma camada metlica de proteco contra

Meios fsicos de transmisso ( Cont )

Cabos pticos

Outra ventre de Cabos fibra ptica. transmitida luz no seu interior atravs de reflexes sucessivas. utilizada sobretudo para grandes distancias e quando necessrios altas velocidades de transmisso.

Multimodo -

Vrios comprimentos de onda percorrem a mesma fibra. Tecnologia mais barata, e de maior dimetro e percorre distancias mais curtas.

Monomodo - Apenas um comprimento de onda percorre a mesma fibra. Tecnologia mais dispendiosa, difcil instalao e menos dimetro do que as FO Monomodo.

4/27/12

Wireless

As ondas Rdio podem ser WI-FI e Bluetooth, em que trabalham na gama de frequncia dos 900 MHz 5 MHZ

Infravermelhos :
O comprimento de onda da radiao infravermelho no lhe permite atravessar a maior parte dos objectivos (paredes/metal) ao contrario, por exemplo, das ondas de rdio. Desta forma , no possvel ter objectos a obstruir a linha de viso entre o emissor e o receptor que no mximo podem estar distancias de 30 Metros.

Laser :
Usa-se para comunicaes ponto a ponto onde o emissor e o receptor tem de apresentar linha de viso entre si. O laser funciona como linha imaginaria entre o emissor e o receptor. Qualquer obstculo ou condies atmosfricas podem interromper o sinal. 4/27/12 Conta com uma largura de banda at 2,5 Gbps e um alcance mdio de 10

Classificao das redes de computadores

Meio Fsico de transmisso Fibra ptica, Wireless, Cabos elctricos. Dimenso da Rede LAN, WAN, etc. Capacidade de transferncia de transmisso Baixo Dbito, mdio
dbito, alto dbito.

Tipologia ou Topologia Redes de estrela, Bus ou Barramento.

4/27/12

Tipos de Rede / Abrangncia

PAN ( Personal rea Network) Rede de computadores domstica ( Rede de Casa)

LAN ( Local Network) Quando a abrangncia geogrfica uma sala ou at um edifcio ( Sala TIC 2 ou a rede da escola Gil Vicente. WLAN ( Wireless Local Area Network) Quando a abrangncia um campus que interliga vrios edifcios. MAN ( Metropolitan Area Network) Quando a abrangncia geogrfica uma rea metropolitana, ligando vrios edifcios espalhados por uma cidade.

WAN (Wide Area Network) Quando a abrangncia geogrfica uma regio uma regio, pas ou mesmo a totalidade do mundo.

4/27/12

You might also like