You are on page 1of 15

A EVOLUO DAS REDES ETHERNET Autores: Joo Lus Alves Mendes jmendes@embratel.com.br Professor professor@larc.usp.

br

Abstract The low cost, simplicity of installation, easy operation and maintenance made Ethernet very popular. About 95% of Internet traffic is generated by Ethernet interfaces. During its 27 years, this technology evolved very much. This work evaluates some events on its evolution from 10Mb/s standards until the next 10 Gigabit Ethernet standard. The full-duplex operation mode does not have the shared physical media access control protocol problems. The only distance constrains are the physical media characteristics. The LAN switched technology made the network design very flexible. The Link Aggregation method allows bandwidth increase between Ethernet equipments by aggregating links of the same kind. It increases the link resilience. If one link of the aggregated link group fails, the packets of this link are routed to the other links of the group. The 10 Gigabit Ethernet networks will support 10Gb/s and a 40km link distance. It is a fullduplex only and fiber only technology. The Ethernet networks now, will be in the wide area networks market with substantial value over traditional networks as it is not necessary the bandwidth-consuming conversion between Ethernet packets and other technology frames. The combination with IP with its traffic engineering, traffic priorization, bandwidth reservation mechanisms will make possible to create convergence between voice, video and data services.

tornaram to popular que 95% do trfego da Internet originado em interfaces Ethernet. Ao longo de seus 27 anos de existncia, a tecnologia Ethernet evoluiu significativamente. Neste estudo, feita uma anlise de eventos ocorridos na sua evoluo de 10Mb/s at o padro iminente das redes 10 Gigabit Ethernet. A possibilidade de operao no modo full-duplex eliminou os problemas decorrentes do mecanismo de controle de acesso ao meio fsico compartilhado. A limitao da distncia do enlace fica determinada, praticamente, pelas caractersticas do meio fsico. A possibilidade de implementao das redes comutadas (switched LANs) trouxe uma enorme flexibilidade. A tcnica Link Aggregation permitiu aumentar a capacidade de banda entre dispositivos Ethernet atravs da associao em paralelo (aggregation) de enlaces (links) que tenham as mesmas caractersticas. Oferece proteo automtica contra falhas de enlaces que faam parte da associao em paralelo, distribuindo pelos enlaces da associao, os pacotes que eram transportados pelo o enlace com falha. As redes 10 Gigabit Ethernet trazem uma proposta de transmisso a 10Gb/s a distncias de 40km. Para isso, so definidas apenas para meio ptico e modo de operao full-duplex. Dessa forma, as redes Ethernet passam a ser uma tecnologia de competio em um segmento novo, as redes de longa distncia. Tm vantagens sobre as redes tradicionais, em virtude de no ser necessria a converso dos quadros Ethernet para outra tecnologia que transporte bits. Se for associada aos mecanismos de engenharia de trfego, priorizao de trfego e reserva de banda das redes IP, possibilitar oferecer qualidade de servio para a convergncia entre as aplicaes de voz, vdeo e dados.

Sumrio O baixo custo, a simplicidade de instalao, operao e manuteno das redes Ethernet a

NDICE INTRODUO.........................................2 MODO OPERAO FULL-DUPLEX ....3 2.1 Modo Half-duplex ...........................3 2.2 Modo Full-duplex ............................4 2.3 LAN Switching ...............................4 2.4 Autonegociao ...............................5 3. LINK AGGREGATION ...........................5 3.1 Aspectos Gerais...............................5 3.2 Protocolo Link Aggregation Control ................6 4. REDES 10 GIGABIT ETHERNET ..........7 4.1 Histrico .........................................7 4.2 Objetivos do HSSG .........................7 4.3 Mercado para as redes 10 Gigabit Ethernet .........................8 4.4 Viabilidade Tcnica das redes 10 Gigabit Ethernet .........................8 4.5 Viabilidade Econmica das redes 10 Gigabit Ethernet .........................8 4.6 Motivao para as redes 10 Gigabit Ethernet .........................8 4.7 O padro 10 Gigabit Ethernet ..........9 4.8 Interfaces Fsicas para Transmisso Serial...........................9 4.8.1 Codificao 64b/66b ........................9 4.8.2 WAN PHY Formatador de Quadro SDH................................. 10 4.8.3 WAN PHY Adaptao de Taxa ... 11 4.8.4 LAN PHY ..................................... 12 4.8.5 Interface XAUI.............................. 12 4.8.6 Codificao 8B/10B ...................... 12 4.9 Physical Media Dependent (PMD) . 13 4.10 Nomenclatura Utilizadada pelo IEEE 802.3ae ................................ 13 5. CONCLUSES E ESTUDOS FUTUROS ............................ 13 6. BIBLIOGRAFIA .................................... 14 7. GLOSSRIO .......................................... 14 1. 2.

1.

INTRODUO

O objetivo deste estudo analisar eventos importantes ocorridos na evoluo da tecnologia Ethernet desde seus padres a 10Mb/s half-duplex at a atual proposta de taxa de transmisso a 10Gb/s full-duplex e alcance tpico de redes WAN (Wide Area Networks). A evoluo da padronizao no IEEE 802.3 est representada na Figura 1. Ser descrita a operao full-duplex das redes Ethernet que dispensa o uso da tcnica CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access/ Collision Detection) e a necessidade de acrscimos de enchimentos ao quadro (tais como Carrier Extention), a tcnica Link Aggregation que permite aumentar a capacidade de transporte entre dispositivos Ethernet e que oferece proteo contra falhas dos enlaces e ser apresentado o estado atual da padronizao 10 Gigabit Ethernet que determina a operao no modo full-duplex somente sobre fibra ptica e que estende o alcance das redes Ethernet para distncias de 40km. Esta anlise foi motivada pela necessidade de atualizao de conhecimento sobre tcnicas recentes, fundamentais nas atividades de projeto e especificao de redes, onde o papel das redes Ethernet comea a deixar o escopo apenas de LAN (Local Area Network).

Figura 1 Evoluo da Padronizao do IEEE 802.3

2.

MODO OPERAO FULL-DUPLEX

Neste item sero descritos os modos de operao half e full-duplex, a tcnica de LAN Switching e a tcnica de Autonegociao.

transmitindo, o efeito da coliso tenha tempo de chegar at o dispositivo que est transmitindo. Nas redes 10Base5 essa distncia considerada 5km (representa 2x2500m, caso de uma rede com 5 segmentos de 500m interligados por 4 repetidores). O tamanho mnimo de quadro definido para a Ethernet de 64 bytes. A principais desvantagens do modo de operao half-duplex com a tcnica CSMA/CD a sua baixa eficincia e o limite de distncia que pode ser atingida pela transmisso. Em um barramento, s possvel a transmisso entre dois dispositivos por vez e apenas no modo half-duplex (A transmite para B e no possvel a transmisso de B para A ao mesmo tempo). Para que seja aumentada a taxa de transmisso, deve ser diminuda a distncia a ser alcanada ou aumentado o tamanho do quadro. Para viabilizar as redes 1000Base-CX (Giga Ethernet sobre cobre) ao tamanho mnimo do quadro de 64 bytes so acrescentados smbolos especiais, fora do campo de dados, criando um conjunto mnimo de 512 bytes. Estes smbolos so chamados Carrier Extention (ver Figura 2). Assim, quando o quadro MAC no tiver 512 bytes, este estendido. Esta tcnica altamente ineficiente, pois o tamanho mdio dos quadros Ethernet de 200 bytes. Isto representa utilizar as redes Gigabit Ethernet a uma taxa de 300 a 400Mb/s.

2.1 Modo Half-duplex O padro IEEE 802.3 define a tcnica de controle de acesso ao meio fsico chamada CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access/Collision Detection). Esta tcnica utilizada para controlar o acesso transmisso em meio fsico compartilhado, tais como o cabo coaxial grosso das redes 10Base5 ou o cabo coaxial fino das redes 10Base2. Essas redes usam topologia em barramento em modo de operao half-duplex. Quando um dispositivo conectado ao barramento necessita transmitir um quadro, deve escutar o meio fsico para verificar se est livre para transmisso ou se est presente uma portadora com sinal (Carrier Sense). Caso o meio esteja ocupado (portadora presente), o dispositivo que quer transmitir espera um tempo determinado pelo um algoritmo de Backoff para uma nova tentativa de transmisso. Esse processo se repete at o meio ficar livre ou at o nmero de tentativas atingir o nmero mximo permitido pelo algoritmo. Nesse caso um sinal indicativo de erro enviado para a camada LLC (Logical Link Control), cliente da camada MAC (Media Access Control). Caso o meio esteja livre, o dispositivo inicia a transmisso e permanece escutando o meio para detectar se houve coliso de sua transmisso com a transmisso de outro dispositivo (Collision Detection). Caso detecte a ocorrncia de coliso, o dispositivo para de transmitir e sinaliza a deteco de coliso no meio fsico. Para que a situao de coliso seja detectada por um dispositivo, necessrio que o dispositivo esteja transmitindo. Para aumentar a probabilidade de deteco de coliso, definido um tamanho mnimo de quadro a ser transmitido. O tamanho mnimo do quadro definido levando-se em conta a taxa de transmisso, a velocidade de propagao no meio e o dobro da distncia mxima possvel entre os dispositivos que possam se envolver na transmisso simultnea. Este tamanho mnimo tal que garanta que, se houver uma coliso no ponto mais distante do dispositivo que est

Figura 2 - Carrier Extention Uma forma de aumentar a eficincia, empregar a tcnica conhecida como Packet Bursting. Esta tcnica, consiste em usar a Carrier Extention no primeiro pacote e enviar em seguida uma rajada de pacotes sem Carrier Extention e com um IPG (Inter Packet Gap) de 96 bits. Para as redes 10 Gigabit Ethernet no previsto o modo half-duplex em virtude da sua baixa eficincia. O tamanho mximo do quadro tambm definido para evitar que a transmisso de um dispositivo

dure indefinidamente e impea que outros dispositivos transmitam. O tamanho mximo de quadro definido para a Ethernet de 1518 bytes.

Dispem de vrias portas de acesso (interfaces) sendo que estas portas podem ser de todos os tipos de redes Ethernet. possvel dispor em um switch de portas de tipos diferentes. H switchs ditos de nvel 1, 2 e 3 [2]. No contexto deste trabalho, vamos nos deter queles de nvel 1 e 21. Permitem formar VLANs2 (Virtual LANs) entre as suas portas (criar domnios de coliso independentes). O switch de nvel 1 (camada fsica) permite que seja formada uma VLAN tomando por base as suas portas. Por exemplo, as portas 1, 2 e 4 do switch formam a VLAN A e as portas 3, 5 e 6 formam a VLAN B. O switch de nvel 2 (camada de enlace) permite que as VLANs sejam formadas tomando por base os endereos MAC dos dispositivos conectados s suas portas. O switch de nvel 2, de forma semelhante s Bridges, aprende o endereo MAC dos dispositivos que esto conectados s suas portas. O endereo MAC do(s) dispositivo(s) conectado porta do switch est contido no campo de endereo de origem (SA Source Address) do quadro MAC enviado atravs da porta pelo dispositivo a ela conectado. Nos switches de nvel 2 so programados3 os endereos MAC dos dispositivos que fazem parte da mesma VLAN. Um dispositivo pode mudar a sua posio fsica na rede que, em funo de seu endereo MAC permanecer o mesmo, continuar a fazer parte da mesma VLAN, em um switch de nvel 2. possvel a transmisso entre quaisquer dispositivos da mesma VLAN. possvel a transmisso em mais de uma VLAN simultaneamente. Para a transmisso entre VLANs necessrio o uso de roteadores. A operao no modo full-duplex entre dispositivos de uma mesma VLAN possvel. O quadro enviado apenas para o dispositivo de destino (em funo do endereo MAC) e no para todos os dispositivos da VLAN (a menos que o endereo de destino seja endereo de broadcast). Isto possvel porque o switch conhece em que porta est o dispositivo correspondente ao endereo de
1

2.2 Modo Full-duplex As redes 10Base-T, 10Base-FL (Fiber Link), 100Base-TX, 100Base-FX, 1000Base-SX (Short Wavelength 850nm ) e 1000Base-LX (Long Wavelength 1300nm ) permitem a operao no modo full-duplex. destinado um par metlico ou uma fibra para cada sentido de transmisso. Dessa forma, o modo full-duplex permite que um dispositivo A transmita para um dispositivo B e que, ao mesmo tempo, o dispositivo B transmita para o dispositivo A (ver Figura 3). No h colises. O tamanho mnimo do quadro passa a no influenciar na distncia que pode ser atingida [1]. O limite para a distncia passa a ser as caractersticas do meio fsico. Para esse modo de operao, no so necessrias as tcnicas CSMA/CD, Carrier Extention e Packet Bursting.

Figura 3 Modo Full-duplex Na prtica, o modo de operao full-duplex implica em transmisses ponto a ponto. Pode ser usado para interconectar, por exemplo, dois microcomputadores (work stations), um microcomputador a um servidor ou dois servidores. Um Hub tradicional inibe o modo de operao full-duplex pois se comporta com um barramento compartilhado. Apesar de dispor de portas do tipo de rede que podem operar no modo full-duplex (por exemplo 10Base-T), o Hub no possui mecanismos para lidar com este modo de operao.

2.3 LAN Switching Um novo dispositivo de rede conhecido como switch (de LAN) trouxe grande flexibilidade para as redes Ethernet. Os switches podem operar no modo half-duplex ou no modo full-duplex.

Os switches de nvel 3 fazem o encaminhamento dos pacotes baseados no endereo IP (Internet Protocol). Para isso, dispem de dispositivos de roteamento IP em hardware. S fazem roteamento para quadros Ethernet (no consideram por exemplo, quadros FDDI, Frame Relay ou clulas ATM) [2]. 2 O IEEE 802.1q define um mtodo de estabelecimento de VLANs. 3 A programao pode ser feita atravs da interface de gerncia dos switches.

destino (DA Destination Address) do quadro MAC. Logo, um dispositivo A pode enviar um quadro para um dispositivo B e este, enviar um quadro para o dispositivo A simultaneamente. Os switches possuem portas para a conexo com outros switches. Essa interconexo permite que as VLANs sejam criadas entre dispositivos conectados a switches diversos. Uma rede Ethernet formada por switches dita Ethernet comutada (switched Ethernet).

2.4 Autonegociao Existem interfaces (conhecidas como 10/100) que podem operar em ambas as taxas (10Mb/s e 100Mb/s) e em ambos os modos de operao (half ou full-duplex). O IEEE 802.3 padronizou uma tcnica denominada autonegociao que permite que as interfaces se configurem automaticamente [2]. Esta tcnica, est baseada em uma troca de pulsos entre as interfaces. Os pulsos so agrupados de forma a representar palavras com significado do tipo posso operar a 100 half ou full-duplex. Essas palavras so enviadas pelas interfaces e a melhor forma de conexo estabelecida. Para as redes Ethernet a 10 e a 100Mb/s s h autonegociao para as interfaces eltricas. No h autonegociao para as redes 10Base-F e 100Base-FX. Para as redes Gigabit Ethernet usado mesmo mecanismo descrito e so includas as interfaces pticas. Porm, quase no h dispositivos de tecnologia Gigabit Ethernet para o modo halfduplex.

correspondentes taxa dos links agregados. Por exemplo, se h um link de uma Ethernet a 10Mb/s entre dois switches e h necessidade de aumento de banda entre os switches, h a alternativa de instalar um link de Fast Ethernet a 100Mb/s. Esse passo de 10 vezes na taxa pode no ser necessrio. Com a tcnica Link Aggregation possvel adicionar mais um enlace a 10 Mb/s e fazer uma agregao entre os dois, criando um link lgico de 20Mb/s. Dessa forma, empregado um passo de 2 vezes que pode ser suficiente para atender demanda. Da mesma forma, podem ser criados e agregados novos links de 10Mb/s entre os switches. Um ponto que deve ser considerado na anlise dos custos de aumento de banda que o custo de uma interface com 10 vezes a banda muitas vezes custa apenas cerca de 3 ou 4 vezes o preo da interface com 10 vezes menos banda. (Esta a expectativa do grupo de padronizao da 10 Gigabit Ethernet em relao ao custo das interfaces que esto em definio em relao s da Giga Ethernet). H algumas solues proprietrias para esta tcnica [2]: EtherChannel, Fast EtherChannel, Gig: - Protocolo da Cisco tambm licenciado por Adptec, Intel, Compaq, Sun, HP, ZNYX, Phobos, Auspex. MultiLink Trunking (MLT): - Nortel. Virtual Link Trunking: - 3Com. Em Julho de 1998, foi criado o grupo de trabalho (working group) IEEE 802.3ad para padronizar a tcnica Link Aggregation. Este nome substitui os termos Trunk e Trunking. Foi definido como segmento de link a conexo full-duplex, ponto a ponto, entre duas portas Ethernet. Link Aggregation foi definida como uma tcnica de agrupar segmentos de link que usam o mesmo tipo de meio fsico, a mesma velocidade e que tm os mesmos dispositivos (sistemas) como pontos de terminao e trat-los como se fossem um nico link lgico. Os benefcios oriundos dessa tcnica so aumento de banda e da capacidade de tolerncia a falhas de link [3]. Tomando como exemplo a Figura 4, se a necessidade de banda entre os ns R e S superior banda oferecida pelo link 1, possvel criar um link 2 e agregar ambos os links. Dessa forma, criado um nico link lgico entre R e S. Em condies normais de funcionamento, todos os

3. LINK AGGREGATION Sero apresentados alguns aspectos gerais da tcnica Link Aggregation e alguns detalhes do protocolo Link Aggregation Control.

3.1 Aspectos Gerais A tcnica de Link Aggregation permite agregar (colocar em paralelo) os links (enlaces fsicos) existentes entre switches ou entre um switch e um servidor para serem usados simultaneamente, multiplicando a taxa de transmisso entre eles. Permite que a taxa seja multiplicada em passos

quadros da conexo AB (AB) so transportados no link 1 e todos os quadros da conexo CD (CD) so transportados no link 2. Os quadros da conexo AB no so transmitidos uns no link 1 e outros no link 2 para evitar que haja quebra da seqncia dos quadros. O objetivo do IEEE 802.3ad reconhecer e agregar automaticamente um novo link em at 1 segundo [4]. Por outro lado, se o benefcio esperado o aumento da capacidade de tolerncia a falhas de link, a tcnica permite que, caso seja detectada uma falha no link 2, os quadros da conexo CD passam automaticamente a ser transportados no link 1 (#CD#). Nos produtos 3Com descritos, a convergncia de proteo aps a falha de um link ocorre em menos de 1 segundo [3].

Figura 5 - Portas Cada interface tem, pelo menos, uma Porta Fsica e uma Porta de Agregao. Intrinsecamente, sempre h, pelo menos, uma seleo entre a Porta Fsica e a Porta de Agregao correspondente. No modo individual (sem agregao) h apenas a seleo entre a Porta Fsica e a Porta de Agregao. A agregao representa vincular mais Portas Fsicas a uma mesma Porta de Agregao. A Lgica de Seleo atravs da qual uma Porta de Agregao selecionada, baseada na informao armazenada no sistema e que foi trocada pelo protocolo Link Aggregation Control (LAC) que trafega em cada link. Este protocolo transporta a Identificao (Sistem ID) do sistema local e remoto e a Capacidade (Capability) do sistema local e remoto. A Capacidade representa, por exemplo, a taxa de operao (10Mb/s, 100Mb/s, 1000Mb/s ou 10Gb/s) e o modo de operao (half ou full-duplex) [5]. Os links que tm a mesma Identificao (mesmos sistemas local e remoto) e a mesma Capacidade (mesma taxa e modo de operao), faro parte de um Grupo de Capacidade (Capability Group) e sero agregados. O link cuja Identificao e Capacidade no coincidem com a Identificao e Capacidade de outro link e que , portanto no pode ser agregado dito de Capacidade Nula (Null Capability). Caso a agregao seja possvel, ela automtica e ambos os sistemas envolvidos chegam mesma concluso, pois tm Mquinas e Lgicas de Seleo semelhantes e o protocolo LAC entregou as mesmas informaes para ambos os sistemas [5]. As camadas envolvidas na tcnica Link Aggregation esto representadas na Figura 6. Na prtica, um nico link lgico formado e passa a ter um nico endereo MAC.

Figura 4 Aumento de Banda e Tolerncia a Falhas O padro IEEE 802.3ad especifica a tcnica Link Aggregation para as redes Ethernet a 10, 100 e 1000Mb/s. Um dos objetivos do padro IEEE 802.3ae para as redes 10 Gigabit Ethernet atender aos requisitos do padro IEEE 802.3ad. Dessa forma, a tcnica Link Aggregation poder ser aplicada s redes Ethernet de 10Mb/s a 10Gb/s. 3.2 Protocolo Link Aggregation Control Um sistema pode ser considerado como um dispositivo em uma ponta do link. Cada sistema tem uma Mquina e Lgica de Seleo (Selection Logic and Machine) que seleciona a Porta de Agregao que ser associada a uma ou mais Portas Fsicas. A Porta Fsica representa um ponto de ligao com o meio fsico. A Porta de Agregao representa a ligao com as camadas superiores (ver Figura 5 ).

O cronograma previsto inicialmente, est sendo obedecido. esperada aprovao do suplemento ao padro IEEE 802.3 para contemplar as redes 10 Gigabit Ethernet para Maro de 2002.

Figura 6 Camadas da Link Aggregation

4.

REDES 10 GIGABIT ETHERNET

Figura 7 - Cronograma para a aprovao do padro IEEE 802.3ae 4.2 Objetivos do HSSG O HSSG foi criado com os seguintes objetivos [9]: - Preservar os servios oferecidos para a camada LLC (Logical Link Control) IEEE 802.2. - Preservar o formato de quadro na interface cliente da camada MAC; - Atender aos requisitos funcionais (Functional Requirements FR) do IEEE 8025. - Preservar o tamanho mnimo e mximo do quadro do padro IEEE 802.36; - Permitir apenas o modo de operao fullduplex; - Usar a topologia estrela para LAN com enlaces ponto a ponto e topologias de cabeamento estruturado; - Atender aos requisitos do padro IEEE 802.3ad (Link Aggregation); - Definir duas famlias de interface fsica (PHY): - LAN PHY para aplicao em LAN operando a 10Gb/s; - WAN PHY para aplicao em WAN operando a uma taxa compatvel com o payload do VC-4-64c. - Definir um mecanismo de controle de fluxo para adaptar a taxa entre a camada MAC e a WAN PHY; - Permitir as seguintes distncias mnimas sobre os seguintes tipos de meio fsico: - 100m sobre fibra multimodo instalada;
5

Neste item, ser apresentado o estado atual da padronizao das redes 10 Gigabit Ethernet.

4.1 Histrico O grupo de estudos IEEE 802.3 HSSG (High Speed Study Group) foi formado em Maro de 1999 (ver Figura 7) com o propsito de estender o protocolo IEEE 802.3 para atingir uma taxa de operao de 10Gb/s, e expandir o alcance das redes Ethernet para enlaces de WAN, mantendo a mxima compatibilidade com as redes Ethernet j instaladas. Dentre outras coisas, deveria prever uma interface para operar a uma taxa compatvel com o VC-4-64c (Virtual Container-464concatenated) da SDH (Synchronous Digital Hierarchy)4, de forma a permitir o transporte dos quadros Ethernet sobre a infra-estrutura SDH implantada [7]. Em Maro de 2000, foi formado o grupo tarefa (Task Force) IEEE 802.3ae. Um grupo tarefa formado por pessoas especializadas nos diversos aspectos envolvidos na padronizao. Em Dezembro de 2000, foi divulgado pelo grupo tarefa para votao o suplemento ao padro IEEE 802.3 que contempla a extenso do protocolo e a especificao da camada MAC para operao a 10Gb/s [8].
4

A interface deveria ser compatvel com a OC-192 (Optical Carrier -192) da SONET (Synchronous Optical Network) ou com o VC-4-64c (Virtual Container-4-64concatenated) da SDH (Synchronous Digital Hierarchy). Neste trabalho, ser feita referncia apenas compatibilidade com a rede SDH em virtude da rede SONET no ter representao significativa no Brasil.

Com a exceo possvel para a distncia do cdigo de Hamming.


6

O padro seria um suplemento do padro IEEE 802.3 existente.

- 300m sobre fibra multimodo; - 2 km sobre fibra monomodo; - 10km sobre fibra monomodo; - 40 km sobre fibra monomodo. Suporte fibra resultante da segunda edio da especificao ISSO/IEC 11801, de cuja definio participar o IEEE 802.3. Atender aos requisitos de Arquitetura, Gerncia e Interfuncionamento do IEEE 802.1. O futuro padro deveria definir um conjunto de objetos gerenciveis compatveis com as especificaes de gerncia do OSI (Open Systems Interconnection) e com o SNMP (Simple Network Management Protocol). A MIB (Management Information Base) para o padro IEEE 802.3 a 10Gb/s, deveria ser estendida de forma consistente com a MIB para operao das redes Ethernet a 10/100/1000Mb/s. Dessa forma, a operao, administrao e manuteno da rede teriam um modelo de dados consistente entre todas as velocidades de operao.

A tecnologia 10 Gigabit Ethernet dever ser demonstrada durante o desenvolvimento do projeto antes da aprovao final.

4.5 Viabilidade Econmica das redes 10 Gigabit Ethernet A meta que a Ethernet a 10Gb/s full-duplex tenha um custo de 3 vezes a Ethernet 1000BaseX. Isto , uma soluo de baixo custo com um aumento significativo de banda. Este custo foi estimado a partir da experincia obtida com a implantao da Ethernet a 100Mb/s (Fast Ethernet) e da Ethernet a 1Gb/s (Gigabit Ethernet). Em algumas aplicaes, os usurios podero usar as fibras instaladas. O fato de ser preservada a arquitetura de rede, a arquitetura de gerncia e a estrutura de cabeamento minimiza os custos de projeto, instalao, treinamento, operao e manuteno.

4.3 Mercado para as redes 10 Gigabit Ethernet Foram feitas muitas apresentaes para o HSSG, indicando uma oportunidade de mercado significativa para o desenvolvimento de enlaces de maior velocidade que as redes a 1Gb/s, em funo do rpido crescimento do trfego nas redes e na Internet. Uma soluo a 10Gb/s ofereceria maior banda para aplicaes multimdia, transmisso de imagens, CAD (Computer Aid Design) [7] e para a interconexo de Switches (LAN switching) que j contam com interfaces a 100Mb/s ou 1 Gb/s. 4.6 Motivao para as redes 10 Gigabit Ethernet Outros motivos apresentados no HSSG para a evoluo do padro para 10 Gigabit Ethernet: - Cerca de 95% do servio IP nativo sobre transporte ptico originado de redes baseadas em Ethernet - IEEE 802.3 (TCP, UDP/IP/802.3) [6]; - As redes Ethernet so mais confiveis que POS (Packet Over SONET/SDH) (TCP, UDP/IP/POS) [6]. As redes Gigabit Ethernet apresentam uma perda de dados de aproximadamente 1% enquanto POS cerca de 3%, segundo testes realizados pela MCI WORLDCOM [9]; - A Ethernet a 10 Gb/s ser o protocolo de WAN mais confivel em termos de restaurao de servio. Segundo outros testes realizados pela MCI WORLDCOM, o tempo de restaurao do servio em uma aplicao TCP, UDP/IP/POS limitado pela restaurao da comunicao do protocolo de nvel 2 (HDLC/PPP), levando a um tempo total entre 500ms e alguns segundos. Em uma aplicao TCP, UDP/IP/802.3 esse tempo estimado em 1 a 20ms, alm do tempo de restaurao da camada fsica (50ms).

4.4 Viabilidade Tcnica das redes 10 Gigabit Ethernet A viabilidade tcnica do padro 10 Gigabit Ethernet pode ser justificada pelo seguinte: - Tem sido demonstrada a possibilidade de equipamentos que fazem a adaptao de taxa entre redes IEEE 802.3 operando em taxas de bits diversas; - Fornecedores de sistemas e componentes pticos tm construdo produtos confiveis que operam a 10Gb/s e que esto de acordo com os padres e requisitos internacionais; - Fornecedores de componentes mostraram pesquisas sobre vrias de tecnologias de baixo custo para transmisso sobre fibra ptica a 10Gb/s;

4.7 O padro 10 Gigabit Ethernet No modelo OSI da ISO (International Standards Organization), a Ethernet um protocolo da camada 2 (enlace). O padro 10 Gigabit Ethernet usa o protocolo MAC, o formato e o tamanho mnimo e mximo do quadro IEEE 802.3. O padro 10 Gigabit Ethernet representa a evoluo natural da Ethernet em taxa de bits e alcance. Opera no modo full-duplex e tem como meio de transmisso apenas a fibra ptica. No usa o protocolo CSMA/CD das redes Ethernet de meio compartilhado.

esperado que a LAN PHY venha a atender, no futuro, s distncias de WAN. Porm, para manter a compatibilidade com as redes WAN de hoje, baseadas em SDH, a interface WAN PHY permite a interconexo com essa redes [10]. Ambas as interfaces LAN PHY e WAN PHY usam a codificao 64b/66b.

4.8.1

Codificao 64b/66b

4.8 Interfaces Fsicas para Transmisso Serial A camada fsica (PHY) do padro 10 Gigabit Ethernet conecta o meio fsico camada MAC. A camada fsica dividida nas sub-camadas PMD (Physical Media Dependent) e PCS (Physical Coding Sublayer). So definidos dois tipos de interface fsica: - LAN PHY para aplicao em LAN operando a 10Gb/s; - WAN PHY para aplicao em WAN operando a uma taxa compatvel com o payload do VC4-64c. Ambas as interfaces vo operar sobre as mesmas sub-camadas PMD, tendo como alcance mnimo as mesmas distncias (ver Tabela 1). A diferena entre as interfaces LAN PHY e WAN PHY est na camada PCS. A interface LAN PHY ser usada para atender s mesmas aplicaes da Gigabit Ethernet como um ganho de banda de 10 vezes.

O quadro proveniente da camada MAC (ver Figura 8), dividido em blocos de 64 bits (8 bytes) [12] [9]. Os 8 bytes, de cada um dos blocos, podem ser dos seguintes tipos: - S dados: - todos de dados D. - S controle: - todos de controle Z (K/K28.5, Kb/K28.1, R/K28.0, Rb/K23.7, E/K30.7, V/K28.7). - Duas possveis posies de Start Of Packet no bloco: - 1 byte S (Start of Packet SOP, S/K27.7) e 7 bytes D; - 4 bytes Z (controle), 1 byte S e 3 bytes D. - Oito possveis posies de End Of Packet no bloco: - 1 byte T (End of Packet EOP, T/K29.7) e 7 bytes Z; - 1 byte D, 1 byte T e 6 bytes Z; - 2 bytes D, 1 byte T e 5 bytes Z; - 3 bytes D, 1 byte T e 4 bytes Z; - 4 bytes D, 1 byte T e 3 bytes Z; - 5 bytes D, 1 byte T e 2 bytes Z; - 6 bytes D, 1 byte T e 1 byte Z; - 7 bytes D e 1 byte T. Aos blocos de 64 bits, so inseridos 2 bits de prembulo resultando em 66 bits. Quando o bloco do tipo S Dados, os 2 bits de prembulo so 01. Para todos os outros casos, os 2 bits de prembulo so 10. Prembulos com bits 00 e 11 so considerados erros de cdigo e invalidam o quadro. Nos casos em que os bits de prembulo inseridos so 10 (todos os casos, exceto o caso S Dados), alm dos bits de prembulo, inserida uma palavra de 8 bits TYPE. A palavra TYPE, apresentada a seguir em hexadecimal, permite identificar todas as composies do bloco de 64 bits.

Tabela 1 - Camadas PCS e PMD

S controle: - todos de controle: TYPE = 17 Duas possveis posies de Start Of Packet: - 1 byte S e 7 bytes D: TYPE = 71 - 4 bytes Z, 1 byte S e 3 bytes D: TYPE = 3C Oito possveis posies de End Of Packet: - 1 byte T e 7 bytes Z: TYPE = 8E - 1 byte D, 1 byte T e 6 bytes Z: TYPE = 99 - 2 bytes D, 1 byte T e 5 bytes Z: TYPE = A5 - 3 bytes D, 1 byte T e 4 bytes Z: TYPE = B2 - 4 bytes D, 1 byte T e 3 bytes Z: TYPE = C3 - 5 bytes D, 1 byte T e 2 bytes Z: TYPE = D4 - 6 bytes D, 1 byte T e 1 byte Z: TYPE = E8 - 7 bytes D e 1 byte T: TYPE = FF

probabilidade de ocorrncia de seqncias indesejveis. O polinmio do embaralhador X58 + X19 + 1 [12]. WAN PHY Formatador de Quadro SDH

4.8.2

A WAN PHY inclui um formatador de quadro SDH chamado WIS (WAN Interface Sublayer) para mapear os quadros MAC no payload do VC4-64c. O payload do VC-4-64c permite transportar informao a uma taxa de 9.584.640kb/s (ver Figura 8 e Figura 9), porm, os quadros MAC devem ser gerados a uma taxa de 9.294.196kb/s [11]. A diferena de taxas dada pela codificao usada na PCS que adiciona 2 bits a cada grupo de 64 bits da camada MAC (cdigo 64b/66b [12]).

Apesar da insero da palavra TYPE a quantidade de bits do bloco codificado mantida igual a 66 bits pois as palavras Z so de 7 bits, as palavras S e T so implicitamente representadas pela palavra TYPE e so inseridos bits de enchimento, quando necessrio. Exemplos: - 1 byte T e 7 bytes Z 8E (8 bits), 7 bits, Z (7 bits), Z (7 bits), Z (7 bits), Z (7 bits), Z (7 bits), Z (7 bits) e Z (7 bits). TYPE 8E indica que o byte T vem aps 0 bytes D7. 4 bytes D, 1 byte T e 3 bytes Z C3 (8 bits), D (8 bits), D (8 bits), D (8 bits), D (8 bits), 3 bits, Z (7 bits), Z (7 bits) e Z (7 bits). TYPE C3 indica que o byte T vem aps 4 bytes D. 6 bytes D e 1 byte T E8 (8 bits), D (8 bits), D (8 bits), D (8 bits), D (8 bits), D (8 bits), D (8 bits) e D (8 bits). TYPE E8 indica que o byte T vem aps 7 bytes D.

Figura 8 Interface WAN PHY

A taxa do quadro STM-64 9.953.280kbit/s (ver Figura 9 -17280 x 9 x 8 x 8000).

Antes de serem inseridos os 2 bits de prembulo, o bloco de 64 bits embaralhado para reduzir a
7

O bit mais significativo do primeiro nibble igual a 1 indica que no bloco h um byte T. Os trs bits seguintes do nibble indicam a quantidade de bytes D. Exemplos: 3C 0011 = no tem T e tem 3 D, 8E 1000 = tem T e 0 D, C3 1100 = tem T e 4 D.

Figura 9 Quadro STM-64

10

Para que o formatador de quadro WIS fosse de baixo custo, o grupo tarefa IEEE 802.3ae limitou o atendimento aos padres da SDH. No foram atendidos alguns requisitos de relgio (tolerncia a relgios com menor preciso, +/- 20 ppm) e de jitter (maior tolerncia), foram definidos dispositivos pticos de mais baixo custo e no foram includos os mecanismos de proteo (protocolo APS-Automatic Protection Switching) [13]. No necessrio que os equipamentos (roteadores, switches) com interface WAN PHY sejam escravizados por fontes de relgio como os equipamentos da SDH. O objetivo da interface WAN PHY permitir a montagem de um quadro STM-64 (Synchronous Transport Module-64) com mapeamento VC-464c que permita a interligao com a rede SDH existente para estender o alcance do enlace entre os equipamentos 10 Gigabit Ethernet. No inteno transformar os dispositivos em equipamentos sncronos. Algumas funes de gerncia executadas pelos de bytes de cabealho de Seo (RSOH e MSOH) e de Path (POH) foram mantidas para permitir a gerncia de falhas e de desempenho dos enlaces WAN PHY a partir de um OSS (Operations Support System) da rede SDH. O formatador de quadro SDH, no sentido de sada do sinal da interface, realiza as seguintes funes [13] [14]: - POH do VC-4-64c: - calcula a paridade do quadro anterior e inclui o resultado no byte B3; - indica no byte G1 (Path Status) a informao de RDI (Remote Defect Indication) do Path; - adiciona no byte J1 (Path Trace) o valor programado pelo operador para representar o caminho (Path) percorrido pelo VC-4-64c. SOH: - calcula a paridade do quadro anterior e adiciona nos bytes B1 e B2 no RSOH e no MSOH; - indica no byte G1 (Path Status) a informao de RDI da Seo; - insere o valor do ponteiro do VC-4-64c nos bytes H1, H2 e H3. Embaralha o sinal (X7 + X6 + 1).

O formatador de quadro SDH, no sentido de entrada do sinal da WAN PHY, realiza as seguintes funes: - Recupera o sincronismo de quadro; - Desembaralha o sinal (X7 + X6 + 1); SOH: - calcula a paridade do quadro recebido e armazena para comparar com a paridade indicada nos bytes B1 e B2 no RSOH e no MSOH do prximo quadro; - decodifica do byte G1 (Path Status) a informao de RDI da Seo; - faz o processamento do ponteiro do VC4-64c (bytes H1, H2 e H3). POH do VC-4-64c: - calcula a paridade do quadro do VC-464c recebido e armazena para comparar com a paridade indicada no byte B3 do prximo quadro; - decodifica do byte G1 (Path Status) a informao de RDI do Path; - compara o valor recebido no byte J1 (Path Trace) com o valor esperado. WAN PHY Adaptao de Taxa

4.8.3

Para que os quadros MAC sejam mapeados no payload do VC-4-64c necessrio uma adaptao da taxa entre a camada PHY e a camada MAC. Os quadros so gerados a uma taxa de 10Gb/s e o payload do VC-4-64c permite transportar informao taxa de 9.584.640kb/s. Da taxa do payload deve ser descontado o acrscimo oferecido pela codificao 64b/66b. Dessa forma, os quadros MAC devem ser gerados a uma taxa mdia de 9.294.196kb/s [11]. Dois mecanismos de adaptao de taxa foram propostos ao IEEE 802.3ae: Word by Word Rate Control e Busy Idle Rate Control [15]. O mecanismo Busy Idle Rate Control foi o escolhido conforme indica a Figura 8 [16]. A camada PHY envia para a camada MAC, durante a recepo do IPG (Inter Packet Gap), os seguintes comandos: - Busy Idle: A recepo deste comando faz com que a camada MAC pare a transmisso na fronteira do quadro. Para a camada PHY como se fosse adicionado um IPG Extra ao final do quadro MAC; - Normal Idle: A recepo deste comando faz com que a camada MAC retorne a transmitir.

11

A adaptao de taxa entre a camada PHY e a camada MAC feita de forma que a taxa de sinal permanea 10Gb/s porm a taxa de dados teis passa ao valor desejado de 9.294.196kb/s. O IPG Extra (ver Figura 8) eliminado na PCS.

Esta interface, corresponde a uma evoluo da interface serial das redes Gigabit Ethernet. A taxa de bits das redes 1000Base-X foi multiplicada por 2,5 vezes e foram dispostas 4 trilhas em paralelo para atingir a taxa das redes 10 Gigabit Ethernet. usado o cdigo 8B10B das redes 1000Base-X. Este, um cdigo bastante difundido, cujas caractersticas so adequadas para transmisses em trilhas de cobre das placas [10]. A sua contrapartida elevar a taxa em 1,25 vezes. Essa transmisso, eqivale a 4 trilhas em paralelo de 3.125Mb/s, resultando em uma taxa equivalente de transmisso de 12.500Mb/s.

4.8.4

LAN PHY

Na LAN PHY, os quadros MAC so gerados a uma taxa de 10Gb/s. A PCS adiciona 2 bits a cada grupo de 64 bits da camada MAC (cdigo 64b/66b [12]). A taxa do quadro MAC , portanto, multiplicada por 66/64 passando a 10.312.500kbit/s na fibra ptica (ver Figura 10).

Figura 10 Interface LAN PHY 4.8.5 Interface XAUI

Figura 11 4 Trilhas a 3.125Mb/s 4.8.6 Codificao 8B/10B

Outra inovao tcnica apresentada pelo padro 10 Gigabit Ethernet a interface para interconexo de chips, atravs de trilhas de placas de circuito impresso. Esta interface, denominada XAUI (Attachment Unit Interface para redes a XGb/s 10 em algarismos romanos) e destinada interligao entre chips da camada MAC e da camada PHY. Outra possibilidade de uso a interligao direta entre chips da camada MAC e transceptores pticos. Est sendo definido um mdulo ptico chamado XGP (10 Gigabit Pluggable) que, se usado em conjunto com a interface XAUI, possibilitar conexes de baixo custo entre a camada MAC e o transceptor ptico, atravs de trilhas de placa de circuito impresso (ver Figura 11). Este transceptor ptico poder ser baseado na tcnica WWDM (Wide Wave Division Multiplex)8.
8

A codificao 8B/10B usada na interface serial das redes Gigabit Ethernet 1000Base-X (1000Base-LX, 1000Base-SX e 1000Base-CX), foi desenvolvida pela IBM e faz parte da especificao da camada fsica da tecnologia Fiber Channel [17]. Os seus cdigos de 10 bits representam caracteres de dados (Dx.y) e 12 caracteres especiais de controle (Kx.y). Nos quadros da camada MAC, o caracter D21.2 representa o prembulo e o D21.6 o SFD (Start of Frame Delimiter). Dentre os caracteres especiais, esto os seguintes:

WDM uma tcnica que permite transmitir mltiplos canais pticos em uma fibra ptica. Inicialmente, em cada janela de comprimentos de onda 1300 e 1500nm,

era transmitido um nico canal. Posteriormente, tornouse possvel transmitir 4 canais em cada janela. Esta tcnica com 4 canais conhecida como WWDM (Wide WDM). Hoje, j possvel transmitir centenas de canais. A designao usada, para este caso, DWDM (Dense WDM).

12

K28.5: K27.7: K29.7: K23.7:

Escolhido como o primeiro caracter de todas as seqncias; Start of Packet SOP; End of Packet EOP Carrier Extended.

W Transmisso serial de um canal a 9.953.280kb/s, onde usada a codificao 64b/66b e o formatador de quadro WIS.

O cdigo orientado a byte e apresenta balanceamento DC (Direct Current). Usa dois codificadores: 5B/6B e 3B/4B. 5. 4.9 Physical Media Dependent (PMD) A Tabela 2 mostra os transceptores pticos (PMDs) selecionados pelo IEEE 802.3ae para (m) atender aos objetivos de distncia sobre fibra ptica:

Tabela 3 Nomenclatura das redes 10 Gigabit Ethernet CONCLUSES E ESTUDOS FUTUROS

Os trs eventos analisados neste trabalho, a operao full-duplex associada arquitetura de redes Ethernet comutadas (empregando switches), a tcnica de Link Aggregation e a padronizao das redes 10 Gigabit Ethernet trazem para a tecnologia Ethernet flexibilidade, tolerncia a falhas e capacidade de operao a distncias, pelo menos, 8 vezes quelas das redes Gigabit Ethernet. Na padronizao das redes 10 Gigabit Ethernet, estes trs eventos esto interligados. Estas redes operaro exclusivamente no modo full-duplex, seu padro deve ser compatvel com a tcnica Link Aggregation e seu alcance chega a 40km. Com a evoluo das redes Ethernet, bastante provvel vermos implantada a Ethernet Fim a Fim (End-to-End Ethernet). Nas redes de acesso, na interligao de LANs, nas redes metropolitanas e mesmo nas redes WAN. Uma das grandes possibilidades das redes 10 Gigabit Ethernet o acesso ao ncleo (backbone) ptico das redes de telecomunicaes. Se imaginarmos a chegada das redes de comutao completamente pticas (com comutadores pticos em comprimento de onda), estando associado a cada comprimento de onda um sinal de 10Gb/s de uma rede Ethernet, com trfego IP diretamente mapeado sobre seus quadros MAC, as redes IP com mecanismos que permitem a engenharia e priorizao de trfego e reserva de banda talvez possa ser garantida a qualidade de servio requerida para as aplicaes multimdia a custos relativamente baixos, com simplicidade operacional e em ambiente flexvel e protegido contra falhas. Fornecedores de equipamentos acreditam que a Ethernet em WAN pode ter um custo de 1/5 da SDH e 1/10 do ATM [18]. Com relao padronizao da interface WAN PHY das redes 10 Giga Ethernet, fica uma dvida: O sinal padronizado para essa interface o STM-

Tabela 2 PMDs selecionados pelo IEEE 802.3ae

4.10

Nomenclatura Utilizadada pelo IEEE 802.3ae

As redes 10 Gigabit Ethernet adotam a nomenclatura representada na Tabela 3: - 10G Taxa de 10Gbit/s; - BASE Sinalizao em Banda Base; - S/L/E Em funo do comprimento de onda de operao (S = Short, 850nm/L = Long, 1310nm/E = Extra Long, 1550nm); - X4 Transmisso paralela de 4 canais a 3.125.000kb/s cada um, onde usada a codificao 8B/10B; - R Transmisso serial de um canal a 10.312.500kb/s, onde usada a codificao 64b/66b;

13

64 da SDH. Hoje, essa interface encontrada nas redes da SDH como interface de sinal agregado (sinal da interface de alta velocidade dos equipamentos da SDH). No normalmente encontrado como sinal de tributrio (sinal das interfaces de baixa velocidade). Como, ento, esta interface ser conectada nas redes da SDH? Mesmo que haja esta interface nos equipamentos, como seria transportada, pela rede, a concatenao de 64 VC-4? No fica claro na padronizao, at aqui, se a concatenao virtual ou no. Se for virtual, transparente para a rede. Se no for, a rede no est preparada para trat-la. Acredito que, inicialmente, este sinal STM-64 ser conectado diretamente a uma interface de um equipamento ptico WDM. Essa questo merece uma investigao. Outro trabalho de padronizao merece estudo. Est em desenvolvimento pelo IEEE 802.17 uma nova camada MAC e interfaces fsicas para Anis de Pacotes Tolerantes a Falha (Resilient Packet Rings -RPR). Este trabalho, no representa uma Evoluo da Ethernet uma nova camada MAC. Porm, a sua proposta deve ser estudada pois aborda temas como gerncia de banda, controle de congestionamento e mecanismos de proteo para falhas em redes pticas. O IETF (Internet Engineering Task Force) divulgou o documento A Framework for IP over RPR em Junho de 2001. Uma questo que merece aprofundamento foi levantada pela MCI WORDCOM [6] na reunio do grupo de estudos HSSG. Vale a pena descobrir como a tcnica Link Aggregation influencia na convergncia das redes IP, isto , na montagem dos mapas de endereamento de rede pelos roteadores.

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

9.

10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

[Kaplan, H 00] The Ethernets: Evolution from 10 to 10,000 Mbps How it all Works! [3Com] 3Com Link Aggregation and Support for IEEE 802.3ad [Finn, N 98] Link Aggregation Protocol Techniques [Jeffree, T 98] Link Aggregation Control Protocol [Bynum, R - 00] Information Data reliability With the XGbE WAN PHY . [Bottorff, P et all - 99] 10Gig Ethernet Tutorial. [IEEE em aprovao - 00] IEEE Draft P802.3ae/D2.0 Supplement to Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection (CDMA/CD) Access Method & Physical Layer Specifications Media Access Control (MAC) Parameters, Physical Layer, and Management Parameters for 10Gb/s Operation. [IEEE 802.3 HSSG - 00] IEEE 802.3, HSSG 10 Gigabit Ethernet MINUTES Study Group Plenary Meeting January 18 20, 2000 - Dallas, Texas [10GEA - 01] 10 Gigabit Ethernet Tchnology Overview White Paper. [Bottorff - 99] 9.584640 GigE In the WAN. [Walker, R - 00] 64b/66b low-overhead coding proposal for serial links. [Martin, D 00] 10GE WAN PHY & EoS. [Haddock, S] 10 Gigabit Ethernet: WAN PHY. [Frazier, H 00] Unified LAN/WAN PHY Proposal. [Strike, R] 10 Gigabit Ethernet Standards. [Taborek, R 96] Gigabit Ethernet Serial Link Codes [Caruso, J 00] Can Ethernet span LAN, MAN and WAN?

6. 1. 7.

BIBLIOGRAFIA [Mullooly, B 98] Full-duplex Ethernet & Fiber Optic Cabling . GLOSSRIO Automatic Protection Switching

APS

14

CAD CSMA/CD DA DC EOP FR HSSG


IEEE IP

Computer Aid Design Carrier Sense Multiple Access/ Collision Detection Destination Address Direct Current End of Packet Functional Requirements High Speed Study Group
Institute of Electrical and Eletronics Engineers Internet Protocol

IPG ISO LAC LAN LLC MAC MIB MLT VLAN


OC-192

Inter Packet Gap International Standards Organization Link Aggregation Control Local Area Network Logical Link Control Media Access Control Management Information Base MultiLink Trunking Virtual LAN
Optical Carrier 192

OSI OSS PCS PMD POS RPR SA SDH SFD SNMP


SONET

Open Systems Interconnection Operations Support System Physical Coding Sublayer Physical Media Dependent Packet Over SONET/SDH Resilient Packet Rings Source Address Synchronous Digital Hierarchy Start of Frame Delimiter Simple Network Management
Synchronous Optical Network

SOP WAN VC-4-64c WIS WWDM STM-64 RDI XAUI XGP

Start of Packet Wide Area Network Virtual Container-4-64concatenated WAN Interface Sublayer Wide Wave Division Multiplex Synchronous Transport Module-64 Remote Defect Indication Attachment Unit Interface para redes a XGb/s 10 Gigabit Pluggable

15

You might also like