ACESSO AO MERCADO DOS EUA

A informação que se segue tem um carácter exclusivamente orientador e não deve ser interpretada de forma vinculativa.

INDICADORES MACROECONÓMICOS

STANDARD TIME ZONES .

ACESSO AO MERCADO . deste modo. cada um dos 50 Estados possuem legislação própria em matéria de direito das sociedades. De um modo geral. a maioria dos investidores estrangeiros opta pela abertura de uma filial (sociedade independente.I Embora as leis de base sejam semelhantes. variando as formalidades de constituição de Estado para Estado. A filial goza de personalidade jurídica própria e pode revestir qualquer das formas sociais previstas na lei. a total responsabilidade da empresa-mãe. Por razões de ordem jurídica ou fiscal. no caso da sucursal. onde apenas o capital desta nova entidade estará sujeito a controlo por parte das autoridades americanas) evitando. . a implantação de uma empresa estrangeira nos EUA pode efectuar-se através da criação de:  Sucursal  Nova sociedade de acordo com o direito societário de um dos Estados  Adquirindo uma participação importante numa sociedade americana já existente.

qualificar a empresa nos Estados onde a mesma pretende exercer as suas actividades comerciais. . bem como as taxas a pagar logo no momento da constituição da sociedade. Nevada e New York. É muito importante ter em conta as taxas de imposições fiscais sobre os rendimentos. Alguns Estados obrigam à nomeação de um representante local para facilitar a correspondência entre os mesmos e a empresa.II É prática comum formar uma empresa num Estado cuja legislação seja bastante flexível e. O Estado de constituição não é necessariamente o Estado onde a empresa exerce as suas actividades ou tem o respectivo centro de operações (nomeadamente se exercer negócios em vários Estados).ACESSO AO MERCADO . Os Estados mais liberais são Delaware. através da obtenção de um Certificate of Authority to do Business. depois. nos diversos Estados.

TIPO SOCIEDADE / ESTABELECIMENTO .I Tipo de Sociedades  Partnership (Sociedade de Pessoas)  Corporation (Sociedade Anónima) Outras Formas de Estabelecimento      Sucursal Sole Proprietorship (Empresário em Nome Individual) Joint Ventures Limited Liability Company (Sociedade de Responsabilidade Limitada) Trust .

isto é. .  .Partnership (Sociedade de Pessoas) Associação de duas ou mais pessoas. sociedades ou outras entidades. como as empresas de contabilidade e as firmas de advogados. São entidades jurídicas separadas das dos seus sócios. para o exercício de uma actividade económica lucrativa. gozam de personalidade jurídica. incluindo pessoas singulares e. A Limited Partnership é normalmente utilizada para os investimentos imobiliários. A General Partnership é frequentemente utilizada pelas organizações profissionais.TIPO SOCIEDADE / ESTABELECIMENTO . A maioria dos investidores estrangeiros optam pela Sociedade Anónima.I  .Corporation (Sociedade Anónima) – o mais utilizado Close Corporation (Closely held corporation) O capital é dividido em acções e cada sócio limita a sua responsabilidade ao valor das acções subscritas. também. única forma jurídica de sociedade de capital existente nos Estados Unidos.

por uma pessoa singular.  . nem queiram adquirir partes de empresas já existentes. de estabelecer um negócio. . de uma actividade comercial. na medida em que não existem regras específicas a cumprir. muito vantajosa na medida em que a responsabilidade do empresário é ilimitada. e por isso mais popular. menos mecanismos legais de controle e menos taxas.II  . A empresa-mãe controla a actividade da sucursal e responde por todas as suas dívidas.TIPO SOCIEDADE / ESTABELECIMENTO . Caracteriza-se pelo facto de todo o seu património responder pelas dívidas que venha a contrair. no entanto. podem constituir uma sucursal que não possui personalidade jurídica. o que representa um risco considerável. É a forma mais simples. Esta deve ser registada no Estado onde vai desenvolver a sua actividade – doing business – conceito que varia de Estado para Estado. Não é.Sole Proprietorship (Empresário em Nome Individual) Designa o exercício.Sucursal Os investidores que não pretendam constituir uma empresa de raiz. O único requisito necessário é a obtenção de licença para o exercício de uma determinada actividade.

. deste modo. competindo-lhe fazer a gestão e o controlo das actividades relacionadas com o Trust. O Trust permite. É interessante para o investidor estrangeiro que não possui nem capital nem tecnologia suficientes para constituir sozinho uma empresa nos EUA. com vista à prossecução de um objectivo delineado. Trata-se de uma relação jurídica relativa a um bem. A responsabilidade é ilimitada.Joint Ventures Consiste numa associação de duas ou mais pessoas colectivas. É utilizada para designar diferentes formas de contratos de cooperação entre empresas.  .III  . que podem traduzir-se em simples acordos para o exercício de um objectivo comercial específico ou na celebração de contratos que respeitam à criação de uma sociedade comum.Trust É uma figura tipicamente inglesa que consiste na transferência da propriedade de certos bens. através do qual uma pessoa que detém o título de propriedade desse bem (Trustee) ter a obrigação de o gerir a favor de um beneficiário (Beneficiary).TIPO SOCIEDADE / ESTABELECIMENTO . devendo o transmissário administrá-los em benefício de outrem. isolar um património pela transferência do seu título de propriedade para um Trustee. que permanece por um período determinado o proprietário do bem.

sendo os rendimentos da sociedade apenas tributados no momento em que são distribuídos pelos sócios. o que pode resultar em alguma dificuldade para uma empresa a operar em vários Estados ao mesmo tempo. apresenta as seguintes características: . Embora estejam autorizadas em todos os Estados dos EUA. A criação da empresa é efectuada através da elaboração dos Articles of Organization. . .IV  .Declaração de constituição junto do Secretary of State.Variação do capital mínimo exigido. Existem incentivos fiscais atribuídos às Partnerships. salvo disposição expressa em contrário.Cessão livre de quotas. na medida em que combina as vantagens das Corporations / Partnerships. a melhor opção para estrangeiros (???). Os custos financeiros envolvidos com a constituição são inferiores aos inerentes à criação de uma Corporation. Responsabilidade Limitada) É preferida por muitos profissionais como sendo a alternativa mais favorável.Não se encontrar submetida a uma dupla imposição fiscal. . . a legislação não é uniforme.Limitação da responsabilidade dos associados ao valor do capital subscrito. A responsabilidade dos accionistas encontrase limitada ao capital subscrito. fiscais e económicos.Limited Liability Company (Soc. de acordo com o Estado de constituição. . protecção pessoal e evitar a dupla tributação (os lucros e prejuízos são só taxáveis junto dos proprietários das empresas).TIPO SOCIEDADE / ESTABELECIMENTO . por motivos jurídicos.Distribuição dos benefícios em função dos interesses que os sócios detêm na sociedade. De um modo geral. As principais vantagens são a flexibilidade na condução e organização de negócios. . Não é.

 .  .  .Formalidades a cumprir. b) Organização Interna da Sociedade  . tais como: processo de registo. .Capital mínimo exigido (não existe limite estabelecido nos Estados já mencionados).  . custos envolvidos.Número mínimo e máximo de accionistas. tempo despendido.  .Local de reunião do Conselho de Administração.  . administradores e executivos (nenhumas nos Estados de New York e Delaware).Diferentes formas dos direitos de voto. c) Liquidação da Sociedade  .Obrigações impostas aos accionistas e executivos.Número de votos necessários para decidir sobre a sua liquidação.ESCOLHA DO ESTADO A escolha deverá ser feita tendo em atenção os seguintes elementos relativos à: a) Constituição da Sociedade  Restrições sobre a nacionalidade ou residência (aplicável às Corporations do tipo “S”) dos accionistas.Previsões estatutárias para a reorganização da empresa.Diversas categorias de accionistas.Número de fundadores (mínimo um).  .  .

 Exige-se a apresentação de dois documentos:  Certificate of Incorporation. Número máximo de acções autorizadas a emitir.  Duração ilimitada.estatutos da sociedade onde se estabelece o funcionamento da sociedade.CORPORATION (SOCIEDADE ANÓNIMA) .  Responsabilidade limitada dos sócios. regras internas pelas quais a Corporation deve ser gerida e governada. Denominação da sociedade.  Utilização desta forma social para o exercício de todo o tipo de actividades económicas. categorias de acções criadas e os direitos de voto.I Constituição:  Personalidade jurídica.  Sujeição a impostos.  Concentração da direcção dos negócios da empresa num Conselho de Administração (Board of Directors). Articles of Incorporation ou Charter .  Livre cessão das acções.  Bylaws . Objecto social.Sede social e local do estabelecimento principal. seja qual for a dimensão da sociedade. .

ou LTD. Corporation. de modo a verificar se os nomes apresentados para a futura sociedade estão disponíveis no Estado de constituição e naqueles onde a empresa pretenda exercer posteriormente as suas actividades. O nome da empresa tem de ser procedido de INC. como tal. CO. exige-se que o capital subscrito seja totalmente realizado antes das acções nominativas serem emitidas. que só se podem ressarcir pelos bens sociais. Denominação Social Deve ser efectuada uma pesquisa junto do Secretary of State.. Company. Os sócios estão isentos de responsabilidade pessoal..II Capital social A maioria dos Estados não estabelecem requisitos mínimos ou máximos de capital. pelo que nunca respondem.CORPORATION (SOCIEDADE ANÓNIMA) . . Responsabilidade A responsabilidade de cada accionista está limitada ao valor das acções subscritas. perante os credores.. Incorporation.

Tempo: 1 dia até duas semanas. nesse Estado(s). · Selecção da denominação social da sociedade e seu registo junto do Secretary of State do Estado. para o efeito. Os principais trâmites para a constituição de uma sociedade são os seguintes: · Selecção da estrutura legal da sociedade e do local (Estado) de estabelecimento. Custos: até $200. desde que se registe. sendo da competência dos respectivos Estados a regulamentação desta matéria. Tempo: imediato.00 · Registo do Certificate of Incorporation junto do Secretary of State do Estado. Todos os Estados têm disponível na internet informação detalhada sobre esta matéria.00 · Obtenção do número de identificação fiscal (Federal Employer Identification Number – EIN). Em alguns Estados a escolha do nome tem implicações directas com a estrutura da sociedade.I Não existe uma lei federal que regule a constituição de uma sociedade nos EUA. Custos: cerca de $300. Custos: gratuito . A escolha do nome é muito importante e não deve infringir os direitos de outras sociedades já existentes. A sociedade pode proceder à sua incorporação num Estado e conduzir a sua actividade noutro(s). Tempo: 1 dia.CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE .

Custos: gratuito · Obtenção de licenças e autorizações. quando obrigatório. • preparação de contratos de trabalho. • leasing de máquinas e equipamentos. quando obrigatórias. Tempo: imediato. especialmente estrangeira. • abertura de contas bancárias. • seguros de responsabilidade civil. • obtenção de vistos para o pessoal que não é residente legal ou nacional. . Porque a estrutura de uma sociedade nos EUA. · Edital público. · Outros aspectos legais a considerar : • a protecção de marcas e patentes. • contractos com bancos para obtenção de empréstimos e linhas de crédito.CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE .II · Registo da sociedade junto dos departamentos das finanças e do emprego do Estado. • aluguer de espaços ou construção de instalações. etc. tem implicações legais e fiscais é fundamental o recurso a aconselhamento não só legal como financeiro.

sendo o departamento responsável pela sua aplicação o Internal Revenue Service (IRS). O sistema de tributação nos EUA é um processo complexo. os impostos sobre o rendimento. existem entre outros:  Income Tax. A nível Federal existem quatro tipos de impostos aplicados às sociedades:  Income Tax  Self-Employment Tax  Taxes for Employers  Excise Taxes Por sua vez. sendo os impostos estabelecidos e cobrados a nível Federal.  Employment Tax. estadual ou municipal.SISTEMA FISCAL – I O Internal Revenue Code (IRC) é o documento normativo que rege. a nível Estadual ou Municipal. ou conjuntamente. Alguns impostos são aplicados só a nível federal. Estadual e Local (municípios). .  Sales Tax. a nível federal.

O Estado do Texas. Por sua vez. e para efeitos fiscais. aplica uma Franchise Tax. incluindo impostos que incidem sobre os rendimentos das sociedades (State Income Taxes) e suas actividades comerciais. a nível dos municípios. 17 . bem como alguns municípios. Os Estados que não impõem o State Corporate Income Tax são o Nevada. Quase todos os Estados (47). Wyoming. e South Dakota. Os impostos são pagos anualmente e as empresas devem submeter trimestralmente estimativas ao governo federal. embora não faça incidir impostos adicionais sobre as sociedades. impõem e administram os seus próprios impostos e taxas.9% e 3. o governo federal aplica o Income Tax (ou Corporate Tax) aos seguintes tipos societários:  Sole Proprietorship  Partnership  Corporation  S Corporation  Limited Liability Company (LLC) Federal Income Tax (corporate tax) Entre 15% e 35% a todas as entidades elegíveis.II Em relação às sociedades. os impostos podem variar entre 2.65%.SISTEMA FISCAL . Washington.

logo após a formação da sociedade. com base no acordo celebrado entre Portugal e os EUA para evitar dupla tributação. é aplicada ao consumidor final no momento da venda de determinados produtos e serviços. todas as empresas devem proceder ao seu registo junto do Internal Revenue Service (obtendo o número de identificação federal da sociedade para efeitos fiscais).III Sales and Use Tax Qualquer empresa envolvida em actividades comerciais ou na prestação de serviços específicos deve cobrar o State and Local Sales Tax e entregar o produto da colecta no departamento de finanças do Estado. responsáveis pela colecta dos impostos. no Estado e no município onde a empresa vai desenvolver as suas actividades. O registo para este efeito deve ser efectuado previamente junto do Department of Taxation and Finance do respectivo Estado(s) onde a empresa se encontra a operar.SISTEMA FISCAL . bem como junto dos respectivos departamentos de finanças. pode evitar ou aliviar a carga fiscal americana. . municipal. em alguns casos. Este registo pode demorar um dia e é gratuito. Esta taxa. Federal Employer Identification Number (EIN) / Employer Tax ID Face às obrigações fiscais para com o governo federal. estadual e. cujo valor varia de Estado para Estado. Se não tiver uma forma de estabelecimento permanente (permanent establishment) nos EUA.

4%. O Medicare por sua vez providencia assistência hospitalar. A entidade patronal deve proceder à sua inscrição no respectivo departamento de emprego do Estado onde se encontra localizada (Unemployment Insurance Division. sobrevivência. a ser pago pela entidade patronal. Actualmente a taxa a pagar é de 6% sobre os primeiros $7. Department of Labor).RESPONSABILIDADE DA EMPRESA . a taxa efectiva é de 0. é providenciado por entidades seguradoras e agências oficiais.I Unemployment Insurance Tax (FUTA) (6%) O Federal Unemployment Tax Act (FUTA). da responsabilidade da entidade patronal.3%) O Federal Insurance Contributions Act prevê contribuições para a segurança social e para o programa Medicare.3%. imposta pelo governo federal à entidade patronal e ao trabalhador na mesma proporção. A segurança social incide 12. Workers' Compensation Insurance As empresas que se dedicam a actividades comerciais e que dispõem de trabalhadores são obrigadas a contratar assistência médico-medicamentosa (Workers' Compensation) para acidentes ocorridos no local de trabalho ou compensações monetárias para o injuriado e dependentes. Actualmente a taxa a pagar é de 15.4% sobre os primeiros $106.6%.90% sobre o total das renumerações (50% entidade patronal e 50% trabalhador). e invalidez. A segurança social inclui reforma por idade.800 (50% entidade patronal e 50% trabalhador) e o Medicare incide 2. para um fundo de desemprego federal. como a entidade patronal pode reclamar um crédito de 5.000. Este seguro. prevê um imposto. . Federal Insurance Contributions Act (FICA) (15.

Actualmente este seguro é obrigatório nos estados de New York. Este registo permite a localização do faltoso e consequente retenção na fonte das obrigações financeiras (nomeadamente pagamento de pensão de alimentos) de pais separados para com os filhos menores. Este seguro é providenciado por entidades seguradoras e agências oficiais. .Form I-9. a confirmação da legalidade do trabalhador (Employee Eligibility Verification . e no Hawai. Rhode Island. a entidade patronal deve proceder ao registo do trabalhador junto do programa/directório de novos empregos do respectivo Estado (New Hire Directory). A entidade patronal deve informar o Estado até 20 dias após a contratação do trabalhador. Para o efeito o trabalhador deve apresentar à entidade patronal a sua identificação pessoal e a respectiva autorização de trabalho nos EUA. New Jersey. Employee Eligibility Verification & Employment Authorization De acordo com o Immigration Reform and Control Act of 1986 é obrigatória.) para poder trabalhar nos EUA. The Personal Responsibility and Work Opportunity Reconciliation Act of 1996 Em conformidade com o The Personal Responsibility and Work Opportunity Reconciliation Act of 1996. California.II Disability Insurance (se obrigatório) Em alguns Estados é obrigatória a contratação de seguro de invalidez para a cobertura de situações de acidente e doença ocorridas fora do local de trabalho.RESPONSABILIDADE DA EMPRESA . A autorização de trabalho temporário (Employment Authorization Document – EAD) deve ser solicitada pelo trabalhador junto do US Citizenship & Immigration Services (Form I-765) e custa cerca de $380. por parte da entidade patronal.

A entidade patronal deve informar o Estado até 20 dias após a contratação do trabalhador. e no Hawai.RESPONSABILIDADE DA EMPRESA . Este registo permite a localização do faltoso e consequente retenção na fonte das obrigações financeiras (nomeadamente pagamento de pensão de alimentos) de pais separados para com os filhos menores. a confirmação da legalidade do trabalhador (Employee Eligibility Verification .III Disability Insurance (se obrigatório) Em alguns Estados é obrigatória a contratação de seguro de invalidez para a cobertura de situações de acidente e doença ocorridas fora do local de trabalho.Form I-9. a entidade patronal deve proceder ao registo do trabalhador junto do programa/directório de novos empregos do respectivo Estado (New Hire Directory). New Jersey. The Personal Responsibility and Work Opportunity Reconciliation Act of 1996 Em conformidade com o The Personal Responsibility and Work Opportunity Reconciliation Act of 1996. Para o efeito o trabalhador deve apresentar à entidade patronal a sua identificação pessoal e a respectiva autorização de trabalho nos EUA. Rhode Island. por parte da entidade patronal. California. Actualmente este seguro é obrigatório nos estados de New York. A autorização de trabalho temporário (Employment Authorization Document – EAD) deve ser solicitada pelo trabalhador junto do US Citizenship & Immigration Services (Form I-765) e custa cerca de $380. Este seguro é providenciado por entidades seguradoras e agências oficiais. Employee Eligibility Verification & Employment Authorization De acordo com o Immigration Reform and Control Act of 1986 é obrigatória. .) para poder trabalhar nos EUA.

Os maiores bancos nos EUA são o Bank of America Corporation. Já a assistência de um técnico especialista é considerada indispensável.CONTABILIDADE & BANCOS O Governo não estabelece princípios de contabilidade. Public Accountants. as empresas têm de apresentar anualmente uma variedade de documentos.. Income Statement. No entanto. J. o Balance Sheet. .P. Os Generally Accepted Accounting Principles (GAAP). que não considerados legislação obrigatória. até para defesa dos accionistas que não participam na gestão da sociedade. PNC Financial Services. por lei. as empresas americanas continuam a utilizar os guidelines do GAAP. salientando-se entre outros. a apresentar aos accionistas. Morgan Chase & Co. a presença de um revisor de contas encarregue de elaborar um relatório anual. US Bankcorp. Assim.. Citigroup. Statement of Retaining Earnings e Statement of Cash Flow. sendo que muitas multinacionais americanas já implementaram o sistema IFRS nas suas filiais estrangeiras. entre outros. Embora não constitua prática obrigatória. Em muitos Estados é exigida. sobre a situação económico-financeira da empresa. dependendo do Estado e do tipo de organização. HSBC North America Holdings Inc. Capital One e o TD Bank US Holdings. cada vez é maior a preferência por bancos de dimensão mais pequena e regional. é frequente a contratação de peritos independentes. Bank of New York Mellon. Wells Fargo & Company. Até a Securities Exchange Commission (SEC) se pronunciar legalmente sobre a conversão.

condições e períodos diferentes e qualquer violação dos termos do visto pode representar expulsão ou recusa de reentrada do país. para fins de negócios (Visto B-1) a não ser que esteja isento de visto (WP) por aplicação do Visa Waiver Program. Citizenship and Immigration Services (USCIS) antes do trabalhador solicitar o visto. com o estatuto de “não imigrante” (non-immigrant).  Negócios – Temporary Visitors For Business: autorização de permanência temporária. Para a grande maioria dos casos dos trabalhadores temporários. e que permite estadia ate 90 dias. do qual Portugal é signatário.  Trabalhador permanente – Permanent (Immigrant) Worker: autorização de viver e trabalhar permanentemente nos EUA (obtidos junto da Embaixada dos EUA em Paris). são obrigados a obterem um visto junto da entidade consular americana no país de nacionalidade ou residência.S. Para cada categoria de trabalho ou ocupação existem requisitos. . a entidade patronal deve obter uma autorização junto da U. Os vistos mais comuns são:  Trabalhador temporário – Temporary (Non-immigrant) Worker: entrada temporária no pais para um fim restritamente especifico.VISTOS Os estrangeiros que pretendem trabalhar temporariamente nos EUA.

commerce.gov · Federal Programes and Incentives for Business / SelectUSA: http://selectusa. É ainda facultado um programa financeiro e de assistência técnica à criação de novas empresas em áreas menos desenvolvidas ou caracterizadas por um elevado nível de desemprego.sba. Grants & Funding / U.gov) fornece.gov/category/navigationstructure/starting-managing-business/startingbusiness/loans-grants-funding · Grants.gov: http://www.gov/investment-incentives O Department of Commerce (http://www. .S. uma grande variedade de informação sobre oportunidades de investimento e listas de empresas nacionais em cooperação com parceiros estrangeiros. Small Business Administration: http://www.commerce.grants. por sua vez.INCENTIVOS · Loans.

gov Internal Revenue Service (IRS) – http://www.cgi?ACTION=BROWSE&title=26usc Legal Information Institute – http://www.gov US Small Business Adminstration – http://www.dol.edu US Patent and Tradmarks Office (USPTO) – http://www.gov Social Security Administration – http://www.gov/immigration US Labor Department – http://www.uspto.eu/mkaccdb2/indexPubli.FONTES DE INFORMAÇÃO US Government – http://www.gov US Citizenship & Immigration Services – http://www.ssa.law.cornell.gov Internal Revenue Code (IRC) – Title 26 – http://frwebgate.uscis.gov Direitos aduaneiros na página Market Access Database (União Europeia) – http://madb.gpo.europa.irs.htm .gov/cgi-bin/usc.sba.access.usa.

rm .